Os melhores alimentos termogênicos

eCycle

Confira uma seleção dos 12 melhores alimentos termogênicos para adicionar à dieta

termogenicos

Alimentos termogênicos são aqueles que, em comparação a outros, consomem uma quantidade relativamente grande de energia para serem digeridos pelo organismo, e por isso auxiliam a perda de peso. São alimentos termogênicos o gengibre, o hibisco, as nozes, a pimenta, entre outros. Leia a matéria e confira nossa lista completa de 12 melhores alimentos termogênicos para inserir na dieta.

O que são alimentos termogênicos

Quando o alimento é ingerido, os músculos do trato gastrointestinal aceleram a contração, os sucos digestivos são produzidos e secretados, e os nutrientes requerem energia para serem absorvidos. Nesse processo chamado "termogênese", o organismo consome energia e produz calor.

Os alimentos termogênicos consomem, relativamente, mais energia do que outros para serem digeridos. Quando tais alimentos entram no corpo, eles usam as reservas de energia - também conhecidas como glicogênio e gordura - para serem digeridos.

Glicogênio é a forma de armazenamento de energia proveniente dos carboidratos, enquanto as reservas de gordura são encontradas no tecido da gordura que envolve o organismo.

O uso dessas reservas de energia ajuda o corpo a “queimar” calorias junto com a atividade física. Os alimentos termogênicos são, dessa forma, aliados na perda de peso, sem a necessidade de privação alimentar. No entanto, a eficácia depende de que tipo de comida e quanto a pessoa ingere.

Todos os alimentos têm um efeito termogênico no corpo, mas alguns têm mais desse efeito térmico do que outros. A proteína tem a maior parte, os carboidratos vêm em segundo lugar, e a gordura vem em último lugar. Dependendo da comida ingerida, podemos elevar a temperatura central do organismo e ajudar o corpo a gastar energia extra, o que ajuda a perder peso.

Uma dieta equilibrada é vital para a perda de peso e a criatividade é a chave. Aqui está uma lista com os melhores alimentos termogênicos:

Os melhores alimentos termogênicos

1. Óleo de coco

Dizem que o óleo de coco é mais termogênico do que proteína. Mas você sabe por quê? Porque os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo. Assim, você pode substituir a maioria de suas fontes de gordura pelo óleo de coco, se beneficiando do seu efeito térmico. No entanto, como a maioria dos óleos, sua ingestão deve ser limitada, porque duas colheres de sopa de óleo de coco fornece cerca de 100 calorias duas colheres de chá apenas. Entenda melhor os benefícios e polêmicas a respeito do óleo de coco na matéria: "Óleo de coco serve para emagrecer? Confira mitos e verdades".

2. Aveia, quinoa e arroz integral

A aveia, a quinoa e o arroz integral são carboidratos complexos ricos em fibras alimentares que o trato gastrointestinal não consegue digerir ou absorver facilmente. Como o corpo faz um esforço extra para digerir esses alimentos, ele queima bastante estoque de gordura. O que acontece é que essas fontes de carboidratos passam por todo o trato gastrointestinal sem aumentar muito o teor de glicose (em comparação com outros carboidratos), sendo aliados na perda de peso.

3. Pimenta

Devido à presença de uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a produção de calor no organismo, aumentando a transpiração. Todo esse processo faz da pimenta um dos alimentos termogênicos que mais auxiliam a perda de peso.

4. Canela

Se você é um grande fã de canela, vai adorar a próxima parte: a canela pode ajudar a perder peso controlando o açúcar no sangue. O composto presente na canela, que é a cumarina, dilui ligeiramente o sangue, o que leva ao aumento da circulação sanguínea, o que, por sua vez, aumenta o metabolismo. Por ela está na lista dos alimentos termogênicos. Sua propriedade de controle de glicose no sangue também torna um tempero ideal para diabéticos tipo 2, enquanto o afinamento do sangue pode ser benéfico para aqueles com problemas cardíacos ou circulatórios.

No entanto, a cumarina pode levar a danos no fígado, se tomado em doses elevadas e pode interferir com medicamentos para afinar o sangue. É essencial que se olhe para as diferentes marcas de canela e seu conteúdo de cumarina antes de usá-lo para perda de peso. Para entender melhor sobre essa especiaria dê uma olhada na matéria "Canela: benefícios e como fazer seu chá".

5. Gengibre

O gengibre, assim como a pimenta, também contém capsaicina. Ele é um alimento termogênico, pois acelera o metabolismo, aumentando a produção de calor e a queima de gordura e proteína.

6. Extrato de chá verde

O extrato de chá verde é uma forma concentrada de chá verde. Ele é rico em cafeína e em polifenol epigalocatequina galato (EGCG), ambos compostos que podem ajudar a queimar gordura ( confira estudos a respeito aqui 1, 2).

Além disso, esses dois compostos se complementam e podem ajudar a queimar gordura atuando como termogênicos. Uma análise de seis estudos concluiu que tomar uma combinação de extrato de chá verde e cafeína ajuda a queimar 16% mais gordura do que um placebo.

Em outro estudo, os cientistas compararam os efeitos de um placebo, cafeína e uma combinação de extrato de chá verde e cafeína na queima de gordura. Eles descobriram que a combinação de chá verde e cafeína queima 65 calorias a mais por dia do que a cafeína sozinha e 80 calorias a mais do que o placebo.

Para obter os efeitos termogênicos do chá verde, tente tomar de 250 a 500 mg por dia. Isso proporcionará os mesmos benefícios que beber de três a cinco xícaras de chá verde por dia.

7. Sementes de cominho

As substâncias presentes nas sementes de cominho fazem da especiaria um alimento termogênico pois aumentam a temperatura basal do organismo. Os compostos presentes nas sementes de cominho que ajudam na perda de peso são os antioxidantes e os fitoesteróis. Estes últimos inibem o colesterol ruim.

Uma pesquisa demonstrou que três gramas de cominho em pó ingeridas diariamente durante três meses reduzem o índice de massa corporal e a circunferência da cintura. Descubra para que serve o tempero cominho?

8. Feijões

Feijão carioca, feijão preto, ervilha, lentilha e grão-de-bico... Também conhecidos como leguminosas, eles são constituídos principalmente por proteínas, em vez de carboidratos. E, como sabemos, a proteína é o nutriente com maior porcentagem de efeito termogênico em comparação a outras classes de alimentos. Eles também contêm fibra e amido resistente (amidos resistentes à digestão equivalem a mais energia gasta) o que aumenta ainda mais o efeito termogênico. Recomenda-se que os feijões sejam servidos como acompanhamento, pelo menos uma vez por dia, porque também são ricos em vitaminas e minerais. Além disso, eles contêm pouca ou nenhuma gordura ou colesterol, o que os torna ótimos alimentos.

9. Frutas ricas em vitamina C

O ácido ascórbico é a vitamina necessária para uma boa resistência a infecções e absorção de ferro. Laranjas, frutas vermelhas, limões, tangerinas, abacaxi e tomate são apenas alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C. Essas frutas também aumentam a temperatura central do corpo por causa da energia necessária para digeri-las, mas também fornecem energia e vitaminas que podem ajudá-lo a eliminar suplementos, sendo ótimas opções de alimentos termogênicos.

10. Nozes

As nozes contêm fibra dietética, proteína e gordura. Esta combinação faz desse alimento altamente termogênico, pois todas essas substâncias presentes nas nozes contêm nutrientes termogênicos, sendo a fibra alimentar a mais termogênica dentre as três. É por isso que as nozes fazem são um bom lanche pré, entre e pós-treino; elas fornecem energia e nutrientes sem serem realmente volumosas.

11. Água gelada

A maioria dos regimes irá recomenda a ingestão de muita água. Isso porque a água ajuda o corpo a digerir a comida e a diluir a urina. A água também ajuda promover sensação de saciedade. E manter-se hidratado é importante. No entanto, a água gelada pode ajudar a perder peso porque o corpo usa energia para equilibrar a temperatura do corpo. Então, você bebe água gelada, que tem zero calorias, e seu corpo naturalmente gasta calorias por conta própria. Dessa forma, apesar da água não ser um alimento vale a pena adicioná-la no seu dia a dia para obter seus efeitos termogênicos.

12. Hibisco

Um estudo analisou a contribuição do extrato aquoso de hibisco na perda de peso de ratos obesos. A conclusão foi de que que as plantas da espécie Hibiscus sabdariffa calyces atuam na redução do ganho de peso por meio do aumento da termogênese e de outros processos. Conheça os benefícios e contraindicações do chá de hibisco na matéria: "Chá de hibisco: benefícios e contraindicações".



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail