Os melhores alimentos termogênicos

eCycle

Confira uma seleção dos 12 melhores alimentos termogênicos para adicionar à dieta

termogenicos

Alimentos termogênicos são aqueles que, em comparação a outros, consomem uma quantidade relativamente grande de energia para serem digeridos pelo organismo e, por isso, auxiliam a perda de peso. São alimentos termogênicos o gengibre, o hibisco, as nozes, a pimenta, entre outros. Leia a matéria e confira nossa lista completa de 12 melhores alimentos termogênicos para inserir na dieta.

O que são alimentos termogênicos

Quando o alimento é ingerido, os músculos do trato gastrointestinal aceleram a contração, os sucos digestivos são produzidos e secretados, e os nutrientes requerem energia para serem absorvidos. Nesse processo, chamado "termogênese", o organismo consome energia e produz calor.

Os alimentos termogênicos consomem, relativamente, mais energia do que outros para serem digeridos. Quando tais alimentos entram no corpo, eles usam as reservas de energia - também conhecidas como glicogênio e gordura - para serem digeridos.

Glicogênio é a forma de armazenamento de energia proveniente dos carboidratos, enquanto as reservas de gordura são encontradas no tecido de gordura que envolve o organismo.

O uso dessas reservas de energia ajuda o corpo a “queimar” calorias junto com a atividade física. Os alimentos termogênicos são, dessa forma, aliados na perda de peso, sem a necessidade de privação alimentar. No entanto, a eficácia depende de que tipo de comida e quanto a pessoa ingere.

Todos os alimentos têm um efeito termogênico no corpo, mas alguns têm mais desse efeito térmico do que outros. A proteína tem a maior parte, os carboidratos vêm em segundo lugar, e a gordura vem em último lugar. Dependendo da comida ingerida, podemos elevar a temperatura central do organismo e ajudar o corpo a gastar energia extra durante a digestão, o que ajuda a perder peso.

Uma dieta equilibrada é vital para a perda de peso e a criatividade é a chave. Aqui está uma lista com os melhores alimentos termogênicos:

Os melhores alimentos termogênicos

1. Óleo de coco

Dizem que o óleo de coco é mais termogênico do que proteína. Mas você sabe por quê? Porque os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo. Assim, você pode substituir a maioria de suas fontes de gordura pelo óleo de coco, se beneficiando do seu efeito térmico. No entanto, como a maioria dos óleos, sua ingestão deve ser limitada, já que apenas duas colheres de sopa de óleo de coco fornecem cerca de 100 calorias. Entenda melhor os benefícios e polêmica a respeito do óleo de coco na matéria: "Óleo de coco serve para emagrecer? Confira mitos e verdades".

2. Aveia, quinoa e arroz integral

A aveia, a quinoa e o arroz integral são carboidratos complexos ricos em fibras alimentares que o trato gastrointestinal não consegue digerir ou absorver facilmente. Como o corpo faz um esforço extra para digerir esses alimentos, ele queima bastante estoque de gordura. O que acontece é que essas fontes de carboidratos passam por todo o trato gastrointestinal sem aumentar muito o teor de glicose (em comparação com outros carboidratos), sendo aliados na perda de peso.

3. Pimenta

Devido à presença de uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a produção de calor no organismo, aumentando a transpiração. Todo esse processo faz da pimenta um dos alimentos termogênicos que mais auxiliam a perda de peso.

4. Canela

Se você é um grande fã de canela, vai adorar a próxima parte: a canela pode ajudar a perder peso, controlando o açúcar no sangue. O composto presente na canela, que é a cumarina, dilui ligeiramente o sangue, o que leva ao aumento da circulação sanguínea, o que, por sua vez, aumenta o metabolismo. Por isso ela está na lista dos alimentos termogênicos. Sua propriedade de controle de glicose no sangue também a torna um tempero ideal para diabéticos tipo 2, enquanto o afinamento do sangue pode ser benéfico para aqueles com problemas cardíacos ou circulatórios.

No entanto, a cumarina pode levar a danos no fígado, se tomada em doses elevadas, e pode interferir com medicamentos para afinar o sangue. É essencial que se olhe para as diferentes marcas de canela e seu conteúdo de cumarina antes de usá-lo para perda de peso. Para entender melhor sobre essa especiaria, dê uma olhada na matéria "Canela: benefícios e como fazer seu chá".

5. Gengibre

O gengibre, assim como a pimenta, também contém capsaicina. Ele é um alimento termogênico, pois acelera o metabolismo, aumentando a produção de calor e a queima de gordura e proteína.

6. Extrato de chá verde

O extrato de chá verde é uma forma concentrada de chá verde. Ele é rico em cafeína e em polifenol epigalocatequina galato (EGCG), ambos compostos que podem ajudar a queimar gordura (confira estudos a respeito aqui: 1, 2).

Além disso, esses dois compostos se complementam e podem ajudar a queimar gordura, atuando como termogênicos. Uma análise de seis estudos concluiu que tomar uma combinação de extrato de chá verde e cafeína ajuda a queimar 16% mais gordura do que um placebo.

Em outro estudo, os cientistas compararam os efeitos de um placebo, cafeína e uma combinação de extrato de chá verde e cafeína na queima de gordura. Eles descobriram que a combinação de chá verde e cafeína queima 65 calorias a mais por dia do que a cafeína sozinha e 80 calorias a mais do que o placebo.

Para obter os efeitos termogênicos do chá verde, tente tomar de 250 a 500 mg por dia (se for na versão em cápsulas). Isso proporcionará os mesmos benefícios que beber de três a cinco xícaras de chá verde por dia.

7. Sementes de cominho

As substâncias presentes nas sementes de cominho fazem da especiaria um alimento termogênico, pois aumentam a temperatura basal do organismo. Os compostos presentes nas sementes de cominho que ajudam na perda de peso são os antioxidantes e os fitoesteróis. Estes últimos inibem o colesterol ruim.

Uma pesquisa demonstrou que três gramas de cominho em pó ingeridas diariamente durante três meses reduzem o índice de massa corporal e a circunferência da cintura. Descubra para que serve o tempero cominho.

8. Feijões

Feijão carioca, feijão preto, ervilha, lentilha e grão-de-bico... Também conhecidos como leguminosas, eles são constituídos principalmente por proteínas, em vez de carboidratos. E, como sabemos, a proteína é o nutriente com maior porcentagem de efeito termogênico em comparação a outras classes de alimentos. Eles também contêm fibra e amido resistente (amidos resistentes à digestão equivalem a mais energia gasta), o que aumenta ainda mais o efeito termogênico. Recomenda-se que os feijões sejam servidos como acompanhamento, pelo menos uma vez por dia, porque também são ricos em vitaminas e minerais. Além disso, eles contêm pouca ou nenhuma gordura ou colesterol, o que os torna ótimos alimentos.

9. Frutas ricas em vitamina C

O ácido ascórbico é a vitamina necessária para uma boa resistência a infecções e absorção de ferro. Laranja, frutas vermelhas, limão, tangerina, abacaxi e tomate são apenas alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C. Essas frutas também aumentam a temperatura central do corpo por causa da energia necessária para digeri-las, mas também fornecem energia e vitaminas que podem ajudá-lo a eliminar suplementos, sendo ótimas opções de alimentos termogênicos.

10. Nozes

As nozes contêm fibra dietética, proteína e gordura. Esta combinação faz desse alimento altamente termogênico, pois todas essas substâncias presentes nas nozes contêm nutrientes termogênicos, sendo a fibra alimentar a mais termogênica dentre os três. É por isso que as nozes são um bom lanche pré, entre e pós-treino; elas fornecem energia e nutrientes sem serem realmente volumosas.

11. Água gelada

A maioria dos regimes irá recomendar a ingestão de muita água. Isso porque a água ajuda o corpo a digerir a comida e a diluir a urina. A água também ajuda a promover sensação de saciedade. E manter-se hidratado é importante. A água gelada, especificamente, pode ajudar a perder peso porque o corpo usa energia para equilibrar sua temperatura. Então, você bebe água gelada, que tem zero calorias, e seu corpo naturalmente gasta calorias por conta própria. Dessa forma, apesar da água não ser um alimento, vale a pena adicioná-la no seu dia a dia para obter seus efeitos termogênicos.

12. Hibisco

Um estudo analisou a contribuição do extrato aquoso de hibisco na perda de peso de ratos obesos. A conclusão foi de que as plantas da espécie Hibiscus sabdariffa calyces atuam na redução do ganho de peso por meio do aumento da termogênese e de outros processos. Conheça os benefícios e contraindicações do chá de hibisco na matéria: "Chá de hibisco: benefícios e contraindicações".



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail