Subproduto do óleo essencial, o hidrolato de lavanda é excelente relaxante e hidratante

A lavanda tem propriedades relaxantes para a mente e o corpo, assim como hidratar e tonificar a pele

Lavanda

O que é um hidrolato?

Também conhecido por água floral ou hidrosol, o hidrolato de lavanda é um subproduto da destilação do óleo essencial de lavanda e carrega algumas propriedades da planta original que não são apresentadas no óleo, já que alguns componentes da planta só têm afinidade com a água (componentes hidrofílicos). Com aroma suave, ele tem aplicações na indústria de cosméticos, perfumaria, aromaterapia e fitoterapia. Além disso, apresenta propriedades hidratantes, tonificantes, refrescantes e relaxantes.

Lavanda

A lavanda é da família Lamiaceae e seu nome (Lavandula) vem do latim "lavare", que significa lavar, purificar. A espécie mais comum é a Lavandula angustifolia, muito presente na região do Mediterrâneo.

O hidrolato de lavanda é obtido a partir da destilação por arraste de vapor da flor, momento em que são separados o óleo essencial e a água floral. O processo de destilação da flor deve ser feito o mais rápido possível depois de colhida para não perder a sua essência. 

Utilizado como cosmético natural, o hidrolato possui um aroma suave, mas característico. Suas propriedades terapêuticas e medicinais são conhecidas pela humanidade desde a Antiguidade, quando gregos e romanos a utilizavam em banhos, na lavagem de roupas e em estudos medicinais, sendo prescrita no tratamento de indigestão, dores de cabeça e queimaduras. Na Idade Média, a lavanda era muito usada pela realeza devido ao seu perfume agradável e aproveitada pela população geral por seus poderes desinfetantes no tratamento de feridas e inflamações, sendo até utilizada na prevenção da peste bubônica que assolou a Europa no século XIV.

Propriedades

A água floral de lavanda é muito usada como aromatizante e purificador de ambiente, já que possui propriedades refrescantes e relaxantes. Também pode ser utilizada nas roupas e no travesseiro, atuando como calmante, revigorante e antiestresse, conferindo paz e equilíbrio. A lavanda induz o sono e relaxa o corpo e a mente, portanto não deve ser usada em situações que exigem atenção e concentração. Pode ser usada em crianças e adultos muito agitados, pessoas com insônia e com tensão nervosa.

O hidrolato atua como hidratante e tonificante e pode ser aplicado em todos os tipos de pele, as oleosas, sensíveis, ressecadas, entre outras. Ele regula a oleosidade, eliminando o sebo e equilibrando a produção de lipídeos. Junto a isso, ele possui propriedades antimicrobianas, ajudando também no tratamento da acne.

Além de tudo isso, esse hidrolato repleto de propriedades umedece a pele, purifica-a, atua como regenerador celular (prevenindo as rugas e manchas), cicatriza cortes e feridas, diminui a irritação de arranhões, picadas de inseto e queimaduras solares, além de agir como antisséptico, prevenindo infecções na pele. O hidrolato possui propriedades calmantes na pele, recomendado até para uso posterior à depilação.

Nos cabelos, ele atenua cachos, abaixa o frizz, diminui a oleosidade e pode ser usado para o tratamento de piolhos.

O hidrolato de lavanda tem diversos usos e pode ser misturado em fórmulas cosméticas como cremes, loções, géis, toners e bases cosméticas. Por exemplo, se misturado com argila verde ou branca, resultará em uma máscara facial de limpeza profunda e restauradora da pele; misturado no xampu, você terá um diluente com diversas propriedades terapêuticas, que relaxam o corpo e diminuem a oleosidade no couro cabeludo; pode ser usado na limpeza de banheiros e cozinhas, assim como na sua hortinha, já que é um produto natural e possui propriedades fungicidas e inseticidas.

Para obter todas essas propriedades, lembre-se de obter somente o hidrolato 100% natural, livre de químicas nocivas e compostos que possam alterar sua composição. Encontre seu hidrolato de lavanda e de outras plantas na Loja eCycle.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail