Bicarbonato e limão: dupla caseira poderosa

eCycle

A combinação de limão com bicarbonato de sódio está entre as mais potentes para soluções caseiras. Saiba para que serve a mistura

Bicarbonato com limão

O bicarbonato de sódio e o limão são dois produtos com propriedades incríveis e diversos usos, que os habilitam como opções para substituir produtos de limpeza, alimentos processados e cosméticos. Assim como separados, a mistura de bicarbonato com limão também é muito potente. Juntos, os efeitos de cada produto se somam, criando fórmulas mais fortes.

O limão, além de ser uma fonte de vitamina C e fibras, é rico em limoneno, um terpeno capaz de diluir gordura, combater agentes causadores de doenças e até mesmo prevenir o câncer mamário. Apesar de ser ácido, o limão tem um efeito alcalino no corpo, desde que diluído em água. Conheça os usos e estudos realizados sobre as propriedades do limão na matéria: “Benefícios do limão: da saúde à limpeza”.

O bicarbonato de sódio, por sua vez, é um composto químico natural, classificado como um sal alcalino, cuja fórmula molecular é NaHCO3. Ele atua como um neutralizador, ajudando tanto na redução de acidez quanto na de alcalinidade, e também funciona como agente de tamponamento, evitando mudanças no equilíbrio do pH. Conheça as diversas utilidades do bicarbonato de sódio.

Bicarbonato com limão

Muitas receitas indicam a ingestão de limão com bicarbonato para emagrecer, mas tome cuidado com soluções milagrosas para combater o excesso de peso ou a obesidade. Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina, mas não é indicado para todas as pessoas e deve ser consumido com cuidado.

Como já observamos, limão e bicarbonato tem ação alcalina no organismo. Mas são ingredientes fortes. A acidez do limão pode não fazer bem para pessoas com dor de estômago recorrente ou gastrite, por exemplo, enquanto o bicarbonato deve ser evitado por pessoas com pressão alta, já que trata-se de um sal. Além disso, assim como nos casos de azia, é importante evitar o uso contínuo de suco de limão com bicarbonato por mais de duas semanas.

A ingestão de muito bicarbonato de sódio pode provocar o efeito rebote, que aumenta a produção de ácido no estômago e piora os sintomas de doenças como a azia, além de poder provocar dores estomacais. Certifique-se também de que o bicarbonato de sódio está completamente dissolvido na água. De toda forma, é fundamental consultar uma médica ou médico antes de começar a ingerir produtos caseiros à base de bicarbonato com limão.

Se beber água com limão e bicarbonato é uma medida controversa, há usos da mistura que são imbatíveis. Conheça algumas receitas de bicarbonato com limão:

1. Desentupir ralo

Conheça uma fórmula de bicarbonato com limão para limpar os ralos da sua casa:

2. Máscara de beleza que ajuda a clarear o rosto

Aplique sobre o rosto, esfregando com as mãos. Deixe agir por 30 minutos e lave com água fria. Não entre em contato com a luz do sol enquanto estiver com a solução no rosto, pois o limão em contato com o sol pode causar queimaduras e manchas. Confira essa e outras receitas caseiras na matéria: “Utilidades do bicarbonato de sódio para a beleza”.

3. Limpeza geral

Misture bicarbonato com limão e vinagre para criar um produto para limpeza geral. Confira a receita:

4. Suco de limão com bicarbonato

Tome de forma moderada e evite o uso contínuo. Em pequenas proporções, pode ajudar a alcalinizar o corpo e é uma opção de refrigerante natural, já que o bicarbonato libera CO2, produzindo bolhas.

  • Suco de um limão espremido
  • Um copo de água
  • Uma colher de café de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes e tome. O ideal é consumir limões orgânicos e, se possível, evite o açúcar. Conheça alternativas naturais para substituir açúcar e adoçante.

5. Desinfetante sanitário

Misture um pouco de bicarbonato de sódio com vinagre, água fervente e cascas de limão. Espere esfriar e use como desinfetante para limpar o banheiro.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail