Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ainda não achou nenhuma receita que ensine como fazer óleo de coco? Confira esse método caseiro bem fácil!

Como fazer óleo de coco em casa? Essa é uma pergunta interessante, principalmente para quem conhece todos os benefícios do óleo de coco e nunca imaginou ser possível produzi-lo no estilo caseiro. Pensando nisso, o Portal eCycle separou uma receita bem legal e fácil de fazer. Confira o passo a passo:

sorvete-vegano
5 receitas fáceis e práticas de sorvete vegano
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Como fazer óleo de coco caseiro

Materiais necessários

  • 2 unidades de coco de casca marrom maduros e com bastante água em seu interior (de preferência orgânico);
  • 1 jarra de vidro ou plástico de 1 litro;
  • 3 xícaras de água do próprio coco;
  • 1 pano para filtrar;
  • 1 vidro grande de boca larga e com tampa;
  • Liquidificador;
  • 1 garrafa PET.
Aipo
Aipo: receitas e benefícios à saúde

Modo de preparo

  1. Junte três xícaras de água de coco e polpas picadas de dois cocos e coloque tudo dentro do liquidificador;
  2. Deixe bater até três minutos – a mistura ficará parecendo com um creme. Caso ela fique muito densa, adicione água filtrada até que o creme alcance uma consistência uniforme e fina;
  3. Com o auxílio do pano, esprema o creme, até que todo o leite do coco seja retirado. A polpa que sobrar pode ser congelada e reservada para ser usada futuramente em doces. Coloque o leite dentro de uma jarra de vidro, cubra-a e deixe descansar durante 48 horas em um local sem iluminação;
  4. Depois de dois dias, coloque o líquido em uma garrafa PET e deixe em um local com temperatura ambiente (em torno de 25°C), sem a presença de raios solares;
  5. No período entre seis e oito horas, a parte líquida sofrerá um processo de separação entre o óleo e o leite. Aguarde a finalização desse processo e coloque a garrafa PET na geladeira durante três horas. O óleo passará do estado líquido para o sólido;
  6. Coloque a garrafa PET deitada e faça um corte o mais próximo possível da linha do óleo, para facilitar sua retirada (atenção: cuidado ao manusear objetos que podem apresentar algum tipo de risco);
  7. Coloque a substância sólida em um recipiente de vidro com a boca larga;
  8. Veja a substância sólida contra a luz, o óleo terá uma coloração amarela, isto é, a cor natural do óleo virgem do coco. Em temperaturas acima de 27°C a substância poderá passar do estado líquido para o sólido e adquirirá uma cor branca. A duração do óleo de coco é de dois anos a partir do momento em que foi feito.
Alivie picada de mosquito com 12 receitas caseiras

Quais são os benefícios do óleo de coco caseiro?

como-fazer-óleo-de-coco
Foto de deanna alys na Unsplash

O óleo de coco caseiro, além de ser natural, é muito benéfico para a saúde e também pode ser usado em tratamentos estéticos.

Estudos publicados pela Society Cosmetic Chemists mostraram que o óleo de coco ajuda a prevenir danos causados aos cabelos por causa da penteação e trata os fios danificados química (clareamentos) e termicamente (água quente do chuveiro, calor de chapinhas, secadores, etc.). Isso porque, de acordo com os estudos, o óleo de coco ajuda a evitar a perda de proteínas e água dos cabelos, além de servir como um filme lubrificante.

Peles secas, escamosas, ásperas e que coçam estão associadas à má funcionalidade na barreira de proteção natural da pele – uma condição que pode ser causada até mesmo pela água quente do chuveiro. De acordo com o estudo publicado pela ScienceDirect, o óleo de coco é um ótimo hidratante para esses casos, apresenta efeitos antissépticos e é mais eficaz que óleos minerais.

como fazer hidratação com óleo de coco
Hidratação com óleo de coco: como fazer?
óleo de coco para pele
Óleo de coco para a pele: benefícios e usos
Por que usar o óleo de coco para fritura?
Benefícios do óleo de coco para cabelo

O óleo de coco melhora a digestão e a função intestinal, acalmando a síndrome do intestino irritável; melhora a secreção de insulina e a utilização da glicose no corpo, assim como dos ácidos graxos essenciais; aumenta a taxa do colesterol bom (chamado de HDL); enriquece o leite materno; previne a diabetes gestacional; reduz a pressão arterial; aumenta a taxa metabólica e a função da tireoide e atua como antioxidante.

Antioxidante
Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

Além disso, ele ajuda a prevenir doenças no fígado e rim; contribui para dissolver pedras nos rins; previne problemas de envelhecimento como osteoporose, doença periodontal e cáries; reduz a necessidade do corpo de vitamina E; reduz crises epiléticas; diminui ondas de calor; reduz sintomas de pancreatite, doença de Crohn, eczema, dermatite, psoríase, úlceras estomacais e inflamações.

Saiba mais sobre ele na matéria: “Óleo de coco natural: para que serve e como usar“.

Usos inusitados do óleo

O óleo de coco pode ser usado como repelente de mosquito e não há problemas em aplicá-lo diretamente sobre a pele. Ele também é bom porque não deixa a pele seca e áspera como alguns tipos de repelentes, além de ter propriedade hidratante..

Aplicado na pele, uma colher de sopa de óleo de coco serve também como um anti-inflamatório. Além disso, ele ajuda no tratamento do inchaço causado por acnes ou picadas de mosquito. O óleo de coco é um produto ótimo para diminuir a dor de artrite. 

Por outro lado, também pode ser usado para branquear os dentes! Ao enxaguar seus dentes com uma pequena quantidade de óleo de coco por aproximadamente 30 segundos todos os dias de manhã, e antes de dormir, você verá seus dentes mais brancos com o tempo.

Controvérsias sobre o uso do óleo de coco

Apesar dos estudos mencionados terem concluído que o óleo de coco pode apresentar benefícios para o tratamento e prevenção das doenças mencionadas acima, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) considera que as análises realizadas até então são controversas e inconclusivas. Por isso, recomenda que o óleo de coco não seja prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças.

A Abran ainda afirma que:

  1. Quando o óleo de coco é comparado a óleos vegetais menos ricos em ácido graxo saturado, ele aumenta o colesterol total.
  2. Estudos que concluem que o óleo de coco possui atividade antibacteriana, antifúngica, antiviral e imunomoduladora (que auxiliam o sistema imunológico) são predominantemente experimentais, notadamente in vitro, não havendo estudos clínicos demonstrando esses efeitos.
  3. Até o momento, não existem evidências clínicas de que o óleo de coco possa proteger ou atenuar doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.
  4. Um número muito pequeno de estudos, com resultados controversos, tem relatado os efeitos do óleo de coco sobre o peso corporal em seres humanos.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais