Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre o estimulante, quais são seus tipos e onde pode ser encontrado

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Estimulante é uma substância que estimula a atividade do sistema nervoso central, podendo afetar o seu funcionamento temporariamente. Alguns efeitos dos estimulantes são o aumento do foco ou da energia e estabilidade do humor e de impulsos. Existem duas classes de estimulantes, os naturais e os sintéticos. 

Os estimulantes sintéticos são geralmente drogas ilícitas que afetam o comportamento humano. Porém, já os estimulantes naturais são extraídos de ervas ou outras plantas e são substâncias legais. 

O café, por exemplo, é uma das bebidas mais consumidas no mundo e contém um estimulante natural: a cafeína. 

Cafeína

A cafeína é um estimulante natural comumente encontrado no café. Porém, outras fontes de cafeína são chá preto e chá verde, refrigerantes como a Coca-Cola e até mesmo o chocolate. Os efeitos da substância dependem da quantidade ingerida, porém, geralmente resultam no aumento de energia e de foco.

Embora seja legal, o uso da cafeína deve ser moderado. A abstinência de cafeína pode causar irritabilidade, fadiga e dores de cabeça. Além disso, existem efeitos colaterais derivados do excesso de cafeína. O cafeinismo, por exemplo, é associado à ingestão de mais de mil miligramas por dia e pode resultar em palpitações, episódios de ansiedade, insônia e inquietação. 

Ginseng

O ginseng é uma planta oriental que apresenta diversos benefícios. Ela é popularmente consumida por suas propriedades tônicas e adaptogênicas. Seus efeitos estimulantes variam entre aumento de resistência, atenção e melhora no bem-estar físico e mental. Estudos mostram que o ginseng tem efeito positivo em pacientes com déficit de atenção, atuando como inibidor de hiperatividade e impulsividade. 

Se consumido em excesso, ele pode causar nervosismo e insônia. Em longo prazo ou altas doses podem causar dores de cabeça, tonturas, convulsões, delírios, reações cutâneas, mudanças na pressão arterial, diarreia, dores nos seios, sangramento vaginal e dores de estômago.

Éfedra

A éfedra é uma planta nativa da Ásia Central que é popularmente usada por suas propriedades medicinais, como no tratamento da asma. No ocidente, o seu uso varia de chás, bebidas esportivas e alguns suplementos. O estimulante de ervas apresenta efeitos energéticos e é incorporado em produtos que auxiliam na perda de peso. 

A liga de futebol americano, NFL, proibiu os jogadores de consumir produtos com éfedra após especialistas alegarem que a planta pode causar “convulsões, derrames e até a morte”.