Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda mais sobre o kaempferol, seus benefícios e onde é encontrado

O kaempferol é um flavonoide (composto fenólico de origem natural) que também age como antioxidante. Ele é encontrado em diversas frutas, vegetais e plantas como o brócolis, espinafre e maconha.   

Os flavonoides que contém kaempferol são antioxidantes mais potentes que as vitaminas C e E e agem como anti-inflamatórios potentes. Alguns estudos associam a sua ingestão à redução de doenças crônicas variadas, incluindo o câncer.

Foi relatado que o kaempferol modula uma série de elementos essenciais nas vias de transdução de sinal celular ligadas à apoptose (morte celular), angiogênese (formação de vasos sanguíneos), metástase (tumor) e inflamação. 

Essencialmente, é especulado que o kaempferol interfira na angiogênese das células cancerígenas e induza sua apoptose.

Onde encontrar

A substância pode ser encontrada em uma infinidade de alimentos e plantas, como: 

  • Couve kale
  • Brócolis
  • Feijão vermelho e carioca
  • Cebola
  • Gengibre
  • Chás
  • Cerejas
  • Mirtilos 

Embora também seja encontrada em suplementos e similares, o melhor jeito de absorver suas propriedades é pela comida. 

Benefícios 

Anticâncer e antioxidante

Um estudo publicado em 2012 avaliou as propriedades do kaempferol como um agente cancerígeno. Observou-se que os componentes realmente são responsáveis por interferir em diversas fases da transdução celular do câncer, além de conseguir distinguir entre as células saudáveis e as cancerígenas. Além disso, a mesma pesquisa confirmou os efeitos antioxidantes do kaempferol no organismo. 

Alzheimer

Uma pesquisa realizada na Rush University Medical Center indicou que uma dieta rica em couve kale, brócolis, chá e espinafre reduziam o risco do desenvolvimento de Alzheimer em até 51%. Esses alimentos são as maiores fontes de kaempferol e também fazem parte de dietas anti-envelhecimento. 

Anti-inflamatório

O uso do kaempferol já foi comprovado como beneficial em casos de doenças inflamatórias crônicas como a degeneração discal, osteoporose pós-menopausa e colite e em casos de doenças inflamatórias agudas, como a lesão pulmonar aguda. 

Obstáculos

Embora seja especulado que o kaempferol é uma ótima alternativa para a quimioterapia, novos estudos precisam ser feitos para provar sua eficácia. Porém, o componente oferece estratégias promissoras para um possível tratamento futuro. 

Outro obstáculo a ser enfrentado antes do desenvolvimento desses tratamentos é enfrentar o problema com sua biodisponibilidade — algo que pode ser resolvido com a inovação e incentivo na área de nanotecnologia.