Como tirar cecê da roupa?

eCycle

É possível remover as manchas e o cheiro de cecê das roupas usando produtos naturais

Como tirar cecê da roupa? Use produtos naturais!

O mau cheiro causado pela bromidrose axilar, popularmente conhecida como cecê, é resultado da ação de bactérias que se proliferam nas regiões mais quentes do corpo, como axila e virilha, e na maior parte dos casos pode ser combatido com medidas de higiene e remédios naturais. Além de incômodo, o cecê também se impregna na roupa, às vezes comprometendo seriamente o seu uso. Saber como tirar o cecê da roupa é uma habilidade das mais importantes, ainda mais em um país quente como o Brasil.

Mesmo tomando cuidado com a higiene (para evitar que o cheiro ruim da bromidrose apareça), é comum que uma parte do suor expelido pelo corpo se acumule nas roupas ao longo do dia. Com o passar do tempo, pode acontecer o acúmulo de resíduos nas partes internas da manga, que ficam em contato direto com as axilas, por exemplo.

É como se o cecê se juntasse em manchas amarelas e continuasse cheirando mau mesmo depois de muitas lavagens. E é realmente isso que acontece. Ou quase! Na verdade, quando o cheiro de cecê fica impregnado na roupa é porque as bactérias que se proliferaram no corpo passaram para os tecidos, estabelecendo suas colônias ali. Por isso, para remover o cheiro ruim, é importante usar produtos que eliminem as bactérias por completo.

As manchas amareladas são muito comuns em roupas de ginástica e nas peças de adolescentes, que estão em fase de transição hormonal. Mas fique tranquilo, não é tão difícil acabar com elas! Existem algumas técnicas para tirar o cecê da roupa sem precisar usar produtos químicos agressivos e que evitam o descarte precoce das suas peças com cheiro ruim.

Confira algumas opções naturais de como tirar o cheiro de cecê da roupa:

1) Aplicar vinagre

Se o cheiro de cecê não estiver tão forte, aplicar um pouco de vinagre branco ou vinagre de álcool diretamente sobre a região infectada antes da lavagem deve dar conta das bactérias. Por ser um produto ácido, composto principalmente por ácido acético, o vinagre é um poderoso agente bactericida. Molhe bem a área mau cheirosa da roupa com o vinagre branco, espere entre 3 e 5 minutos e depois lave normalmente.

2) Deixar de molho no vinagre antes de lavar

Essa é uma opção semelhante à primeira, porém mais forte. Deixar suas peças suadas ou com mau cheiro de molho no vinagre antes da lavagem irá ajudar a tirar o cheiro de cecê. Encha um balde ou o tanque com água suficiente para cobrir as roupas. Acrescente ½ copo de vinagre de álcool branco para cada 5 litros de água. Deixe as roupas de molho nessa mistura por no mínimo 30 minutos (e no máximo 2 horas). Depois é só lavar normalmente com água e sabão.

3) Aplique limão e bicarbonato de sódio

Sim, o bicarbonato de sódio também pode ser usado para tirar o cecê das roupas! (Saiba mais sobre os diferentes usos do bicarbonato de sódio)

Essa mistura também é indicada para casos de cecê mais extremo, como no caso de manchas de suor de adolescentes ou manchas persistentes. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o caldo de meio limão. Com a peça ainda seca, use uma escova de roupa para aplicar a pasta sobre as áreas manchadas ou mau cheirosas. Esfregue de leve a peça. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois lave normalmente com água e sabão.

Se a peça estiver muito comprometida pelo cecê ou com manchas de suor antigas, pode ser mais difícil remover o cheiro e matar as bactérias. Nesses casos, uma opção é combinar os métodos. Faça o método número 3, aplicando a pasta de limão com bicarbonato, e depois deixe de molho no vinagre antes de lavar a roupa. Outra opção é colocar mais um pouco de vinagre e bicarbonato diretamente na máquina de lavar.

Dicas para evitar que o cecê se acumule

1) Evite guardar roupas suadas no cesto ou no armário

Se uma peça estiver muito suada, procure lavá-la logo após o uso. Se não puder lavar na hora, você pode deixar a roupa de molho em água com sabão. Essa é uma boa tática para as roupas de academia. O molho irá ajudar na lavagem posterior.

2) Coloque as roupas para secar em um local bem ventilado

Evite que as peças acumulem restos de umidade, que favorecem a proliferação das bactérias que causam a bromidrose. Em apartamentos, um varal de teto próximo à uma janela é uma boa opção. Se você mora em casa térrea ou tem algum espaço que seja bem ensolarado, um varal portátil de chão é bom para colocar as roupas para secarem no sol, que também ajuda a matar as bactérias responsáveis pelo cecê.

3) Faça uma pré-lavagem

Se você sentiu que sua roupa estava acumulando cecê ao longo do dia, não deixe o suor secar. Faça uma pré-lavagem nas regiões suadas ou manchadas assim que tirar a peça. Isso irá impedir que as bactérias ali presentes fiquem impregnadas. Quanto mais tempo você demorar para lavar uma roupa suada, maior será a proliferação das bactérias e mais difícil matá-las depois.

4) Use vinagre e bicarbonato como preventivos

Além de serem ótimos para limpeza de superfícies, o vinagre branco e o bicarbonato de sódio também podem ser usados como preventivos na lavagem cotidiana das roupas. Para uma máquina cheia (de cerca de 8 kg), você pode colocar uma colher de chá de bicarbonato de sódio junto com o sabão em pó quando for lavar a roupa. O vinagre pode ser adicionado em algum compartimento para pré-lavagem ou amaciante. Meia xícara de café é suficiente. Isso ajuda a tirar os cheiros ruins e matar bactérias residuais presentes nas roupas do dia a dia.

5) Não misture roupas!

Procure lavar separado as roupas que estiverem muito sujas daquelas que tenham sido pouco usadas.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail