Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira receitas de creme para pentear caseiro com ingredientes simples

O creme para pentear caseiro pode ser a solução para o cabelo embaraçado pós-banho. Com ingredientes naturais, e receitas livres de parabenos ou sulfatos que danificam o cabelo e contribuem com a poluição química, esses produtos conseguem ajudar facilmente para desembaraçar os fios. 

Entre os tipos de creme para pentear existem diversos produtos que variam entre sprays ou leave-ins, porém, embora o nome indique um creme, outras fórmulas podem ajudar no processo de desembaraçar o cabelo. Óleos e até alguns tipos de vinagre podem ser usados no cabelo para se livrar de nós. 

Além de ser uma alternativa mais barata, o creme para pentear caseiro também é natural e sustentável. Produtos para cabelo que são comercializados, geralmente estão repletos de substâncias químicas nocivas, como o parabeno e o sulfato. 

Os sulfatos, embora responsáveis por tirar as impurezas do cabelo, também podem tirar o óleo natural que o couro cabeludo precisa para se manter hidratado e saudável. Ao remover todo o óleo natural dos fios, o uso do sulfato pode resultar em um couro cabelo seco e mais propenso à irritação.

Os parabenos são compostos químicos comumente usados como preservantes em produtos de beleza. De acordo com especialistas, o problema dos parabenos é o seu uso excessivo, que pode resultar na exposição cumulativa de químicos no corpo. Esses químicos podem perturbar as funções hormonais e estão associados ao aumento de risco do desenvolvimento de câncer de mama e toxicidade reprodutiva

Portanto, apostar no creme para pentear caseiro pode ser uma ótima ideia! Confira as receitas caseiras: 

Desembaraçador de vinagre de maçã 

O uso do vinagre de maçã no cabelo sempre foi recomendado, principalmente para os fios oleosos. Porém, você sabia que ele pode servir como creme para pentear? Para fazê-lo você vai precisar de:

Transfira o vinagre e o óleo essencial para a garrafa e deixe a mistura descansar por dez minutos. Depois, acrescente água até encher a garrafa e misture bem para incorporar os ingredientes. Use com o cabelo molhado após o banho.

Tratamento de óleo de coco

O óleo de coco é outro ingrediente usado em milhares de rotinas capilares, principalmente como um hidratante potente. Esse tratamento pode ser feito antes do banho para pessoas com o cabelo oleoso e hidrata os fios, facilitando na escovação. 

É só derreter óleo de coco e passar em áreas embaraçadas. Se desejar, lave o cabelo depois para eliminar o aspecto oleoso do cabelo. 

Leave-in de óleo essencial de laranja 

O leave-in de óleo essencial de laranja é um substituto de creme para pentear mais denso. Você vai precisar de: 

  • 1 colher de sopa de gel de babosa
  •  1 colher de sopa de glicerina vegetal
  • 5 colheres de sopa de água
  • 10 gotas de óleo essencial de laranja

Misture todos os ingredientes em um recipiente de vidro e depois é só aplicar e pentear o cabelo. Depois da aplicação, é recomendado que o leave-in seja retirado dos fios depois de dois dias.