Será mesmo verdade que o café emagrece, como muita gente acredita? Confira o que a ciência diz sobre o assunto
Muita gente acredita que o consumo de café emagrece. Aliás, a cafeína – substância naturalmente presente no café preto e no chá preto, por exemplo – costuma fazer parte de suplementos que podem causar perda de peso, pois acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico. Mas será que tomar café emagrece mesmo? Confira!
Café contém estimulantes
Muitas substâncias que são biologicamente ativas encontradas nos grãos de café permanecem na bebida final. Várias dessas substâncias influenciam o metabolismo de modo significativo:
- Cafeína: principal estimulante do café.
- Teobromina: principal estimulante do cacau; também encontrada em menor quantidade no café.
- Teofilina: substância estimulante encontrada no cacau e no café; tem sido usada para tratar a asma.
- Ácido clorogênico: Um dos principais compostos biologicamente ativos no café; pode ajudar a retardar a absorção de carboidratos.
É por conta da cafeína que existe a crença que o café emagrece. A cafeína, a principal substância estimulante do café, é considerada uma substância que emagrece.
Qual o efeito da cafeína no corpo humano?
A cafeína bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina, de modo que haja um aumento nos níveis de liberação de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. Esse processo faz com que a pessoa se sinta com “energia” e em maior estado de alerta.
Dessa forma, o café é uma bebida estimulante, e consumir uma xícara de café por dia ajuda a manter-se ativo quando, de outra forma, você se sentiria cansado. Além disso, essa bebida é, de fato, capaz de causar melhora no desempenho do exercício físico, e de atividades físicas, em 11–12%, em média. Por outro lado, consumir a bebida em excesso pode fazer mal.
O efeito estimulante da cafeína atua no sistema nervoso central, que envia sinais para as células de gordura, fazendo com que elas se quebrem, o que torna o café uma bebida que, de fato, emagrece.
Esse efeito é obtido com o aumento dos níveis sanguíneos do hormônio epinefrina.
Já que aumenta a taxa metabólica do organismo, então o café emagrece?
A taxa com que o organismo queima calorias em repouso é chamada de taxa metabólica de repouso (TMR).
Quanto maior a TMR da pessoa, mais facilmente ela emagrece. Estudos mostram que a cafeína pode aumentar a TMR em 3-11%, com doses maiores apresentando um efeito mais significativo.
Curiosamente, a maior parte do aumento do metabolismo é causada pela intensificação na queima de gordura. Mas, infelizmente, esse efeito é menor em pessoas obesas.
Um estudo mostrou que a cafeína aumentou a queima de gordura em até 29% em pessoas magras, enquanto o aumento em indivíduos obesos foi de 10%. O efeito também parece diminuir com a idade e é maior em indivíduos mais jovens.
Entretanto, se você está pensando em usar o café para emagrecer, é preciso levar em conta que seus efeitos tendem a diminuir com o uso em longo prazo. Isso porque o organismo pode se tornar tolerante à ação da cafeína.
Se causar diminuição do apetite, então o café emagrece?
Em contrapartida, mesmo que o café não faça com que você gaste mais calorias a longo prazo, ele ainda pode reduzir o apetite e ajudar a comer menos.
Em um estudo, a cafeína teve um efeito redutor do apetite em homens, mas não em mulheres, fazendo com que eles comessem menos em uma refeição após o consumo de cafeína. No entanto, outro estudo não mostrou efeito para os homens.
Mesmo que a cafeína possa acelerar o metabolismo a curto prazo, esse efeito é diminuído em bebedores de café em longo prazo devido à tolerância.
Café ajuda a emagrecer, mas modere no consumo
É importante notar que, para o comitê científico da European Food Safety Authority (EFSA), o limite de segurança que pode ser consumido de café seria de 400 mg de cafeína ao dia (cerca de quatro xícaras de café). A quantidade serve para indivíduos adultos com cerca de 70 kg. Portanto, é recomendado manter a moderação.
Se você tem intenção de tomar a bebida, porque acredita que café emagrece, pode ser melhor alternar períodos de consumo e abstinência para evitar o desenvolvimento da tolerância.
Nesse caso, você pode alternar ciclos de duas semanas de consumo e duas semanas de abstinência. Entretanto, há muitas outras grandes razões para beber café, incluindo o fato de ele ser uma das maiores fontes de antioxidantes na dieta ocidental e gerar bem estar para o consumidor.
Confira mais benefícios do café no vídeo abaixo!