Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Iniciativa engloba série de requisitos que focam na colheita do grão ideal

Imagem: Selva Bizarria/Nespresso

A produção na agricultura é um dos temas mais discutidos na esfera ambiental, principalmente no que diz respeito aos impactos que podem ser causados na natureza. Por isso, como parte de seu compromisso global, a Nespresso possui ações que visam garantir a qualidade sustentável de sua produção, do grão à xícara.

É o caso do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance, com o objetivo de fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas ecologicamente corretas e que também contribuam com a sua qualidade de vida. Atualmente, mais de 100 mil produtores de café em 13 países participam e são auxiliados por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.

O programa é dividido em três frentes: trabalho com produtores, focado na relação direta com a atividade desenvolvida por cada fazenda, considerando aspectos ambientais, econômicos e sociais; trabalho com agrônomos, para garantir a qualidade no campo, bem como ajudar a desenvolver planos personalizados, junto com os produtores de café, de forma a aumentar a produtividade e a sustentabilidade; e parcerias transformadoras com organizações que possam proporcionar oportunidades únicas na cadeia do café.

Fazenda em Carmo de Minas
Imagem: Fazenda de café na região de Carmo de Minas (MG). Selva Bizarria/Nespresso

“Mais de 280 mil hectares de fazendas de café são gerenciados de forma sustentável pelo nosso programa de qualidade. Nosso trabalho é uma busca constante por soluções construtivas para todos os atores que nos acompanham nessa jornada extraordinária do café, sempre pensando em uma comunicação mais transparente do trabalho que realizamos”, comenta Guilherme Amado, Gerente de Café Verde da Nespresso Brasil.

Recentemente, a companhia anunciou o investimento de mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à sustentabilidade, desde trabalho realizado no campo até a reciclagem das cápsulas de alumínio. O valor aplicado pretende construir a Nespresso como marca sustentável e geradora de impacto positivo em toda a cadeia do café, considerando como frentes fundamentais do processo a sustentabilidade ambiental, social e econômica, que beneficia desde os produtores e as suas comunidades até os negócios da empresa.

Para saber mais sobre as práticas sustentáveis da Nespresso, acesse o site e conheça sua história.


Veja também: