Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra os benefícios do cheiro verde, popular tempero feito com cebolinha e salsa

Cheiro verde é um tempero muito popular na cozinha brasileira, composto por cebolinha (Allium schoenoprasum) e salsa (Petroselinum crispum). A salsinha e a cebolinha são ervas aromáticas, muito saborosas e benéficas para a saúde. Podem também ser consumidas cruas, em saladas, por exemplo.

Da mesma família da cebola, a cebolinha é a folha de uma planta de origem europeia e é conhecida também como cebolinho, em Portugal, ou cebolinha-francesa.

A planta atinge no máximo trinta centímetros de altura e tem folhas verde-escuras. É rica em antioxidantes e nutrientes, além de conter poucas calorias.

A salsa também é pouco calórica e rica em nutrientes que fazem bem à saúde. Juntas, salsa e cebolinha formam uma dupla imbatível na hora de temperar os pratos e manter uma alimentação saudável.

4 benefícios do cheiro verde para a saúde

Previne câncer

Um estudo mostrou que os benefícios da cebolinha na prevenção de câncer do colo e do reto se devem à presença dos compostos organossulfurados no vegetal.

Outro estudo, publicado no Journal of National Cancer Institute, concluiu que homens que ingerem maior quantidade de vegetais pertencentes à família Allium, como a cebolinha, a cebola e o alho, apresentam menor risco de desenvolver câncer de próstata.

Já a salsinha é rica em miricetina, um flavonoide que ajuda a prevenir o câncer de pele. Outra substância encontrada na salsa, a apigenina, ajuda a reduzir o tamanho de tumores agressivos na mama. Consumir diariamente cheiro verde pode reduzir significativamente a chance de desenvolver câncer.

Melhora a saúde óssea

A salsinha e a cebolinha são ricos em vitamina K, muito importante para a resistência óssea. Estudos apontam que o baixo consumo de vitamina K aumenta o risco de sofrer fraturas. É importante incluir o cheiro verde na dieta para fortalecer os ossos.

Melhora a saúde ocular

A cebolinha contém carotenos luteína e zeaxantina, que reduzem o estresse oxidativo nos olhos, retardando o desenvolvimento de catarata. Já a salsinha é rica em vitamina A e antioxidantes, como carotenoide e o betacaroteno, que protegem os olhos de danos e catarata.

Protege o coração

A salsa é fonte de antioxidantes flavonas, que podem reduzir o estresse oxidativo, melhorando a saúde cardiovascular. Ela também contém altos níveis de vitamina B e ácido fólico, que impedem o espessamento das paredes das artérias.

Assim como a cebolinha, é rica em potássio, que ajuda a impedir o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. A quercetina, presente na cebolinha, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a placa arterial, prevenindo aterosclerose, doenças cardíacas e derrame. Por isso, o cheiro verde é imbatível para prevenir doenças do coração.