Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como fazer água de limão e entenda porque ela pode ser benéfica para a saúde

Fazer água de limão é um jeito simples e fácil de incrementar a água com sabor, nutrientes e benefícios à saúde. Podendo ser consumida gelada ou quente, ela possui poucas calorias e é presente em diversas dietas como uma substituição para aquelas pessoas que não gostam de beber água pura. 

Sua popularidade vem de muitos fatos sobre seu papel na nutrição, incluindo a melhora da digestão, consumo de vitamina C e a hidratação. Contudo, ela também conta com algumas desinformações. 

Assim como qualquer outro alimento ou bebida, a água de limão não é responsável pela perda de gordura — que só pode ser conquistada por exercícios físicos. Enquanto ela pode ajudar no metabolismo, a adição do limão não faz tanta diferença da água convencional. Ambas são benéficas para a saúde e promovem a hidratação e podem ajudar no metabolismo moderadamente. 

Além disso, a água de limão não é um “detox”. A água convencional já exerce sua função ajudando os rins e o pâncreas na desintoxicação do organismo. A adição do limão não é responsável por outros benefícios durante esse processo. 

Mesmo assim, ela pode ser um modo nutritivo para se manter hidratado o dia inteiro e evitar a desidratação. Confira seus outros benefícios! 

Poucas calorias

O suco de um limão possui por volta de 11 calorias, adicionando o suco de apenas meio limão na água, você ainda obtém alguns benefícios da fruta com metade das calorias. Portanto, a bebida é uma alternativa não calórica para sucos açucarados, artificiais ou até mesmo de outras águas saborizadas industrializadas. 

O suco de laranja, por exemplo, embora saudável, contém açúcar e cerca de 110 calorias por copo. Fazer a substituição desse suco pela água de limão pode reduzir o consumo de calorias diárias. 

Hidratação

Como a maioria dos líquidos, a água de limão promove a hidratação — um fator necessário para que o organismo consiga exercer suas funções básicas como o controle da temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão arterial e a remoção de resíduos através da urina. A hidratação deve ser feita majoritariamente pelo consumo da água, sendo com limão ou sem. 

Antioxidante

O limão contém fitonutrientes, compostos com propriedades antioxidantes que ajudam na prevenção da oxidação das células e dos danos feitos pelos radicais livres. 

Vitamina C 

Um limão contém 32% dos valores diários indicados de vitamina C. Além de conter antioxidantes, a vitamina C ajuda na sintetização de colágeno, absorção de ferro e produção de hormônios. 

Porém, a vitamina C pode começar a se degradar ao atingir 30ºC a 40ºC — ou seja, se você bebe a água de limão para ajudar na ingestão dessa vitamina, prefira a bebida gelada. 

Ajuda na digestão 

O ácido cítrico presente no limão pode ajudar na digestão, auxiliando na secreção de suco gástrico — responsável pela quebra dos alimentos no estômago. Em um estudo realizado em 2021, especialistas observaram que a ingestão de 300ml de água de limão antes das refeições promovia a digestão e o peristaltismo (contrações que ajudam com que o alimento se mova pelo trato digestivo). 

Perda de peso

Como já mencionado, a água de limão não é capaz de auxiliar na queima de gorduras. Entretanto, pode ajudar na perda de peso ao substituir bebidas calóricas e cheias de açúcar. Além disso, o seu consumo promove a sensação de saciedade.

Efeitos adversos 

Embora a água de limão conte com diversos benefícios, sua ingestão também pode contribuir para a corrosão do esmalte dos dentes por conta do ácido cítrico presente na fruta. Para evitar que isso aconteça, prefira consumir sua água com a ajuda de um canudo (preferencialmente os de alumínio ou bambu). 

Além disso, por conta da promoção da produção de suco gástrico, seu consumo também pode causar azia em algumas pessoas. 

Como fazer

A receita de água de limão é simples e não precisa de adornos, porém, você pode incrementar outros sabores na bebida. 

De modo geral, é só adicionar o suco de um limão (ou metade) em um copo de água quente ou fria – vai de sua preferência. Se quiser, adicione hortelã, gengibre, canela ou cúrcuma na mistura para adquirir outros benefícios desses ingredientes. 

A água de limão não é um santo responsável pelo emagrecimento, porém, pode ser um jeito mais saboroso e nutritivo de manter a hidratação. Experimente a bebida e tente incrementá-la no seu dia a dia para aproveitar de seus benefícios extras!