Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A banana madura demais, que já passou do ponto, pode se transformar em coisas inimagináveis. Dê uma olhada

Aprenda a fazer receitas com banana madura! Adquirir frutas e verduras produzidas nas proximidades de onde se mora é um hábito saudável tanto para você quanto para o meio ambiente. A feira é um bom local para comprar bananas, por exemplo, mas se você chegar no fim, pode ser que fique seduzido pelas pechinchas dos feirantes e leve muito mais bananas do que dá conta de comer.

O ideal é comprar apenas o que você for consumir, mas se sobrar e você estiver perdendo aquela banana madura na fruteira, temos algumas soluções surpreendentes de receitas com banana madura, como: torta de banana, bolo de banana, panqueca de banana e outras sobremesa de banana.

biomassa de banana verde
Entenda como fazer biomassa de banana verde

O que fazer com banana madura na geladeira?

1. Esfoliante de açúcar

A banana é rica em nutrientes como o potássio, por exemplo, e serve como um hidratante natural para a pele. Desse modo, ela funciona como base para o esfoliante de açúcar. É simples de ser feito: amasse levemente uma banana bem madura com três colheres de sopa de açúcar granulado, uma colher de chá de azeite de oliva e algumas gotas de essência de baunilha.

Entre no banho e, antes de ligar a água, massageie a mistura por todo o corpo. Enxágue e, se sua pele não for muito sensível, reserve um pouco para colocar em seu rosto, evitando os olhos. Então é só enxaguar novamente.

Esfoliante caseiro
Esfoliante caseiro: seis receitas de como fazer
Maçã
Esfoliante natural de maçã proporciona hidratação e firmeza à pele

2. Sorvete

Você também pode usar os cubinhos de banana congelada para fazer um sorvete caseiro. A receita leva apenas banana – e quanto mais madura, melhor, pois ela ficará bem docinha. É uma ótima sobremesa para quem está de dieta ou quer consumir mais frutas. Você ainda evita que a banana passada termine no lixo.

Esse doce de banana é ótimo porque pode ser incrementado com os ingredientes que você gosta, como a canela em pó ou o suco de limão. Confira a receita completa na matéria:

Sorvete de banana
Aprenda como fazer sorvete de banana
Sorvete caseiro
Sorvete caseiro: aprenda como fazer sete receitas

3. Gelo

Parece estranho, mas nada tem o rico e suave sabor de uma banana congelada. Que tal trocar os cubos de gelo por pedaços de banana congelada?

 Assim você refresca suas bebidas e as mistura com um sabor único. Descasque as bananas maduras, corte-as em cubos e congele. Pronto! É só colocar nas bebidas e experimentar.

4. Polimento de sapato

Imagem de Carlos Alberto Gómez Iñiguez no Unsplash

O modo tradicional de polimento do sapato pode ser tóxico. O Department of Health and Human Services (HHS), dos Estados Unidos, já fez alguns apontamentos sobre isso. A graxa pode causar irritação nos olhos e na pele, dependendo do nível de contato.

Como alternativa, é possível usar a casca da banana para polir o sapato. O potássio e os óleos que a compõem preservam o sapato do mesmo modo que um polimento tradicional. A diferença é que, além de não ser tóxico e ser mais ecológico, o processo de usar a casca ainda reduz a geração de lixo da fruta – que você pode congelar ou usar em alguma das outras dicas!

Basta esfregar a parte interior da casca contra a superfície do sapato e depois lustrar com um pano macio. E para finalizar, faça a compostagem da casca.

casca de banana
Casca de banana: saiba como aproveitar

5. Elixir da roseira

Se alguma rosa da roseira se desfez, tente colocar uma banana bem madura com metade de um copo d’água no liquidificador. Cave a terra ao redor da roseira, coloque a mistura dentro do buraco e cubra-o novamente com terra. Depois de um tempinho, a rosa voltará à vida.

6. Suco para plantas

Coloque casca de banana em uma jarra grande e encha com água. Use esse “suco” de casca de banana com água para regar as plantas do seu jardim. A mistura é a seguinte: uma parte de “suco” de casca de banana para cinco partes de água.

5. Elixir da roseira

Se alguma rosa da roseira se desfez, tente colocar uma banana bem madura com metade de um copo d’água no liquidificador. Cave a terra ao redor da roseira, coloque a mistura dentro do buraco e cubra-o novamente com terra. Depois de um tempinho, a rosa voltará à vida.

6. Suco para plantas

Coloque casca de banana em uma jarra grande e encha com água. Use esse “suco” de casca de banana com água para regar as plantas do seu jardim. A mistura é a seguinte: uma parte de “suco” de casca de banana para cinco partes de água.

7. Pudim de pão

Receitas para aproveitar bananas maduras

Ingredientes:

  • 6 pães franceses dormidos;
  • 6 unidades de banana nanica bem madura;
  • 1 ovo de linhaça;
  • 1 colher de sopa de ghee vegetal;
  • 1 xícara de chá leite de coco;
  • 2 copos de açúcar;
  • 1 colher de café de baunilha.

Modo de preparo:

Corte as bananas maduras em rodelas e aguarde. Em outra vasilha, misture bem com as mãos todos os ingredientes restantes, amassando, até que componham uma massa. Se precisar, coloque mais um pouco de leite, pois a massa deve ficar mole. Unte o tabuleiro, forrando-o com açúcar e canela. Coloque as bananas cortadas dentro da forma e cubra com açúcar e canela. Depois, é só colocar a massa em cima. Asse em forno preaquecido médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar.

leite-de-coco
Leite de coco: usos e benefícios
Açúcar de coco: saudável ou mais do mesmo?
Açúcar demerara
Açúcar demerara: o que é e seus benefícios
Bananas
Bananas: 11 benefícios incríveis

8. Carne louca

O destino da casca de banana madura não precisa ser o lixo. Além de possuir diversas possibilidades de uso, como lustrar sapatos e até clarear os dentes, você sabia que a casca de banana madura é muito saudável (se for orgânica) e pode até ser consumida? É isso mesmo! 

Além de gerar economia e diminuição de resíduos, fazer uma receita com casca de banana madura é bastante nutritiva. Na Índia, por exemplo, pessoas se beneficiam das vantagens nutricionais delas há décadas.

  • Cascas e fatias de banana cortadas em fatias bem finas
  • 3 tomates maduros
  • 350 ml de extrato de tomate
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 2 colheres de sopa de orégano
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 1 colher de sopa rasa de páprica defumada
  • 1 cebola pequena
  • 6 unidades de azeitona preta
  • 6 dentes de alho
  • 5 folhas de louro
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa rasa de sal

Refogue a cebola e os pimentões no azeite. Em seguida, acrescente o alho e deixe até dourar. Adicione as cascas de banana, o tomate e refogue. 

Adicione todos os outros ingredientes e vá mexendo até ficar no ponto que você deseja. Pronto, já pode se servir!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais