Os melhores alimentos para aumentar a produção de colágeno

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Alimentos ricos em vitamina C ajudam o organismo a aumentar a produção de colágeno

colageno alimentos
Imagem editada e redimensionada deBruna Branco, está disponível no Unsplash

O colágeno é a proteína mais comum encontrada no corpo, estando presente nos tendões, gordura, ligamentos, entre outros lugares. Ele ajuda as diferentes partes do corpo se encaixarem e é crucial para a força da estrutura óssea. Quando os níveis de colágeno são saudáveis, as células apresentam um aspecto firme e jovial.

O interessante sobre o colágeno é que estimular seu crescimento causa um efeito dominó. Quanto mais colágeno você tiver, mais seu corpo será capaz de produzir e manter. Confira uma lista de alimentos que vão fazer sua produção natural de colágeno aumentar:

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é fundamental para a síntese do ácido hialurônico e do colágeno. O ácido hialurônico acelera o tempo de recuperação de feridas e alivia dores nas articulações. Mas sem níveis adequados de vitamina C, o organismo não ganha o benefício total de alimentos que contêm ácido hialurônico (confira aqui estudo a respeito: 1). O ácido hialurônico é encontrado naturalmente no corpo, mas diminui à medida que envelhecemos. Comer alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos pode aumentar os níveis de ácido hialurônico e colágeno. Alimentos como laranja, pimenta-vermelha, couve, brócolis e kiwi são ricos em vitamina C. Para conhecer mais opções, dê uma olhada na matéria: "Alimentos ricos em vitamina C".

Babosa

O gel de aloe vera tem sido usado por muito tempo para curar feridas e queimaduras, pois ele aumenta a produção de colágeno das células quando aplicado topicamente ou tomado via oral. Um estudo concluiu que tomar um suplemento oral de aloe vera melhora a qualidade da pele. Para saber mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria: "Babosa na pele: usos e benefícios".

Ginseng

Os efeitos anti-envelhecimento da planta Panax ginseng também se devem à sua propriedade de aumentar a produção de colágeno no organismo (confira aqui estudos a respeito: 1, 2). Estudos mostraram que o ginseng protege a pele contra os raios UVB do sol. Os antioxidantes que são liberados na corrente sanguínea após a ingestão de um suplemento de ginseng ou de seu chá protegem as células saudáveis ​​e deixem a pele brilhante.

Coentro

O coentro também é um alimento rico em vitamina C que ajuda a aumentar a produção de colágeno. Ele contém ácido linolênico, que tem sido associado a efeitos anti-envelhecimento na pele, pois fornece antioxidantes que combatem os radicais livres na corrente sanguínea.

Algas

As algas contêm substâncias que combatem a oxidação da pele e ajudam a manter a elasticidade e a produção de colágeno (confira aqui estudo a respeito: 1). Se você não tem o costume de incluir algas em suas receitas, é possível se beneficiar delas por meio da ingestão de suplementos.

O que levar em conta

Se você está tentando fazer com que sua pele pareça mais jovem e saudável, certifique-se de não se expor de modo exagerado ao sol ou em uma cama de bronzeamento artificial. Fumar também pode causar envelhecimento precoce.

Alguns suplementos de colágeno têm efeitos colaterais. Os mais comuns são a superprodução de cálcio, reações alérgicas e dores articulares. Se você tem reações alérgicas a frutos do mar ou produtos derivados de animais, tenha muito cuidado ao tomar qualquer tipo de suplemento de colágeno.

Embora uma aparência jovem seja altamente valorizada, a beleza não é apenas superficial. A pele saudável é um bom indicador de como o resto do seu corpo está se sentindo. Não há como reverter completamente os sinais de envelhecimento. É muito mais fácil proteger sua pele enquanto está saudável do que tentar consertá-la mais tarde. Aumentar a produção de colágeno naturalmente com alimentos saudáveis melhora não só a aparência, mas a saúde de modo geral.


Adaptado de Kathryn Watson

Veja também:


 

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