Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça sete maneiras de se livrar do bafo de café, preocupação comum entre os apaixonados pela bebida

Imagem de Brooke Lark em Unsplash

Bafo de café é um dos efeitos colaterais mais sentidos por aqueles que não funcionam sem uma boa xícara da bebida pela manhã (e, às vezes, bebericam mais algumas ao longo do dia). Todo mundo sabe – e a ciência comprova! – que o café pode trazer incríveis benefícios para a saúde. Ele melhora o desempenho cognitivo, previne doenças, dá energia e, inegavelmente, é uma delícia!

O problema é que o combustível da maioria das pessoas para começar o dia provoca o mau hálito – o indesejável bafo de café. Isso acontece principalmente porque a bebida deixa a boca seca, causando um fenômeno chamado xerostomia. Quando a cafeína resseca a boca, a produção de saliva pelas glândulas salivares é reduzida, o que favorece a proliferação de bactérias e fungos que causam mau odor.

Além disso, o tipo de café pode acelerar o processo de xerostomia. Quanto mais cafeína, mais rapidamente o ambiente se torna favorável ao aparecimento de bactérias e mais intenso o mau hálito é. Manter uma higiene bucal adequada e escovar os dentes após o consumo de café ajuda a minimizar o problema, mas, muitas vezes, não resolve.

Uma alternativa é trocar o café pelo chá preto, que também contém cafeína, mas é menos ácido. No entanto, se você, como a maioria dos apaixonados por café, se sente incapaz de abandonar a bebida, algumas dicas podem ser úteis no seu dia a dia para evitar o temido bafo.

7 dicas para se livrar do bafo de café

1. Beba água

Uma dica fácil e preciosa para evitar o mau cheiro é tomar muita água, antes e depois de beber café. A água limpa as bactérias que causam o odor ruim na boca e mantém você hidratado, ajudando a reduzir a sensação de boca seca e estimulando a produção de saliva.

2. Corte o açúcar e o leite

Leite e açúcar agravam o bafo de café. Por isso, uma dica é bebê-lo puro, ou substituir o açúcar por mel, por exemplo, ou um adoçante natural. Se quiser adicionar leite, modere na quantidade.

3. Aposte em alimentos que neutralizem o odor

A maçã, por exemplo, elimina os odores causados pelas bactérias e favorece a produção de saliva. Folhas frescas de salsa também previnem o mau hálito.

4. Tome iogurte

O iogurte também tem o poder de neutralizar os maus odores bucais e ajuda a eliminar as bactérias que causam mau cheiro, substituindo-as por bactérias boas. Uma opção mais saudável é o iogurte natural, que você pode fazer em casa com facilidade em poucos passos.

5. Mastigue cravo

Você pode mastigar cravo para eliminar o mau hálito após tomar uma xícara de café. O cravo tem um sabor picante, então mastigue-o por um minuto e remova-o da boca. Esse hábito manterá o seu hálito fresco e evitará o bafo de café.

6. Coma gengibre

Assim como o cravo, o gengibre também ajuda a refrescar o hálito. O gengibre tem um sabor forte, mas você pode mastigar um pequeno pedaço depois de beber uma xícara de café e neutralizá-lo com água em seguida. Além de evitar o bafo, o gengibre também facilita a digestão, sendo um grande aliado após o almoço.

7. Masque chiclete

O chiclete é uma das soluções mais fáceis e acessíveis para se livrar do bafo de café. Opte por uma goma de mascar de sabor menta: ela impede que os ácidos do café permaneçam na boca, combate as bactérias e ainda ajuda a clarear os dentes. Mas fique de olho no descarte! O mais recomendável é jogar o chiclete na lata de lixo não reciclável. Ao jogar o chiclete no asfalto, você contribui para a poluição visual da cidade e para que algum desavisado acabe com a goma de mascar na sola do sapato. Descartando o chiclete no lixo, ele vai parar no aterro sanitário, onde seu impacto é controlado.



Veja também: