Manchas na pele? Confira dicas naturais para o problema

eCycle

Métodos naturais são indicados para tirar manchas na pele, porém entender sua origem e como evitá-las também é importante

Manchas na pele são comuns e acontecem por diversos motivos, mas podem acabar incomodando, fazendo com que algumas pessoas recorram a cosméticos e outros produtos de beleza industrializados para ajudar a amenizá-las. Esses itens, no entanto, costumam ter substâncias nocivas à saúde do ser humano e ao meio ambiente — como apontado na matéria "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene".

Felizmente, existem alternativas naturais e acessíveis que servem como tratamento para manchas na pele. Contudo, são tratamentos de uso geral e podem não ser indicados para o seu tipo específico de pele, por isso, é muito importante obter orientação dermatológica antes de tentar qualquer alternativa.

Causas das manchas na pele

Existem diversos motivos para o aparecimento de manchas na pele. Um deles é a exposição aos raios solares. Por isso, dermatologistas ressaltam a necessidade do uso de filtro solar diariamente. Entretanto, o protetor solar convencional também pode ser problemático. Entenda melhor esse tema nas matérias: "Oxibenzona: composto tóxico está presente no protetor solar" e Protetor solar: número do fator não garante proteção". E saiba como fazer um protetor solar caseiro na matéria: "Como fazer protetor solar caseiro".

Há diferentes tipos de manchas. As manchas vermelhas podem ser consequência de alergias. Já as manchas escuras geralmente estão ligadas a alterações hormonais. Entre outras causas, é possível destacar:

  • Gravidez;
  • Medicação como antibióticos ou anticoncepcionais;
  • Deficiência vitamínica;
  • Estresse;
  • Falta de sono.

Como tirar manchas na pele com alternativas naturais

Aloe Vera ou Babosa

A Aloe vera, também chamada de babosa, é uma planta repleta de usos e benefícios. Ela pode ser usada para fazer creme dental, cremes hidratantes e removedores de maquiagem caseiros. Seu gel possui 96% de água e 4% de ingredientes, como aminoácidos e enzimas, que nutrem a pele danificada.

Além disso, a babosa possui aloesin e aloína, ativos que podem clarear manchas na pele causadas pelo sol e outras hiperpigmentações. Seu uso é simples:

Ingredientes

  • Folha de babosa.

Modo de preparo

  • Retire o gel da folha de babosa;
  • Aplique na pele;
  • Deixe agir por 20 minutos;
  • Lave com água fria;
  • Repita duas vezes por dia.

Batata

A batata crua possui enzimas que agem como agentes clareadores de manchas na pele. Para utilizá-la, basta cortar em rodelas e aplicar nas manchas, mantendo por dez minutos para depois enxaguar. Se quiser, também pode usar o suco da batata para passar no rosto com um pedaço de algodão.

É recomendado testar a aplicação do suco da batata em uma parte pequena da pele para verificar possíveis reações alérgicas aos componentes.

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas atua como um agente clareador, já que possui gorduras essenciais que irão manter a pele hidratada e saudável. Ele é considerado um bom hidratante para a pele, principalmente oleosa, pois contém ácidos graxos que ajudam a dissolver o sebo relacionado ao surgimento de espinhas.

Você pode usar algumas gotas no rosto lavado todo dia antes de dormir.

Óleo de coco

O óleo de coco já é muito conhecido por seus benefícios na saúde, estética e bem-estar. Como mencionado na matéria "Óleo de coco: conheça os diversos benefícios e prepare-o em casa", ele suporta o equilíbrio natural da pele, hidratando, suavizando e reduzindo manchas.

Basta aplicá-lo no local desejado duas vezes ao dia. Se você possuir uma pele oleosa ou que tende a suar com mais frequência, é recomendado lavar e esfoliar após a aplicação.

Azeite de oliva

O azeite de oliva possui compostos anti-inflamatórios, antioxidantes e outros nutrientes que mantêm a pele limpa e livre de manchas. Basta aplicar algumas gotas do azeite no local e massagear.

O azeite usado deve ser extravirgem e de procedência confiável, caso contrário é possível que o seu uso cause reações não desejadas.

Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é rico em antioxidantes, refresca e rejuvenesce a pele. É facilmente absorvido, pois é parecido com o óleo produzido naturalmente pelo corpo, e ajuda a controlar a oleosidade e a regeneração cutâneas. Para conferir outros benefícios do óleo de jojoba, confira o artigo "Óleo de jojoba: para que serve e benefícios".

Aplique algumas gotas e deixe descansar durante a noite. O ideal é ter cautela, pois o excesso de óleo pode acabar entupindo os poros. Se sua pele for muito oleosa, lave após alguns minutos da aplicação.

Óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto apresenta componentes antimicrobianos, antissépticos, bactericidas e anti-inflamatórios.

Óleos essenciais são um pouco voláteis, por isso, em alguns casos, é recomendado que eles sejam misturados com outros óleos vegetais, também chamados de óleos carreadores (saiba mais a respeito na matéria "O que são óleos essenciais?"). Nesse caso, o óleo essencial de eucalipto pode ser misturado a um óleo vegetal como óleo de jojoba, azeite de oliva, manteiga de cacau ou óleo de coco.

  • Misture uma a duas gotas do óleo essencial de eucalipto com uma colher de sopa de óleo carreador;
  • Aplique no rosto tomando cuidado com a região dos olhos;
  • Enxágue após 15 minutos.

Atenção: o uso do óleo essencial de eucalipto não é recomendado para quem sofre de asma. Mulheres que estiverem grávidas e amamentando também devem evitar o óleo. Além disso, faça o teste de alergia no antebraço antes de aplicar no rosto. Caso apresente alguma reação, retire o óleo essencial usando óleo vegetal.

Como evitar manchas na pele

Conheça algumas dicas simples para evitar que as manchas na pele voltem tão cedo:

  • Esfolie a pele diariamente;
  • Use filtro solar diariamente, reaplicando-o na metade do dia, dependendo de sua exposição ao sol;
  • Beba bastante água e outras bebidas hidratantes, como sucos de frutas naturais e chás;
  • Exercite-se regularmente. O exercício ajuda a desintoxicar o sangue e a limpar a pele;
  • Nutricionistas apontam que dietas ricas em alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, produtos que contêm lactose, frituras e açúcares fazem mal para a saúde da pele, bem como cafeína, chocolate, álcool, manteiga, queijo e frutos do mar. Por outro lado, vegetais são ótimos alimentos para uma pele mais saudável, principalmente aqueles ricos em fibras.

Fontes: Healthline, Medical News Today, Natural Beauty Tips (1 e 2), Natural Living Ideas, PMC, Style Craze (1 e 2)

Veja também

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×