Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Planta medicinal, baunilha tem benefícios para os pulmões, coração e estômago

A baunilha natural é um aromatizante extraído das vagens de certas orquídeas. A espécie mais comum usada para este tipo de extração é a Vanilla planifolia, uma orquídea do gênero Vanilla nativa do México. Apesar de ser originária da América Central,  a maior parte da produção de baunilha (75%) é realizada  em Madagascar.

O uso dessa especiaria se popularizou no século XVI, com os colonizadores espanhóis. As vagens da planta podem ser usadas em receitas, perfumes e produtos farmacêuticos.

A fava de baunilha é uma das iguarias mais caras do mundo, ao lado do cardamomo e do açafrão. O preço do “sabor baunilha”  pode ser explicado devido a sua produção intensa e cansativa, que precisa de cuidados extras, diferente do seu aroma artificial, que é encontrado facilmente em mercados a preços baixos. 

Como a baunilha é cultivada com muito trabalho e um produto de alta demanda, existem alternativas mais baratas, como a baunilha sintética que é feita a partir da polpa da madeira, mas, apesar do sabor semelhante, esta não tem as mesmas propriedades do extrato natural da planta 

 A baunilha é produzida por meio da polinização das orquídeas à mão. E suas vagens são amadurecidas, colhidas, secas e congeladas para manter seu sabor e aroma característico. As vagens da baunilha costumam ter de cinco a 22 centímetros de comprimento, e são consideradas de alta qualidade quando são bem grandes.

Valor nutricional da baunilha

Alguns dos nutrientes que a baunilha contém são:

Cálcio: 0.46 miligramas;

Magnésio: 0.50 miligramas;

Fósforo: 0.25 miligramas;

Potássio:  6.22 miligramas; 

Benefícios da baunilha  

Rica em antioxidantes

A baunilha é rica em antioxidantes, o que pode auxiliar na prevenção da quebra de células e tecidos do corpo. Devido a essas propriedades, e ao seu potencial antibacteriano, a baunilha pode ajudar na proteção do sistema imunológico. A ação dos antioxidantes no organismo humano ajuda a reduzir o estresse oxidativo, e faz com que seja mais fácil para o corpo se recuperar de uma lesão ou uma doença.

Reduz inflamações 

A baunilha tem sido usada como uma forma de reduzir inflamações há muito tempo. O seu uso é efetivo não apenas na inflamação do fígado — quando se trata de pessoas que bebem álcool com frequência — mas também em casos de artrite, gota e outras condições inflamatórias. A substância responsável pelas propriedades anti-inflamatórias da baunilha é a vanilina, produto muito usado na indústria farmacêutica.

Melhora a saúde cardiovascular 

Um estudo, publicado pela revista Flavor Journal, mostrou que a vanilina tem impacto significativo na redução dos níveis de colesterol no corpo humano. A baunilha pode ser usada para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. A redução no colesterol pode prevenir aterosclerose, inflamação nas artérias e acúmulos de sangue. 

Pode prevenir acne 

As propriedades anti-inflamatórias da baunilha também têm impacto na prevenção de acne. A natureza antibacteriana do extrato de baunilha ajuda a eliminar infecções subcutâneas e a acelerar o processo de cura da pele. Além disso, a substância melhora a aparência de cicatrizes deixadas por espinhas ou cravos. 

Alivia condições respiratórias

O extrato de baunilha consegue reduzir os sintomas de um resfriado, gripe ou infecção respiratória. A substância trabalha revestindo a garganta e proporcionando um efeito anestésico na região, quando ela é misturada com água quente (chá) e consumida. As propriedades antibacterianas eliminam a infecção ou doença respiratória, melhorando a tosse e a garganta inflamada. 

Promove uma digestão saudável 

Existem diversas maneiras nas quais a baunilha consegue ajudar a manter uma digestão saudável. Através do tempo, a baunilha foi usada como uma planta medicinal que ajuda a melhorar sintomas de náusea. O consumo do chá de baunilha ajuda a reduzir inflamação na garganta, prevenir vômitos, diarreia e queimação de estômago irritado.

Parceira na perda de peso

Existem estudos que apontam a baunilha como uma auxiliar na perda de peso, devido às suas propriedades de suprimir o apetite. O fato do extrato de baunilha reduzir os níveis de colesterol faz com que o metabolismo funcione de maneira mais eficiente, dando um suporte efetivo na perda de peso.