Arquiteto da Malásia cria luminária com dobraduras de caixa de leite
As caixas de suco e de leite popularmente chamadas de “longa vida”, são também conhecidas como embalagens cartonadas. Suas características as transformam em uma super solução para conservação de alimentos e transporte (logística), sendo opção preferencial entre os fabricantes de produtos alimentícios líquidos. Sua composição se dá em múltiplas camadas de materiais diversos, como papel, plástico e alumínio.
Embora reciclável, o processo de reciclagem destas embalagens não é simples em razão da combinação e disposição dos componentes, demandando equipamentos específicos e não necessariamente disponíveis para o processamento do enorme volume de resíduos desta natureza gerados em nossa sociedade. Por outro lado, tais embalagens podem ser pode ser reutilizadas de várias maneiras, como na confecção de brinquedos, acessórios e objetos decorativos. Mas já pensou em reaproveitar a embalagem como origami (dobradura japonesa) e fazer sofisticadas luminárias?
Pensando em reduzir a quantidade de lixo que é destinado ao aterro sanitário, o arquiteto malasiano Ed Chew criou uma luminária que reutiliza a caixa de leite com uma técnica de dobradura chamada “kusudama origami”.





