Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre a importância da saúde mental de crianças e adolescentes

A saúde mental de crianças é essencial para o desenvolvimento saudável do ser humano, além de ser um mecanismo capaz de auxiliar os pais no entendimento dos sentimentos de seus filhos. A manutenção do sistema emocional de crianças pode ajudar a criar hábitos benéficos no enfrentamento de problemas e manter relacionamentos sociais saudáveis. A saúde mental afeta o comportamento, sentimentos e ações das crianças. 

Nos anos formativos, uma boa saúde mental melhora o aproveitamento no aprendizado e na socialização. 

É importante lembrar que a saúde mental se difere, mas não exclui a possibilidade de distúrbios mentais. A saúde mental de crianças é, primeiramente, sobre o desenvolvimento emocional e mental saudável de indivíduos, podendo evitar problemas futuros.

Muitas vezes, os sentimentos das crianças são desvalorizados e rotulados de “birra”, resultando em broncas e discussões. O entendimento emocional e o diálogo entre pais e filhos pode auxiliar em um desenvolvimento saudável. 

Transtornos mentais

Muitos transtornos mentais podem se desenvolver na infância, por isso é necessário prestar atenção em possíveis sintomas. De acordo com a OMS, é estimado que 10% das crianças no mundo tenham algum transtorno mental.

Algumas doenças comuns em crianças são:

  • Ansiedade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtornos alimentares
  • Depressão
  • Transtorno do estresse pós-traumático

Tratamento

Embora não exista cura para esses distúrbios, a prevenção e o tratamento precoce podem ser essenciais para a saúde mental de crianças. Ele basicamente consiste em acompanhamentos com psicólogos e psiquiatras, que ajudam os pacientes a entenderem melhor suas emoções, sem deixar com que elas atrapalhem o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.  

É discutido que o acompanhamento psicológico também seja essencial para crianças independente do estado de sua saúde mental.

Nutrição

Um estudo publicado em 2021 fez a conexão de uma alimentação saudável na infância com a saúde mental. Foi comprovado que crianças que comem ao menos cinco porções de frutas e vegetais apresentam pontuações mais altas do bem-estar mental. Cerca de 9 mil crianças de 50 escolas diferentes nos Estados Unidos foram entrevistadas para o estudo.