Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça os benefícios da alface, hortaliça rica em fibras, vitaminas e sais minerais, para a sua saúde 

A alface é uma verdura folhosa, famosa por servir de base às saladas e muito popular nas refeições típicas do nosso dia a dia. Existem vários tipos de alface e todas compartilham o nome científico de Lactuca sativa. A alface foi cultivada pela primeira vez pelos egípcios há milhares de anos.

Os egípcios usavam as sementes para produzir óleo e também utilizavam as folhas do vegetal. A planta também teve significado cultural e religioso no antigo Egito, pois era considerada sagrada. Mais tarde, os gregos e romanos também cultivaram essa cultura.

Durante a época medieval na Europa, a alface era considerada um poderoso alimento com qualidades medicinais. Também é possível encontrar exemplos da planta sendo prescrita como medicamento para várias doenças no sistema de medicina Unani. Os benefícios da alface para a saúde vêm principalmente de seu alto teor de vitaminas.

Conheça 9 incríveis benefícios da alface para a saúde

Os benefícios para a saúde da alface variam entre as variedades de alface (alface crespa, alface americana, alface roxa etc.), mas todas elas possuem alguns benefícios comuns, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. As folhas também têm propriedades calmantes e diuréticas, e seu consumo pode ajudar na redução da pressão arterial e na manutenção da saúde do coração.

Além do alto teor de fibras, as alfaces contêm sais minerais como cálcio, potássio e ferro, além de vitaminas do complexo B e vitamina C, que dá suporte ao sistema imunológico. E a melhor parte é que você pode consumi-las sem culpa: 100 gramas do alimento contém apenas 13 calorias.

1. Fortalece os ossos

A alface é uma fonte de vitamina K, que ajuda a fortalecer os ossos. Consumir quantidades adequadas de vitamina K também pode reduzir o risco de fratura óssea.

2. Ajuda a manter o corpo hidratado

A água representa mais de 95% da alface crua. Como resultado, comer alface hidrata o corpo. Embora a ingestão de líquidos seja necessária, a água nos alimentos também pode contribuir significativamente para a hidratação.

3. Previne problemas de visão

A alface é uma fonte de vitamina A, que desempenha um papel importante na saúde dos olhos. Por isso, consumir vitamina A pode reduzir o risco de catarata e outros problemas de visão, como a degeneração macular.

4. Ajuda a aliviar a ansiedade

As propriedades neurológicas da alface, como mencionado anteriormente, foram sugeridas durante os tempos antigos e na Idade Média em tratados médicos, como o sistema Unani. Um estudo de 2012 publicado no Asian Pacific Journal of Tropical Disease levou à conclusão de que a alface possui propriedades ansiolíticas, ou seja, que ajudam a controlar e reduzir a ansiedade.

5. É rica em antioxidantes

Publicado na revista Ancient Science of Life Journal, um estudo afirmou que a alface possui antioxidantes com capacidade significativa de eliminação de radicais livres. Os antioxidantes são uma ampla gama de produtos bioquímicos encontrados principalmente em nossa dieta, que atuam como barreiras aos radicais livres, que são produzidos durante o metabolismo celular.

Esses radicais livres podem atacar tecidos saudáveis, células e DNA dentro deles. Os antioxidantes, por outro lado, neutralizam os radicais livres e os combatem antes que os ataques ocorram.

6. Promove a saúde do coração

De modo geral, uma dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de doenças do coração. A alface, especificamente, é rica em magnésio e potássio, que são eficazes na manutenção de batimentos cardíacos saudáveis e permitem que as células musculares do coração relaxem.

Além disso, as deficiências de ambos os minerais foram associadas a vários distúrbios relacionados ao coração, como hipertensão, insuficiência cardíaca e doenças coronárias.

7. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Muitas pessoas em todo o mundo têm pressão alta, o que faz com que seu coração trabalhe mais e pode aumentar o risco de doença cardíaca ou derrame. O potássio, encontrado em quantidades adequadas na alface, parece baixar a pressão arterial ao diminuir os efeitos do sódio e ajudar a dilatar os vasos sanguíneos.

8. Auxilia na perda de peso

Muitos traços da alface de folha vermelha a tornam um alimento favorável à perda de peso. Por exemplo, este vegetal é extremamente baixo em calorias, mas bastante rico em fibras, o que pode mantê-lo satisfeito por mais tempo, evitando que você coma além do necessário.

Além disso, ela possui alto teor de água. Estudos mostram que dietas ricas em alimentos com baixo teor calórico e alto teor de água, como vegetais folhosos podem promover a perda de peso de forma significativa.

9. Reduz os níveis de colesterol

A alface pode ser benéfica na redução dos níveis elevados de colesterol. que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares (DCV) e outras condições perigosas. Níveis elevados de colesterol LDL são prejudiciais e podem causar ataque cardíaco e derrame.

Possíveis perigos

Geralmente, a alface é segura para a maioria das pessoas, porque não é um alérgeno comum. Por ser pobre em calorias, não há grande problema em comer alface em excesso. Nos últimos anos, entretanto, houve muitos casos de alface contaminada pela bactéria E. coli nos Estados Unidos. Esses surtos provavelmente se devem ao escoamento de fazendas de animais próximas, que contaminam a alface.