Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Água mole é auxiliar na limpeza por ter concentrações baixas de minerais

A água é considerada mole quando é naturalmente encontrada com pouca concentração de minerais dissolvidos, como cálcio, magnésio e zinco. Ela também contém um pH baixo, pois tem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), o que a torna ácida.

Onde se encontra a água mole?

A água mole está presente em várias partes do mundo e é comumente usada para vários sistemas municipais e centrais de abastecimento de água. Encontrada em águas da chuva, neve derretida e em regiões onde não há formações de rochas sedimentares, ela é naturalmente mole, uma vez que não passa por rochas compostas de minerais que, ao serem dissolvidos, aumentam a dureza da água

Água mole e amolecida são a mesma coisa?

A água mole é aquela encontrada na natureza. Já a água amolecida é aquela que passou por um processo artificial de amolecimento, ou seja, diminuição de seus minerais, por meio de um refinador ou amaciante de água pela adição de zeólitos ou carbonato de sódio.

Vantagens

As vantagens do uso de água mole ou amolecida são muitas. Dentre elas, destacam-se:

  • É benéfica para limpeza, pois ela se comporta melhor com sabões, criando mais espuma;
  • Não deixa manchas de minerais em objetos de vidro;
  • Prolonga a vida útil de alguns aparelhos;
  • Reduz a formação de películas de sabão e detergente em pias, banheiras e máquinas de lavar.

Desvantagens

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o potencial de corrosão das águas pela tendência a depositar uma quantidade específica de carbonato de cálcio no metal. Se a água possuir essa tendência, ela é menos corrosiva. Assim, a água mole se torna mais corrosiva para os canos feitos de metais, já que contém poucas quantidades de cálcio, o que a impede de depositá-los no metal. 

Para as plantas, a água mole pode causar deficiência de minerais. De modo semelhante, a água amolecida também tem desvantagens devido à adição de sódio em seu processo produtivo. Estas desvantagens incluem: 

  • Impactos negativos para o meio ambiente devido ao uso do sal;
  • Desperdício de água usada para regenerar as esferas do amaciante;
  • Testes regulares da qualidade da água e manutenção do refinador;
  • Acúmulo de sal no solo das plantas, matando-as.

Pode beber água mole?

Não há problema em beber água mole, mas há algumas exceções: 

  1. Se o consumidor está acostumado a ter uma dieta rica em minerais, é possível que beber água mole cause deficiência de cálcio, magnésio e/ou outros minerais.
  2. Se a água for amolecida, ela pode aumentar a pressão sanguínea do consumidor por conter quantidades relevantes de sódio, o que prejudica pessoas com pressão alta.