Seis maneiras de turbinar o café

eCycle

Turbinar o café com canela, açafrão, cogumelo pode trazer benefícios incríveis

turbinar café
Imagem editada e redimensionada Nathan Dumlao, está disponível no Unsplash

O café, se for consumido com moderação, pode ser um ótimo aliado da saúde, sendo a principal fonte de antioxidantes da dieta ocidental. Mas turbinar o café com as dicas a seguir pode transformá-lo em uma super bebida repleta de antioxidantes e outros compostos benéficos! Confira:

1. Polvilhe canela

Polvilhar canela no café é uma ótima forma de turbinar essa bebida. Ela possui propriedades antioxidantes, antidiabéticas, bactericidas, fungicidas e ainda previne o câncer e doenças cardiovasculares.

Os antioxidantes presentes na canela protegem o organismo contra os danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres (confira aqui os estudos: 1 ,2 ,3).

Um estudo que comparou a atividade antioxidante de 26 especiarias, chegou a conclusão de que a canela foi a especiaria mais rica em antioxidante, superando alimentos como o alho e o orégano.

Outros estudos ainda mostraram que seus antioxidantes possuem atividade anti-inflamatória significativa. Ela reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL (considerado "ruim") e triglicerídeos, enquanto o colesterol HDL (considerado o "bom colesterol") permanece estável (confira aqui o estudo).

Outra notícia boa é que ela pode reduzir drasticamente a resistência à insulina, ajudando esse hormônio importante a fazer o seu trabalho, prevenindo o diabetes (confira aqui os estudos: 4, 5).

De acordo com mais três estudos, a canela possui dois compostos capazes de inibir uma proteína no cérebro cujo acúmulo está associado a doença de Alzheimer (confira aqui os estudos 13, 14, 15).

Em uma outra análise feita com ratos com doença de Parkinson, a canela ajudou a proteger os neurônios, normalizar os níveis de neurotransmissores e melhorar a função motora.

Um outro estudo realizado em camundongos com câncer de cólon mostrou que a canela é um potente ativador de enzimas desintoxicantes do cólon, protegendo contra o crescimento do câncer.

O cinamaldeído, seu principal componente ativo, pode ajudar a combater bactérias como a Listeria e a Salmonella (confira aqui os estudos: 21, 22).

Os efeitos antimicrobianos da canela também podem ajudar a prevenir a cárie dentária e reduzir o mau hálito, de acordo com outros dois estudos (confira aqui: 23, 24).

Usar essa especiaria no dia a dia é uma ótima forma de turbina o café. Saiba mais sobre ela na matéria: "Canela: benefícios e como fazer seu chá".

2. Use gengibre

Que tal turbinar o café com raspas de gengibre para obter uma bebida aromática e muito saudável?

O gengibre, além de ajudar a combater a náusea, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias potentes, podendo reduzir a dor muscular, o colesterol e auxiliar a digestão. Ele aquece o estômago e é um tônico para o sistema digestivo. Ele também tem propriedades antibacterianas que ajudam na cura de doenças do estômago. Seus efeitos antioxidantes têm um efeito positivo na saúde geral do estômago.

Um estudo realizado em animais descobriu que o gengibre é um tratamento eficaz contra a bactéria E. coli.

Um outro estudo concluiu que além de atuar como um remédio para diarreia, o gengibre reduz náuseas, vômitos, gases e espasmos abdominais.

Porcos, que frequentemente apresentam infecções bacterianas, têm apresentado melhora com o uso do gengibre, de acordo com estudo.

O gengibre ainda é um excelente termogênico, o que significa que ele acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Os melhores alimentos termogênicos".

Para turbinar o café adicione até uma colher de chá de gengibre por xícara.

Saiba mais sobre o gengibre na matéria: "Benefícios do gengibre e seu chá".

3. Adicione cogumelo

Parece estranho turbinar o café com cogumelos. Mas isso pode ser muito benéfico, pois os cogumelos têm qualidades antivirais, anti-inflamatórias e atuam como um reforço imunológico. Carregados com antioxidantes, eles têm efeitos anticancerígenos, podem prevenir doenças do fígado e atuar como prebióticos no intestino (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3).

Mas nem todos cogumelos são iguais, se quiser mais energia, adicione pó de cogumelos Cordyceps. Se quiser ajuda com o estresse e o sono, use cogumelos Reishi. Mas se estiver com insônia talvez seja melhor evitar o café. Entenda melhor esse tema na matéria: "Café faz mal à saúde?".

4. Coloque açafrão

A curcumina presente no açafrão-da-terra tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam a desintoxicação do fígado, a digestão e até mesmo o combate à depressão.

Use essa especiaria para turbinar o café. Saiba mais sobre a cúrcuma na matéria: "Conheça benefícios da cúrcuma, o açafrão-da-terra".

5. Experimente maca peruana

Talvez você já tenha ouvido falar do pó de maca. Ela tem sido usada tradicionalmente para aumentar a fertilidade. Ela ajuda a equilibrar a produção de hormônios, o desempenho atlético, os níveis de energia e o desempenho sexual, além de ser nutritiva.

A maca contém mais de 20 aminoácidos (incluindo oito aminoácidos essenciais), 20 ácidos graxos de forma livre e é rica em proteínas e vitamina C.

Use de uma a três colheres por dia para turbinar o café. Saiba mais sobre ela na matéria: "Maca peruana: conheça seus benefícios para a saúde".

6. Usufrua do cacau

O cacau é um ótimo anti-inflamatório, reduz a pressão arterial, aumenta o colesterol HDL (bom) e reduz o colesterol LDL (ruim). Ele ainda melhora o humor, atuando com um antidepressivo.

Mas o melhor de tudo é que ele ajuda a equilibrar a ansiedade proporcionada pelo consumo em exagero do café. Um casal perfeito. Saiba mais sobre esse tema nas matérias: "Conheça os benefícios do cacau" e "Café sem ansiedade? Misture cacau!".


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail