Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Com óleo de melaleuca, vinagre e água, é possível eliminar os fungos e tirar o mofo da parede de forma natural

Se você sempre quis saber como tirar mofo da parede de forma natural, mas nunca obteve sucesso nesta empreitada, tranquilize-se: este método é infalível!

Em alguns cômodos da casa, como banheiro e cozinha, é comum aparecer um intruso indesejado, conhecido pelos nomes de mofo ou bolor, e que é causado pela proliferação de fungos. Ele aparece nesses cômodos porque são os que têm maior contato com umidade, condição em que o mofo surge e se reproduz.

Quando isso acontece, é importante combatê-lo rapidamente, já que existem cerca de 50 tipos de bolor tóxicos aos seres humanos, sem contar os prejuízos que podem ocorrer em casa. Tirar mofo da parede não precisa ser um sofrimento: é possível fazer isso usando apenas ingredientes naturais.

Em vez de usar produtos de limpeza considerados tóxicos, acompanhe abaixo o passo a passo para acabar com os fungos com ingredientes simples, acessíveis, menos danosos para o meio ambiente e para a sua saúde, além de mais econômicos.

Como tirar mofo da parede

Ingredientes

Procedimento

Usando óleo de melaleuca

A opção mais eficiente e natural para tirar mofo da parede é o óleo de melaleuca (tea tree), que funciona extremamente bem no combate aos fungos, bactérias e vírus.

Misture uma colher de chá de óleo de melaleuca em um copo d’água e coloque o conteúdo em um borrifador. Caso a quantidade de mofo encontrada seja muito grande, adicione algumas gotas a mais de óleo. Para adultos, aspirar melaleuca não causa nenhuma complicação, mas é recomendável não borrifar a mistura com crianças e animais nas proximidades.

Tomado esse cuidado, agite o borrifador para que haja diluição da melaleuca na água e borrife a mistura diretamente nas áreas da parede com mofo. Deixe descansando durante a noite. Ela tem um potente cheiro de pinho, mas que se extingue em um ou dois dias.

No dia seguinte, os fungos que causam o mofo devem estar mortos. Molhe um pano com vinagre e esfregue-o nos restos de bolor até que a área fique completamente limpa. Não se assuste se demorar, já que o trabalho de tirar mofo da parede não é tão simples. Quando acabar, é melhor descartar o pano ou lavá-lo com água quente para evitar que o mofo se multiplique em outros locais em que o pano seja utilizado para limpeza.

Usando água oxigenada

Esse método de como tirar mofo funciona melhor em utensílios de cozinha, louças sanitárias e telhas, mas também pode ser usado nas paredes.

Misture uma colher de chá de água oxigenada em um copo d’água e coloque o conteúdo em um borrifador. Agite bem. Aplique o produto na superfície afetada pelo mofo por completo e, em seguida, deixe a mistura agir por 10 minutos.

Para tirar o mofo, molhe um pano no vinagre e limpe a superfície completamente. Isso também vai eliminar qualquer resíduo de água oxigenada que, mesmo não sendo tóxica, se for ingerida por crianças ou animais, pode causar vômitos.

Seu problema com o mofo é nas roupas ou toalhas? Confira as matérias: