Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Ecossistema é um conceito holístico que agrega as comunidades biológicas e o ambiente físico onde ocorrem

Ecossistema é um conceito holístico que agrega as comunidades biológicas e o ambiente físico onde ocorrem. A palavra foi empregada pela primeira vez pelo ecólogo inglês Sir Arthur G. Tansley em 1935. De modo geral, um ecossistema é constituído por um agrupamento de componentes abióticos e bióticos, presentes em um determinado local, que estão em interação por meio do fluxo de energia e da ciclagem de materiais

Como é difícil estipular os limites de um ecossistema, é indispensável adotar distinções para a compreensão e possibilidade de investigação científica. Assim, tem-se uma separação entre os meios aquáticos e terrestres. Dentre os ecossistemas terrestres, estão florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Já como exemplo de ecossistemas aquáticos, pode-se citar rios, mares, oceanos e lagos. 

Fatores bióticos e abióticos

Como dito anteriormente, os ecossistemas podem ser divididos em dois componentes básicos: bióticos e abióticos. Fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema. Os fatores bióticos consistem nas comunidades vivas de um ecossistema, como plantas, animais e micro-organismos. Já os fatores abióticos são os elementos físicos, químicos ou geológicos do ambiente, responsáveis por determinar a estrutura e funcionamento dessas comunidades. Exemplos de fatores abióticos:

  • Substâncias inorgânicas;
  • Compostos orgânicos;
  • Regime climático;
  • Temperatura;
  • Luz;
  • pH;
  • Oxigênio e outros gases;
  • Umidade;
  • Solo.

Biosfera

Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. A palavra deriva do grego bíos, vida e sfaira, esfera, que significa esfera da vida. Incluem-se na biosfera todos os organismos que habitam o planeta, embora o conceito seja geralmente ampliado para incluir também os seus habitats.

A biosfera é composta por uma rede de interligações entre todos os organismos e o meio físico. É nela que os fatores físicos e químicos formam o ambiente propício para a vida.

Exemplos de ecossistemas

Os ecossistemas podem ser observados em diferentes escalas. O maior ecossistema que existe na Terra é a biosfera, que engloba todos os locais do globo onde existe vida. Outro exemplo são as florestas tropicais, que se destacam por sua grande biodiversidade.

No entanto, os ecossistemas também podem ocorrer em pequena escala, como em um pequeno aquário composto por plantas, peixes e algas. Vale ressaltar que uma única planta pode ser considerada um ecossistema, uma vez que engloba diversos fatores bióticos e abióticos.

Por fim, é fundamental compreender que todos os ecossistemas estão interligados, existindo troca de matéria orgânica e energia entre eles. Assim, cada ecossistema desempenha um papel importante no equilíbrio do planeta.