Qual a importância da água?

eCycle

A água permite a sobrevivência dos seres vivos, conserva a biodiversidade e regula o clima do planeta

A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo necessário à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. Ela também é uma referência cultural e um bem social básico para a adequada qualidade de vida da população.

A falta de água é uma ameaça, já que ela é considerada como uma fonte de vida. Estamos tão habituados à presença da água que só nos damos conta de sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar. Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência.

A importância da água para o planeta

A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.

Apesar de ocupar 70% da superfície terrestre, a maior parte da água do nosso planeta é salgada. Desse total, 2,5% correspondem à quantidade de água doce presente na Terra. No entanto, apenas 0,1% dessa água está disponível para utilização e consumo. Isso nos mostra a importância de preservar esse recurso, que pode se tornar escasso caso seja manejado inadequadamente.

Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta de água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido de material.

Ciclo da água

Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos por água em estado líquido ou em estado sólido. Uma parcela significativa dessa água encontra-se em permanente circulação, sob a ação da gravidade e da energia solar, constituindo o ciclo da água. Ele é responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo. Portanto, a água também é peça chave do funcionamento dos ecossistemas, sejam eles aquáticos ou terrestres.

Importância da água para os seres vivos

Como ressaltado, os primeiros seres vivos surgiram na água. Além disso, ela foi fundamental para que eles se desenvolvessem e se reproduzissem, dando origem às diversas formas de vida que existem na Terra. Por isso, os seres vivos sempre dependeram da água para a sua sobrevivência.

A importância da água para os seres vivos pode ser demonstrada por:

  • Permitir a sobrevivência dos seres vivos;
  • Equilibrar e conservar a biodiversidade;
  • Regular o clima do planeta.

Importância da água para os seres humanos

No corpo humano, a água exerce várias atividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Dentre essas funções, pode-se destacar o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas. Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas e que estão em excesso. Isso acontece por meio da urina, que é composta por esse recurso.

A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação. Outra importância da água é sua participação em processos fisiológicos. Na digestão, por exemplo, essa substância faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento. Além da digestão, a água também atua na absorção e excreção.

Ademais, a regulação da temperatura do corpo é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura. Com isso, percebe-se que a temperatura não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças à sua evaporação.

Além de todas essas funções, a água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. Em uma criança, essa quantidade pode variar entre 74% e 80%. Dessa maneira, para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo, é recomendável ingerir pelo menos dois litros de água por dia.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×