Capim-santo: conheça benefícios e propriedades medicinais

eCycle

Também conhecido como capim-limão e capim-cidreira, o capim-santo pode ser usado em aromaterapia, na medicina e em cosméticos

Capim santo

O que é capim-santo

O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar. O capim-limão é originário da Índia, amplamente cultivado em países de clima tropical e subtropical e se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil. O principal uso se dá através do chá de capim-santo, mas a erva também tem grande aplicação nas indústrias farmacêutica, alimentícia, de cosméticos e na perfumaria, além de ser bastante utilizada na aromaterapia. O óleo essencial de capim-santo é empregado em cosméticos, como óleos perfumados, shampoos, sabonetes e sabões, desodorizantes e loções, entre outros.

Benefícios do capim-santo e suas propriedades medicinais

Muito se fala sobre suas propriedades, mas afinal, para que serve o capim-santo?

Seus principais constituintes são o citral, composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos, e o mirceno, responsável pela ação analgésica; outros cinco de seus componentes possuem o poder de inibição da coagulação sanguínea. O citral também aumenta a capacidade do corpo de aproveitar a vitamina A.

Na aromaterapia, o óleo de capim-santo é muito utilizado, pois ajuda a aliviar depressão, estresse e tensão do corpo. Popularmente, é usado em forma de cataplasma (massa medicamentosa) para tratar as dores de artrite e em banhos para aliviar os músculos doloridos; o capim-limão também ajuda a aliviar espasmos musculares, reduzindo todos os sintomas relacionados a dor abdominal, dores de cabeça, dores nas articulações, espasmos do trato digestivo, cãibras musculares, dor de estômago, entre outros.

O óleo essencial diluído do capim-limão é também usado como um antifúngico para condições de pele, incluindo micose e pé-de-atleta. Seu extrato pode ser aplicado a feridas recentes e abertas, vez que a erva atua como um antisséptico que previne infecções, além de ser usada na desintoxicação dos órgãos digestivos do corpo, como o pâncreas, fígado, rim e bexiga.

O chá de capim-santo ou seu suco é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais e devido a sua função desintoxicante, ele também é incorporado em muitas dietas de emagrecimento.

Contra-indicações e efeitos colaterais do capim-santo

  • Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
  • Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
  • É contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;

Receitas com capim-santo

Chá de capim-santo

  • Coloque quatro a seis as folhas cortadas de capim-santo dentro de uma xícara de chá;
  • Adicione água fervente;
  • Tampe a xícara e espere a temperatura ficar agradável para beber;
  • Coe as folhas e ele e estará pronto para consumo.

Suco de capim-santo

  • Triture, no liquidificador, 40 folhas do capim-santo com um litro de água gelada;
  • Em seguida, coe;
  • Adicione o suco de 2 limões e açúcar a gosto.

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail