Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda mais sobre a técnica chinesa de Wu Wei

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Wu wei é uma expressão chinesa que significa “não fazer”, ou, simplesmente, não fazer nada. Ela é derivada das crenças do taoísmo, uma religião que promove a conexão humana e animal ao universo. Um de seus principais textos indica, também, que é necessário seguir “O Caminho”, e que ele nada faz, mas mesmo assim as coisas acontecem. 

Enquanto a expressão não acredita necessariamente em não fazer nada, ela segue pelo pensamento em que as ações precisam ser feitas sem esforço, como uma “ação sem ação”. É sobre estar em paz enquanto as tarefas são feitas, aumentando sua eficácia. É possível associá-la a momentos de extrema concentração e fluxo. 

O taoísmo acredita, por sua vez, que as melhores ações são as que são feitas naturalmente, com ausência de violência e espontâneas. A espontaneidade procurada é o reflexo do meio ambiente e de processos naturais, certificando-se de que “se nade com a correnteza em vez de contra ela”. 

A religião vê o wu wei como a maior fonte de virtude, uma que não é premeditada e está em sincronia com o fluxo do universo e da natureza. 

Taoísmo

A prática do taoísmo é influenciada por uma coleção de poemas intitulados “Tao Te Ching”, que pode ser traduzido como “O Caminho e Seu Poder”. O caminho, nesse caso, indica a trajetória estipulada pelo o universo — que deve ser seguida por todos os seres vivos em busca de harmonia. 

Ação nos esportes

Muitas vezes, quando atletas estão no seu auge e excedendo no que fazem, acredita-se que eles se encontram “na zona” — alertas e profundamente focados no que fazem, deixando de lado qualquer distração. E, embora às vezes pareçam como ações sem esforços, seus corpos fazem coisas extraordinárias. 

Um artigo publicado no Asian Journal of Sport and Exercise Psychology aponta que adotar os princípios do wu wei seria benéfico aos atletas. Enquanto a psicologia indica os atos de mindfulness na prática de esportes, o artigo promove combinar ambas as técnicas, ou alertar para os benefícios do wu wei

Mindfulness ou atenção plena é um estado de consciência que ocorre quando intencionalmente colocamos nossa atenção no momento presente, sem julgamentos. Essa é uma das definições da palavra, que muitas vezes é traduzida para o português como atenção plena, mas cuja tradução é complicada, já que o termo em inglês é bastante abrangente e é usado tanto para o conceito geral quanto para a técnica de meditação mindfulness.

Ambos os termos têm princípios parecidos, onde viver no momento e deixar as distrações de lado é o melhor caminho para se exceder e crescer. 

Em frente a pandemia, muitos atletas e esportistas mudaram sua relação com o esporte, vendo vencer como algo momentâneo e escasso. Portanto, entender os conceitos adotados pelo wu wei pode abranger as dimensões de como o atletismo é praticado.