Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A lavagem nasal pode ser feita por meio do jala neti, uma técnica usada pela Yoga que promove a limpeza das vias aéreas

Imagem disponível em Wikimedia sob CC BY-SA 3.0

A lavagem nasal pode ser feita de várias formas. Algumas técnicas consistem na aplicação de soro fisiológico com uma seringa ou usando um potinho. Também é possível usar uma mistura de água com sal e fazer a lavagem nasal usando o Jala Neti, uma técnica tradicional da Yoga.

O Jala Neti é uma técnica de lavagem nasal usada pela Yoga para purificação das vias aéreas. Jala significa água e neti, neste contexto, limpeza. O processo é feito por meio de uma lota, uma espécie de caneca com um bico que facilita a aplicação da água no nariz. Essa lavagem nasal promove a higiene das narinas e também da mucosa nasal.

A lavagem nasal ajuda a reduzir o muco e promove a eliminação de impurezas como micro-organismos patógenos. O jala neti é muito útil para pessoas que sofrem com rinite, sinusite e outras doenças respiratórias, mas não é recomendado para quem sofre com hemorragias nasais frequentes.

A limpeza é feita apenas com água e sal e, de preferência, no começo do dia. Não é recomendado que se faça o Jala Neti à noite, antes de se deitar, pois algum resto de água que esteja na cavidade nasal pode chegar ao canal auditivo e causar inflamação. Se você fizer a lavagem de dia, por outro lado, a água terá tempo para escorrer, sem causar problemas.

Lavagem nasal Jala Neti

Para fazer a lavagem nasal Jala Neti, coloque uma colher de chá de sal em meio litro de água morna pré-fervida ou filtrada. Também é possível usar soro fisiológico. Coloque essa mistura na lota e, a seguir, posicione a caneca na entrada da sua narina mais desobstruída, respirando pela boca.

Incline a cabeça como quem aponta o nariz em direção ao chão ou ralo da pia – não olhe para cima, pois isso pode fazer com que a água vá para sua garganta ou ouvido. Vá inclinando o potinho até que a água comece a passar de uma narina para a outra, apenas por conta da ação da gravidade.

Deixe que a água escorra pela narina oposta e vá inclinando a cabeça cada vez mais, até a água acabar. Quando terminar, deixe a água escorrer e assoe de leve, sem tapar as narinas, para evitar que a água vá para o ouvido.

Encha a lota com a mistura de água e sal e repita o procedimento para o outro lado. No começo, como tratamento de choque, essa lavagem nasal pode ser feita todos os dias, depois você pode reduzir para uma ou duas vezes por semana.

Os benefícios vão desde a limpeza física de impurezas, que se dá por conta da passagem da água, e umidificação das vias aéreas até redução ou reversão de processos alérgicos como rinites e sinusites. Porém não é recomendado que se faça o Jala Neti em momentos de crise.

Confira o vídeo abaixo e veja como fazer a lavagem nasal Jala Neti:


Veja também: