Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda mais sobre como cultivar pepino e aproveitar dos seus benefícios

Aprender como cultivar pepino pode ser o primeiro passo para a criação de uma horta caseira! A planta do pepino germina facilmente, cresce rápido, gera diversas frutas — sim, o pepino é uma fruta! — e é perfeita para jardineiros iniciantes.

Com poucas calorias e vários nutrientes, o pepino é um fruto benéfico, rico em antioxidantes e que promove a hidratação, uma vez que é composto por 95% de água. A fibra do alimento também é essencial para a saúde intestinal, ajudando a manter movimentos intestinais regulares e, consequentemente, o metabolismo. 

O plantio da fruta é realizado, na maioria das vezes, em regiões tropicais e temperadas, uma vez que prefere o clima quente. Existem vários tipos de pepino – os mais comuns no Brasil são o pepino caipira, que em geral é mais barato e é o mais usado para saladas e também no suco de pepino detox, e o pepino japonês, usado para fazer sunomono e relish de pepino, dois tipos de pepino agridoce.

Além disso, ele também pode ser utilizado na estética! O pepino é um ingrediente comum em máscaras faciais e capilares. 

Aprenda como cultivar pepino com o passo a passo! 

Como cultivar pepino

A planta do pepino precisa de calor e não sobrevive em lugares muito frios. O cultivo deve ser feito em um lugar com boa incidência solar, solo bem drenado e rico em matéria orgânica. De preferência, comece a plantação durante o final da primavera ou no começo do verão. 

O pepino pode ser plantado em vasos ou diretamente no solo. Porém, certifique-se que a planta tenha espaço suficiente para crescer, uma vez que ela pode alcançar até 2 metros de altura e precisa de apoio. 

Imagem de Alexander Fox | PlaNet Fox por Pixabay 

Passo a passo

  1. Comece separando sua semente. Extraia quantas quiser do pepino de sua preferência e coloque-as em um guardanapo para tirar o excesso de água.
  2. Os pepinos crescem melhor em pequenos montes de terra. Faça quantos montes quiser, espaçando-os com cerca de 10 centímetros. 
  3. Quando a temperatura do solo ultrapassar 18ºC, com ajuda de uma mangueira crie buracos estreitos de 1 cm de profundidade no topo dos montes. Coloque de 3 a 4 sementes em cada monte e cubra com terra novamente. 
  4. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, até a germinação, que deve ocorrer em alguns dias após a plantação. 
  5. Assim que começarem a germinar, crie uma treliça para que a planta consiga crescer. Você também pode optar por estacas de bambu.
  6. Continue regando a planta até sua colheita, com cuidado para não colocar água demais — mantenha o solo úmido! 

Como cuidar de sua planta 

Siga algumas dicas para cuidar bem da sua planta: 

  • Para que a sua planta de pepino floresça corretamente, mantenha um cuidado regular e constante, certificando-se que a planta recebe toda a luz, temperatura, nutrientes e água suficientes. 
  • Para nutrir o solo, use composto orgânico! Embora as folhas também sejam capazes de absorver os nutrientes, tenha cuidado para não molhá-las na luz direta do Sol, uma vez que seus poros não ficam abertos. 
  • Cubra-a com uma rede para evitar pestes, mas não sempre — para que o pepino cresça, ele precisa da polinização oferecida pelas abelhas.
  • Cultive os pepinos quando estiverem bem desenvolvidos, porém, não deixe-os crescer muito, pois isso pode desacelerar o crescimento de novos frutos.