Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como tirar mofo de roupa com técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza prejudiciais

Aquela sensação de pegar uma roupa ou uma toalha guardadas no armário e ser surpreendido com um cheiro desagradável de mofo e com manchas verdinhas é de doer. Além do cheiro desagradável ficar nas suas roupas, o mofo pode se espalhar para fora do armário e impregnar toda a casa.

Por isso, saber como tirar mofo de roupa é um conhecimento dos mais importantes – e não requer o uso de produtos químicos nocivos para sua saúde.

Por que o cheiro de mofo aparece?

O odor característico do mofo é resultado do excesso de umidade do ar no ambiente. Isso permite o aumento da proliferação dos fungos. E realmente não é nada agradável encontrar suas roupas mofadas. Quando as manchas de mofo são recentes, uma lavagem simples já é suficiente para tirar todo o mofo. Em outros casos, o cheiro de mofo insiste em continuar nas roupas, por mais que você tente lavá-las.

Às vezes dá até vontade de jogar a roupa fora, né? Calma! Embora dramático, o mofo nas roupas é uma questão reversível. Para tirar mofo de roupa, é possível adotar algumas técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza com substâncias químicas prejudiciais.

Passo a passo para tirar mofo de roupa

Como tirar mofo de roupa
Imagem de Sandy Millar no Unsplash

Vinagre

Se a lavagem simples não deu jeito, você pode tentar o truque de tirar mofo de roupa usando vinagre. Essa técnica é bem simples e rápida – além de econômica. O vinagre tem propriedades antibióticas e antifúngicas, de modo que ele ajuda a eliminar tanto o cheiro de mofo, quanto os fungos que causam as manchas de mofo.

Jogue água quente em uma bacia com a peça de roupa dentro e misture com dois copos de vinagre branco. Deixe de molho por mais ou menos oito horas. Depois lave a roupa e deixe-a secar completamente antes de guardá-la ou usá-la de novo.

Bicarbonato de sódio

Um segundo passo na briga para tirar mofo de roupa é misturar o vinagre com o poderoso bicarbonato de sódio, sempre útil nas soluções caseiras. Misture os dois itens até obter uma pasta, aplique na região afetada e espere 10 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova, fazendo movimentos circulares (cuidado para não estragar o tecido!). Então é só lavar normalmente.

Limão e sal

Para tirar mofo de roupa com sal e limão, faça uma pasta de partes iguais de sal e suco de limão. Aplique a pasta sobre a mancha de mofo, e depois deixe o tecido secar sob o sol. Em seguida, siga com a lavagem normal das roupas afetadas.

Álcool ou sabão

Tirar o mofo de roupa de couro é uma tarefa um pouco mais difícil. Para essas peças, usar álcool e sabão pode ajudar. Primeiro esfregue a mancha com uma escova de cerdas macias. Depois, coloque a peça para secar e, em seguida, retire a parte do mofo com um sabão bactericida (se for um sabão caseiro ou de coco é melhor!) e água ou com álcool.

Freezer

Para roupas que não podem ser lavadas, é possível tirar o mofo com o método do freezer – esse método é utilizado para alguns tipos de roupa que são feitos com tecidos que não se devem molhar. Ponha esses tipos de peça em uma bolsa grande de plástico e coloque-a no freezer. Após dois dias, tire-a de lá e deixe o gelo derreter.

Ebulição

Para toalhas, disponibilizamos o truque da ebulição – essa pratica é recomendada somente em toalhas, pois pode danificar outros tipos de tecido. Para começar, ferva em um recipiente uma quantidade considerável de água para que cubra suas toalhas. Depois disso, jogue a água fervente sobre as toalhas em cima de uma pia ou banheira. Deixe agir por aproximadamente dez minutos. Termine lavando algumas vezes com água gelada. Para saber mais, confira a matéria:

Esses métodos citados são ótimas alternativas de como tirar mofo de roupa. Você acaba com o cheiro indesejável e não prejudica o tecido – nem sua saúde ou o meio ambiente. Entretanto, se nenhum deles der certo, evite usar tecidos mofados, pode ser perigoso para sua saúde! Entenda o porquê na matéria:

Está com problema de mofo nas paredes da casa? Confira as matérias: