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Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e utilize-os a seu favor

Conhecer os hormônios da felicidade e como eles atuam no seu organismo pode ser uma forma de garantir o bem-estar no dia a dia. Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e aprenda a utilizá-los a seu favor:

Os principais hormônios da felicidade

Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, uma pequena estrutura com aproximadamente 25 milímetros de diâmetro, que pesa 500 mg e está localizada próxima ao centro do cérebro. A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, mas também possui diversas outras funções, como combater diabetes e obesidade.

Quando as pessoas são forçadas a permanecer acordadas durante a noite ou quando a produção de melatonina é prejudicada, a disponibilidade de receptores de um outro hormônio da felicidade chamado dopamina, é drasticamente reduzida na manhã seguinte.

Como a dopamina promove a vigília, reduzir a sensibilidade dos receptores deve facilitar o sono, especialmente depois de uma noite de insônia. No entanto, ter menos dopamina normalmente vem com outras consequências desagradáveis, como concentração reduzida, coordenação deficiente e mau humor. Obter uma rotina de sono regular e de alta qualidade pode ajudar a manter os níveis de dopamina equilibrados, promover a vigília durante o dia e garantir sua felicidade.

Para isso, evite luzes durante a noite, pois isso inibe a produção de melatonina. Se você trabalha durante a noite e precisa dormir durante o dia, use um tapa-olhos.

Serotonina

A serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT) é uma substância produzida nos neurônios serotoninérgicos do Sistema Nervoso Central e nas células enterocromafins dos animais (incluindo o ser humano), sendo encontrada também em cogumelos e plantas. Ela é responsável por inibir sensações como ira, agressividade, calor corporal, mal humor, sono, vômito e apetite.

Feita a partir do aminoácido essencial triptofano, a serotonina está presente em abundância (90%) no trato gastrointestinal e em pequena quantidade armazenado nas plaquetas da circulação sanguínea.

A serotonina atua no corpo inteiro, de modo a influenciar desde as emoções às habilidades motoras. Ela é considerada um estabilizador natural do humor, ajuda a regular o sono, a fome e a digestão, sendo importante para manter a saúde óssea, estimular a náusea, curar feridas, estimular os movimentos intestinais e reduzir a depressão e a ansiedade.

Quando a serotonina está em seus níveis normais, ela proporciona sensação de felicidade, calma, foco e estabilidade emocional.

De acordo com estudo publicado pelo Journal of Psychiatry and Neuroscience, existem alguns estimuladores naturais de serotonina, que podem ser:

Uma dieta saudável também pode ajudar a regular os hormônios. Há alimentos específicos com certas substâncias que estimulam a produção de endorfina, dopamina e serotonina. Esses são alguns:

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor importante em muitas funções no cérebro, incluindo recompensa, motivação, memória, atenção e até regulação dos movimentos corporais. Quando a dopamina é liberada em grandes quantidades, cria sentimentos de prazer e recompensa, o que motiva a repetição de um comportamento específico. Quando os níveis estão baixos, por outro lado, há uma redução da motivação e do entusiasmo por coisas que excitariam a maioria das pessoas.

Como aumentar os níveis de dopamina naturalmente:

GABA

O GABA (ácido gama-aminobutírico) é um aminoácido natural que age como neurotransmissor no cérebro, bloqueando os impulsos entre as células nervosas do órgão. Os neurotransmissores funcionam como mensageiros químicos. O GABA, neste caso, consiste em um neurotransmissor inibitório, porque bloqueia (ou inibe) determinados sinais cerebrais e diminui a atividade do sistema nervoso central. Assim como a melatonina, o GABA é secretado durante o repouso e é capaz de acalmar o cérebro, regulando a atividade dos neurônios.

Infelizmente, não é possível obter GABA com nenhum alimento. No entanto, algumas escolhas na dieta facilitam a produção natural desse aminoácido no corpo, especialmente os probióticos e prebióticos, como revelam alguns estudos. Esses alimentos incluem:

Além disso, uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade de Boston revelou que a prática de yoga diária pode causar efeitos significativos na produção de GABA endógeno no organismo.

Hormônios da felicidade
Imagem de Hybrid em Unsplash

Endorfina

A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo organismo e é liberada pela glândula hipófise. O termo vem da junção das palavras “endo” (interno) e “morfina” (analgésico opiáceo). Em outras palavras, ela recebe esse nome porque é um analgésico natural.

Os efeitos da endorfina são velhos conhecidos de quem pratica atividade física no dia a dia. O exercício físico é responsável por estimular a liberação desse hormônio no organismo, que consiste em minúsculos compostos neuroquímicos que afetam o estado de humor, por exemplo.

Além disso, já foi comprovado pela ciência que a endorfina pode não ter efeito somente sobre as áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, depressão, ansiedade e humor, mas também de diversos outros órgãos do corpo humano, como intestino e coração.

Você não precisa correr uma maratona inteira para experimentar os efeitos agradáveis ​​da liberação de endorfinas. Seu corpo também as produz naturalmente quando você:

  • Come chocolate amargo, rico em antioxidantes e N-aciletanolamina que estimulam o cérebro;
  • Faz exercícios;
  • Faz sexo;
  • Cria algum tipo de peça de arte;
  • Dança;
  • Toma uma taça de vinho;
  • Faz acupuntura;
  • Ri ou gargalha;
  • Degusta seu prato favorito;
  • Recebe uma massagem;
  • Faz uma sauna;
  • Come pimenta, ricas em capsaicina, uma substância que ajuda o cérebro a liberar endorfina;
  • Pratica aromaterapia;
  • Assiste ao seu programa de televisão favorito;
  • Faz meditação.

Ocitocina

Ocitocina, oxitocina, ou “hormônio do amor”, é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro. Ele é expelido principalmente durante o orgasmo, parto e amamentação. Mas também está envolvido em outras situações nas quais são produzidas sensações de carinho e afeto, como ao acariciar um animal de estimação, abraçar amigos ou companheiros.

Noradrenalina

A noradrenalina, ao lado da serotonina, dopamina e adrenalina, é um dos hormônios da felicidade que agem no controle do humor, depressão, ansiedade, sono e capacidade de concentração. Também chamada de norepinefrina, a noradrenalina é uma substância liberada na corrente sanguínea pela glândula suprarrenal como resposta ao estresse de curta duração, por exemplo, em reação de luta ou fuga diante de uma situação de ameaça.