Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Uma revisão de vários estudos concluiu que o café verde emagrece, mas são necessárias mais análises para provar sua segurança

O café verde é popularmente conhecido no formato de cápsulas de emagrecimento. Essas cápsulas contém o extrato de grãos de café que não passaram pelo processo de torra. Acredita-se que o ácido clorogênico presente no café verde torna o extrato do grão um aliado de quem quer emagrecer, baixar a pressão e obter efeitos antioxidantes, principalmente quando ingerido na quantidade de 60 a 185 miligramas por dia. Mas será que o café verde emagrece mesmo e proporciona esses outros benefícios mencionados? Confira o que os estudos dizem a respeito:

Café verde emagrece?

Uma revisão de vários estudos realizados em humanos concluiu que o extrato de café verde pode ajudar a perder peso. Mas os efeitos no emagrecimento foram pequenos e os estudos não eram de longo prazo. Então, ainda não é seguro o suficiente afirmar que o café verde emagrece. São necessários mais estudos. Em contrapartida, são conhecidos alguns efeitos colaterais do consumo de cápsulas de extrato de café verde:

Efeitos colaterais

  • Irritação estomacal
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Micção frequente
  • Dificuldade para dormir
  • Inquietação
  • Ansiedade
Café verde. Imagem editada e redimensionada de Alexandru G. STAVRICĂ, está disponível no Unsplash

O que devo fazer?

Como muitos outros suplementos, o extrato de café verde pode ser comercializado como uma solução natural para a perda de peso. O termo “natural” é comum na indústria de suplementos, mas isso não significa necessariamente que o produto é mais seguro do que os sintéticos. Na verdade, de modo geral, não existe uma definição muito compreensível do que é “natural”. Muitas plantas que crescem na natureza podem ser mortais, e os suplementos considerados naturais ainda podem ter ingredientes adicionados, não naturais e fazerem tão ou mais mal do que alguns sintéticos.

Se você precisa emagrecer, procure manter uma dieta equilibrada, livre de refrigerantes, refinados, glúten e produtos industrializados de maneira geral. Consuma alimentos frescos ricos em fibras e vegetais termogênicos. Além disso, pratique exercícios físicos regularmente e consulte um nutricionista.