Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Chocolate vegano é uma opção sem derivados do leite para pessoas intolerantes a lactose ou veganas

Chocolate vegano é todo e qualquer chocolate que não tenha nenhum produto de origem animal em sua composição. De maneira geral, o chocolate é considerado vegano, quando ele não tem o leite de origem animal como um de seus ingredientes. Isso porque, grande parte das receitas de marcas trabalham com o adicional do leite animal em seus produtos. 

No entanto, o chocolate não precisa necessariamente do leite para ser saboroso. Na verdade, a maioria das pessoas está mais propensa a gostar de chocolate amargo. Um tipo de receita que conta com mais cacau do que leite. O que prova que, apesar do que se acredita, uma pessoa que não se alimenta de derivados animais pode sim comer doces, como o chocolate vegano

Apesar de não se discutir muito a respeito do chocolate vegano, sua preparação não é tão difícil. Existem as mais diversas receitas de chocolate vegano, elas podem ser preparadas sem nenhum tipo de leite ou com leite vegetal, que funciona como substituto. 

Contexto histórico

O chocolate foi mundialmente descoberto e espalhado pelos países quando os europeus chegaram à Mesoamérica. Nessa região, os nativos já utilizavam as frutas da árvore de cacau para produzir um tipo de chocolate vegano, pois na época o leite  e derivados de animais não eram um adicional. 

Perto da região do Equador e no México, o produto original era preparado com açúcar e sementes de cacau torradas e moídas. Quando os europeus tiveram contato com esta receita de chocolate vegano, eles levaram os frutos do cacau para o resto do mundo. Foi durante esse período de tempo que o chocolate ganhou o leite como ingrediente.

Chocolate vegano e chocolate ao leite

Por causa da popularização do chocolate com leite e derivados animais, a maior parte dos chocolates à venda nos mercados não são veganos. Isso inclui achocolatados que servem para a preparação de bebidas e doces.

Os produtos mais vendidos não podem ser chamados de chocolate vegano, até porque o que mais se encontra são as barras de chocolate ao leite. Outra opção que não pode ser vegana é o chocolate branco, na verdade ele nem mesmo tem uma grande quantidade de cacau. Este tipo de chocolate consiste em uma receita que utiliza açúcar, manteiga de cacau, produtos do leite, baunilha e lecitina para textura.

Uma opção de chocolate vegano natural, que não foi criado com o intuito de ser vegano, é o chocolate puro. Este tipo de doce geralmente não é processado, cozido ou misturado com outros ingredientes, o que significa que ele comumente é um chocolate vegano

O chocolate amargo também pode ser vegano, já que a maior parte de sua composição é feita apenas de cacau. Este tipo de chocolate vegano é delicioso e faz bem à saúde por ser rico em antioxidantes e minerais. Para ter certeza de que o chocolate amargo que você está comprando é vegano, confira a tabela de ingredientes em sua embalagem. 

Consumo e identificação de chocolate vegano 

Se você está em busca de comprar um chocolate vegano para consumo, a dica principal é checar a embalagem do produto. Se a marca não disser em seu rótulo que o produto é vegano, procure na lista de ingredientes qualquer coisa que pode fazer com que ele não seja um chocolate vegano.

O pó de cacau costuma ser considerado vegano, por ser constituído apenas da semente moída e tratada do cacau. No entanto, algumas marcas optam por misturar derivados do leite na composição do produto. Por isso, a melhor opção é sempre checar a tabela de ingredientes na embalagem.

Outro fator importante é verificar se a empresa que produz o chocolate vegano não utiliza os mesmos instrumentos para produzir o chocolate não vegano. É importante que os chocolates não sejam processados juntos pela segurança de pessoas que sofrem com algum tipo de alergia severa a derivados do leite.

Caso você esteja disposto a preparar o próprio chocolate vegano, basta buscar receitas que se encaixam nas suas preferências. É possível preparar um chocolate vegano utilizando leite vegetal, ou até mesmo usando apenas o cacau. Os ingredientes que costumam servir de substitutos ao leite em uma receita de chocolate são: açúcar, baunilha, e lecitina de soja.

Um bom substituto para o chocolate vegano e o cacau é o vegetal alfarroba. Rico em antioxidantes, o alfarroba tem gosto parecido com cacau e é moído, secado na polpa das vagens e depois consumido em pó. Isso faz com que ele funcione bem não apenas como substituto do chocolate mas como um ingrediente a mais em receitas que levam cacau.

Marcas de chocolate vegano

Atualmente existe uma grande variedade de marcas que trabalham com a produção de chocolate vegano. Confira a seguir algumas que podem estar a seu alcance: 

  • Choco Soy;
  • ChocoVegan;
  • Genevy Chocolates;
  • Ouro moreno;
  • Chokolah;
  • Zotter;
  • Tri-gostoso.

Receita de chocolate vegano sem glúten 

Ingredientes

  • 1 xícara de manteiga de cacau finamente picada* (embalada)
  • 3-5 colheres de sopa de xarope de bordo 
  • 1/2 xícara de cacau em pó não adoçado 
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • 1 pitada de sal marinho (opcional e a gosto)
  • Pedaços de cacau (opcional e para enfeitar)

Modo de preparo

  1. Organize 14 mini formas de cupcake em uma pequena folha de papel manteiga e reserve.
  2. Adicione 2 centímetros de água em uma panela grande e deixe ferver em fogo médio-alto. Em seguida, coloque um copo médio ou uma tigela em cima, certificando-se de que não está tocando na água. Ou seja, prepare um banho maria. 
  3. Ao recipiente de mistura, adicione manteiga de cacau finamente picada e deixe derreter por 2-3 minutos.
  4. Uma vez derretido, adicione o xarope de bordo ou o néctar de agave e utilize um batedor ou uma colher de madeira para misturar até ficar homogêneo.. Retire a tigela e coloque sobre uma superfície plana. Além disso, desligue o fogão e coloque a panela de lado.
  5. Adicione cacau ou cacau em pó, baunilha (opcional) e sal marinho (opcional), e bata para misturar até que não haja grumos.
  6. Saboreie e ajuste o sabor conforme necessário. Adicionei cerca de 3 colheres de sopa de xarope de bordo total e uma pitada de sal, dependendo de quão doce você prefere o seu chocolate.
  7. Coloque cuidadosamente o chocolate em 12-14 mini formas de cupcake e, em cima, enfeite com pedaços de cacau (opcional).
  8. Transfira o chocolate para o congelador ou para o frigorífico para regular – cerca de 10 minutos.
  9. Desfrute diretamente do congelador, ou à temperatura ambiente. Armazene as sobras em um recipiente bem fechado no frigorífico durante 1 semana, ou no congelador até 1 mês.