Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Projeto transforma tampinhas em brinquedos de montar

Quem nunca utilizou uma tampa ou um pote como um brinquedo? Na praia, essa prática é bastante comum para ajudar a construir os castelinhos de areia. Mas a empresa carioca Clever Pack deu um passo além e transformou tampinhas plásticas de garrafa em brinquedos montáveis de verdade. Vamos entender melhor.

Segundo a companhia, as Clever Caps (“Tampas Inteligentes”, em tradução livre) já saem da fábrica com duas vidas. Na primeira, formam um eficiente sistema de fechamento, pois são seguras e compatíveis com embalagens tradicionais. Na segunda, são blocos de montagem – pois elas possuem pequenas elevações redondas e abas laterais perfuradas. Isso faz com que possam ser encaixadas entre si e com outros blocos vendidos separadamente, garantindo um exercício criativo às crianças, sem contar o fato de que os pequenos já podem ter contato com uma das três regras da sustentabilidade: a do reúso.

Em sua primeira versão comercial, as Clever Caps foram projetadas para gargalos Finish PCO 1881 e são providas de lacre de segurança.

A empresa Clever Pack, criada entre 2007 e 2008, tem como objetivo principal desenvolver embalagens mais sustentáveis e com maior usabilidade. Sua equipe estuda, repensa, projeta e realiza o desenvolvimento de novas embalagens, atendendo às necessidades das empresas (clientes) e dos produtos sustentáveis, ou seja, aqueles ecologicamente corretos, socialmente justos, e economicamente viáveis.

Problemas das embalagens

As embalagens dos produtos são muitas vezes responsáveis pelo nosso interesse em consumir. São elas que chamam nossa atenção, mas isso faz com que o consumo humano gere resíduos que, se se não forem destinados corretamente, tornam-se um problema para o meio ambiente. Uma forma de minimizar os danos é fazendo o reúso, aumentando assim o tempo de usabilidade das embalagens dos produtos – assim como na proposta das tampinhas que viram brinquedo.

As Clever Caps disputam votos online no dia 10 de Abril, na plataforma de Social Vote, e já foram nominadas pelo Design Museum de Londres com um dos 76 finalistas do Designs of The Year 2014.

Para conferir a criação você pode assistir ao vídeo abaixo:

Saiba mais sobre as Clever Caps e a Clever Pack.

Veja também: