Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Técnica comum no Peru pode fazer com que cultivo de alimentos em casa se torne possível

Voltou de uma viagem para o interior e ficou mal acostumado com todos os alimentos frescos à disposição? Pois saiba que isso pode ser feito de uma forma simples e prática. Com um sistema originário do Serviço de Parques de Lima (SERPAR), no Peru, é possível aprender a como cultivar hortas caseiras com o espaço disponível dentro de casa.

Ocupando apenas um metro quadrado e ainda deixar de consumir vegetais, temperos e ervas que possuem resíduos de agrotóxicos – caso da maioria dos que são comercializados no Brasil, como a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) mostrou em uma pesquisa, em 2011.

Como fazer

Cesta de vegetais. Imagem de Sven Hilker por Pixabay 

Perfeita para pequenos espaços em seu quintal, a horta é suficiente para prover a quantidade de legumes ingerida diariamente por uma pessoa durante um mês. Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados). Então é só plantar, em cada quadradinho, uma variedade diferente de erva ou legume.

No entanto, alguns cuidados são necessários. As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, assim a luz solar chega para todas. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas em uma estrutura de suporte – que deve ser instalada em uma das “linhas” da horta (tubos de ferro, de PVC ou outros itens reutilizados podem compor a estrutura), amarrando-as para que suportem o peso.

A manutenção é tranquila, pois qualquer pessoa consegue alcançar facilmente todo o espaço da plantação sem que plantar, regar e colher se tornem grandes trabalhos. A altura da horta chega, no máximo, à cintura de uma pessoa (o que facilita a vida de deficientes físicos).

A rotação de cultivos é automática. Por exemplo: um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que serão colhidos antes que a planta precise de mais espaço.

Veja abaixo quais alimentos podem ser cultivados:

Plantas pequenas:

Plantas grandes:

Plantas verticais:

Existem também outros modelos de horta em casa que você pode escolher, como a horta vertical. Esse modelo é ótimo para quem tem pouco espaço e as paredes livres. O ideal é que a altura da horta seja compatível com a sua altura, para favorecer a manutenção. Além disso, para garantir um bom desenvolvimento das plantas, é necessário se atentar à disponibilidade de luz solar e do espaço entre um andar e outro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais