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Os benefícios do amaranto podem ser encontrados tanto em suas sementes quanto em suas folhas

O amaranto é um cereal originário do Peru conhecido por ser rico em nutrientes. Muito saudável, contém grandes quantidades de proteína, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

Benefícios e propriedades

Os benefícios do amaranto são muitos, e suas sementes vêm ganhando fama por suas propriedades. Além de serem fonte de antioxidantes, elas facilitam a digestão, ajudam a reduzir o colesterol ruim e promovem o emagrecimento saudável.

Uma revisão de estudos descobriu que o amaranto é especialmente rico em ácidos fenólicos, que são compostos vegetais que atuam como antioxidantes. Estes incluem ácido gálico, ácido p-hidroxibenzóico e ácido vanílico, que ajudam a proteger o corpo de doenças cardíacas e do câncer.

Coração e ossos também se beneficiam do consumo de amaranto, que ainda auxilia na cicatrização de feridas. E mais: as sementes são uma das formas vegetais mais ricas em proteína que existem. Essas proteínas são facilmente absorvidas pelo corpo e contêm todos os aminoácidos essenciais para nossa saúde – inclusive a lisina, que muitas vezes não é encontrada nos grãos de cereais.

O amaranto é uma das formas vegetais mais ricas de proteína disponível. A proteína é facilmente absorvida pelo corpo e contém todos os aminoácidos – até mesmo a lisina, que muitas vezes falta nos grãos de cereais. Estudos mostram que, no reino vegetal, as proteínas do amaranto estão entre as mais semelhantes às proteínas animais.

Embora contenham alguns antinutrientes, eles podem ser eliminados com o aquecimento. Você pode germiná-las, cozinhá-las, refogá-las e assá-las para removê-los. O amaranto também pode ser um substituto livre de glúten da farinha de trigo.

As incríveis propriedades da folha do amaranto

Sabe o que também pode ser bastante nutritivo? A folha do amaranto!

Dependendo da espécie e do tipo de solo, as folhas podem variar entre verde, amarelo e vermelho.

Folhas de amaranto
Imagem redimensionada e editada de Turismo.temoac, disponível no Commons Wikimedia

Comparadas com o espinafre, elas contêm o triplo de vitamina C, cálcio e vitamina B3. Também têm dez vezes mais carotenos que o tomate.

Que tal experimentar uma receita simples com essa folha que traz tantos benefícios? Confira.

Refogado de folhas de amaranto

Ingredientes

  • 6 xícaras de folhas e talos de amaranto picados, retirados dos 8 cm do topo da planta (são folhas mais novas)
  • 2 dentes de alho picado
  • 3 colheres de sopa de azeite, ou o suficiente para cobrir o fundo da panela
  • 1 colher de sopa de páprica defumada
  • 1 colher de sopa de orégano

Modo de fazer

  • Em fogo alto, aqueça o alho até dourar
  • Adicione o amaranto e o restante dos temperos
  • Mexa por dois minutos ou até as folhas ficarem com uma tonalidade verde escura
  • Retire do fogo e sirva.