Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Matcha é saboroso, fácil de fazer e proporciona diversos benefícios à saúde

Imagem de Matcha & CO no Unsplash

O matcha é extraído da planta Camellia sinensis, mesma espécie da qual se extrai o chá verde e o chá preto. Na verdade, o matcha é feito das folhas mais jovens da planta, que é cultivada à sombra por 20 a 30 dias antes da colheita. Esse processo de cultivo aumenta a produção de clorofila, aumenta o conteúdo de aminoácidos, concentra melhor os nutrientes e fornece à planta uma tonalidade um pouco mais escura. Após o cultivo, as folhas são trituradas e se tornam um pó verde, a partir do qual se faz a bebida.

Apreciado no continente asiático há centenas de anos, especialmente no Japão e na China, o matcha é rico em vitaminas e antioxidantes que proporcionam diversos benefícios à saúde, melhorando o metabolismo e a circulação sanguínea, além de regular os níveis de colesterol no sangue. O aminoácido L-teanina, presente em alta concentração no matcha, auxilia na concentração e aumenta a energia, tornando-se um auxiliar na prática de exercícios físicos.

O consumo de uma única xícara de chá de matcha por dia pode fazer maravilhas pela sua saúde, prevenindo doenças e evitando problemas como retenção de líquidos. A alta concentração de nutrientes permite que o matcha contenha maior quantidade de cafeína e antioxidantes do que o chá verde. Além de ajudar a proteger o fígado e promover a saúde do coração, outros benefícios do chá incluem prevenção do câncer e auxílio na perda de peso.

O matcha pode ser consumido na forma de chá e também incorporado a diversas receitas, como bolos, sucos, vitaminas, brownies, pudins e até mesmo pratos salgados, como sopas e guacamole. O sabor umami da bebida é intenso, podendo ser ligeiramente amargo. No entanto, quanto maior a qualidade do pó, mais doce será o matcha.

Conheça 8 benefícios do matcha para a saúde

1. Combate os radicais livres

As catequinas, uma classe de compostos vegetais que atuam como antioxidantes naturais, ajudam a combater a ação dos radicais livres no corpo. Os radicais livres são responsáveis pelo estresse oxidativo das células, que causam envelhecimento precoce e diversas doenças, inclusive crônicas e neurodegenerativas. Rico em catequinas, o matcha é uma excelente opção natural para retardar a ação dos radicais livres.

2. Reduz a pressão arterial

As catequinas do matcha também ajudam a regular a pressão arterial. A pressão alta aumenta as chances de desenvolver doenças cardíacas e sofrer um ataque cardíaco ou derrame, entre outros problemas.

3. Aumenta a concentração e o raciocínio

O consumo de alimentos e bebidas ricos em L-teanina, presente no matcha, pode promover um estado de relaxamento e bem-estar. A combinação dessa substância com a cafeína, que também é abundante na bebida, pode induzir um estado de “alerta relaxado”. Por isso, muitas pessoas optam pelo consumo de matcha antes de realizar atividades físicas e tarefas que exijam concentração.

4. Aumenta a função cerebral

Algumas pesquisas mostram que vários dos componentes do matcha podem ajudar a melhorar a função cerebral. A L-teanina, substância abundante no matcha, é um poderoso protetor do cérebro. Além disso, a bebida contém cafeína, cujo consumo está associado a melhorias na função cerebral e na redução do risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

5. Auxilia na prevenção de diabetes tipo 2

Um estudo de 2013 revelou que beber quatro xícaras de chá verde ou matcha todos os dias pode levar a reduções significativas em vários fatores de risco para diabetes, como peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e pressão arterial sistólica.

6. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

O matcha é rico em compostos que promovem a saúde, incluindo alguns que foram associados à prevenção do câncer em tubos de ensaio e estudos com animais. O maior responsável por essa propriedade é o EGCG (epigalocatequina-3-galato), um tipo de catequina com alto potencial anticâncer.

7. Promove a saúde do coração

Estudos mostram que o consumo regular de matcha, assim como de chá verde, pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas e reduzir o colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”.

8. Auxilia na perda de peso

O chá verde e o matcha são conhecidos por auxiliar na perda de peso. Estudos demonstram que a bebida pode ajudar a acelerar o metabolismo, aumentando o gasto de energia e elevando a queima de gordura.

Possíveis efeitos colaterais

Embora ainda não haja muitos estudos sobre os riscos do consumo de matcha, um estudo de 2015 mostrou que o alto consumo de chá verde teve ligações com problemas reprodutivos em moscas-das-frutas. No entanto, não é possível saber se o mesmo efeito também poderia ser observado em humanos.

Além disso, o consumo excessivo de cafeína pode trazer efeitos colaterais indesejados, como taquicardia, ansiedade e insônia. Recomenda-se moderação.

Como fazer o chá

Ingredientes
  • 1 colher de chá de matcha

  • 60 a 100 ml de água quente.

Modo de preparo

Aqueça a água até que ferva, desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Em seguida, adicione uma xícara de chá de matcha em pó, misturando até que o pó se dissolva totalmente. Você pode adoçar com mel, açúcar mascavo ou o adoçante natural de sua preferência. Para suavizar o sabor, adicione canela e raspas de gengibre, que contribuem para potencializar os efeitos benéficos do matcha.



Veja também: