Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Café gelado é uma opção de bebida refrescante, oferece benefícios para saúde e é simples de fazer

O café gelado é uma versão refrescante da bebida quente que possui diversos benefícios. Um estudo da Universidade do Colorado descobriu que beber café todas as semanas, não importando sua temperatura, pode ajudar a reduzir suas chances de ter um ataque cardíaco em 7%. Além disso, o café reduz o risco de diabetes, faz bem para o fígado, é carregado de nutrientes e antioxidantes e pode melhorar o desempenho físico.

Para os fãs do amargor, há opções como o Cold Brew, que envolve a infusão do café na água fria durante 24 horas. Para quem aprecia misturas cremosas e versões mais adocicadas, uma boa opção pode ser um café gelado vegano simples ou cremoso como as receitas a seguir:

Como fazer café gelado simples e vegano

Ingredientes

  • ½ xícara de açúcar;
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 xícara de café, em temperatura ambiente;
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal de sua preferência (também pode ser a gosto).

Modo de preparo

Normalmente, utiliza-se xarope no café gelado para adocicar a bebida, bem como se usa o açúcar no café quente. Assim, você pode preparar seu próprio xarope ou usar um comercializado pronto.

Para preparar o xarope de baunilha, misture o açúcar e a água em uma panela em fogo médio, mexendo até que o açúcar se dissolva. Em seguida, deixe esfriar completamente e acrescente o extrato de baunilha. Depois, reserve na geladeira até o momento de servir.

O café frio, por sua vez, pode ser feito de várias maneiras. Você pode prepará-lo normalmente e deixá-lo esfriar ou acrescentar cubos de gelo. Outra opção é preparar um Cold Brew puro. Com o café gelado pronto, é só acrescentar o leite e o xarope de baunilha a gosto.

Café cremoso gelado

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de café solúvel;
  • 1 xícara (240ml) de água quente;
  • 3 colheres de sopa de leite condensado vegano (ou comum);
  • 1 copo cheio de pedras de gelo.

Modo de preparo

Para começar essa receita de café gelado cremoso, adicione o pó de café solúvel em um jarro junto com a água fervente. Se preferir, você pode substituir essa mistura pelo próprio café coado (1 xícara).

Depois disso, adicione o leite condensado e misture os ingredientes. Acrescente a mistura ao copo com gelo e aproveite a bebida!

Outras ideias para o seu café gelado

As receitas de café gelado permitem diferentes misturas, basta utilizar a criatividade para criar combinações irresistíveis. No caso do extrato, por exemplo, você pode substituir o extrato de baunilha por extrato de hortelã ou coco.

O leite vegetal pode ser de coco, amêndoas, aveia ou outro que seja de sua preferência. Além disso, você pode acrescentar outros ingredientes como sorvete caseiro, creme de avelã e chocolate em pó. E, se quiser uma mistura ainda mais cremosa, pode bater no liquidificador.

Café gelado
Imagem de Valeriia Miller no Unsplash