Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por Beatriz Herminio em IEA USP No dia 17 de fevereiro, das 10h às 16h40, acontece o encontro Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais, parte do ciclo de seminários UrbanSus – Sustentabilidade Urbana. O evento tem como finalidade apresentar à comunidade geral os resultados das pesquisas interdisciplinares realizadas por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais.


Pesquisadores colaboradores e de pós-doutoramento, que realizaram suas pesquisas em diferentes anos, apresentarão os resultados de seus trabalhos em quatro painéis sobre os temas “infraestrutura  e desenvolvimento urbano”, “resiliência urbana e adaptação às mudanças climáticas”, “qualidade de vida nas cidades” e “educação: desafios e potencialidades”. As pesquisas estão relacionadas aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: 3 – saúde e bem-estar; 4 – educação de qualidade; 6 – água potável e saneamento; 9 – indústria, inovação e infraestrutura; 11 – cidades e comunidades sustentáveis; 13 – ação contra a mudança global do clima; 16 – paz, justiça e instituições eficazes.A transmissão poderá ser acessada de forma gratuita e sem inscrição prévia, conforme a programação.

O centro de síntese

O USP Cidades Globais conta com pesquisadores colaboradores e pós-doutorandos e tem como pergunta norteadora: “o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades e regiões metropolitanas?”, com projeções de respostas até 2050.

O programa lança chamadas públicas anuais para pesquisadores interessados em desenvolver projetos focados em questões urbanas e é “voltado ao encontro de propostas e soluções para a promoção da qualidade de vida nas cidades”, segundo os organizadores.

O evento tem apoio do Programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP). Alinhado aos ODS da ONU, o ciclo de seminários UrbanSus tem o intuito de debater o tema da ética socioambiental no espaço acadêmico.