Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Saiba mais sobre as causas e tratamentos do ouvido inflamado

O ouvido inflamado pode ser o resultado de uma condição chamada otite externa. Ela causa inflamação (vermelhidão e inchaço) na parte externa do canal auditivo. Pode ser uma condição crônica ou aguda e pode resultar em dor, coceira, descarga de líquido ou pus e perda de audição temporária. 

Alguns tipos de inflamação vão embora com o tempo, principalmente em casos agudos e acompanhados e tratados por médicos e profissionais. Outras podem continuar com o tempo, pois algumas pessoas são suscetíveis a esses tipos de infecção, o que pode resultar em problemas de audição e outras complicações. 

A condição é comum e é estimado que afete uma em dez pessoas ao longo da vida. Ela afeta mais mulheres do que homens e a maioria dos seus diagnósticos são feitos em pessoas de 45 a 75 anos. Pessoas com doenças ou condições crônicas como a rinite, asma e eczema são mais propensas a desenvolvê-la. 

Causas

As causas do ouvido inflamado são majoritariamente derivadas de infecções bacterianas. Porém, também podem ser resultados de infecções fungais, irritação ou de alergias. Além disso, o dano na parte interna da orelha e constantemente ficar submerso na água também podem causar essas inflamações. 

A otite externa também é popularmente conhecida por “ouvido de nadador” por ser uma condição constante em pessoas que nadam frequentemente e tem prevalência de água no ouvido. 

As infecções resultantes de água acontecem por conta do acúmulo de água, que faz com que as pessoas coçam a orelha. A umidez também cria um ambiente propício para que bactérias cresçam e se propaguem. 

Sintomas 

Além da coceira e dor, existem outros sintomas que podem indicar a presença da condição, principalmente em crianças. São elas: 

  • Febre
  • Falta de resposta a alguns sons
  • Esfregar ou puxar a orelha constantemente
  • Perda de equilíbrio
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Agitação ou inquietação 

Tratamento

Embora o ouvido inflamado muitas vezes fique melhor sem tratamento, isso pode demorar e os sintomas de dor são incômodos sem o auxílio de medicamentos. O tratamento recomendado é feito com acompanhamento médico e também pode levar algumas semanas até a melhora dos sintomas. Comumente, é receitado um remédio em gotas que pode ser aplicado diretamente no ouvido afetado. Muitas vezes também é feito o uso de antibióticos. 

Prevenção 

Evitar o uso de cotonetes no canal auditivo, ou mesmo a inserção dos dedos na orelha são dois ótimos meios preventivos para evitar a inflamação da área. Além disso, para nadadores, é recomendado o uso de uma touca que cubra as orelhas, evitando que a água entre na cavidade.