Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Hidrolato possui propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes

Hidrolato é um termo utilizado para fazer referência a um grupo de produtos que contêm diversas propriedades terapêuticas e substâncias aromáticas utilizadas pelas indústrias de cosméticos, perfumaria e aromaterapia. Conhecidos como água floral ou hidrossóis, eles podem ser feitos a partir de várias plantas.

Os hidrolatos apresentam pH levemente ácido, na faixa de 5 a 6, o que torna o meio pouco propício ao desenvolvimento de bactérias. Para que suas propriedades sejam conservadas, esses produtos devem ser mantidos em local fresco e em um vidro bem fechado.

Como fazer hidrolato

Hidrolato é o subproduto do processo de destilação na extração dos óleos essenciais. Esse processo consiste em submeter a matéria prima vegetal (folhas, flores, sementes e raízes) à ação de vapor d’água no momento em que o óleo essencial é extraído.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

Na destilação, o vapor d’água atravessa os tecidos da biomassa, levando, por meio de arraste, o óleo presente no interior das glândulas até o condensador. Mas não é somente o óleo essencial que é arrastado pelo vapor d’água, outros elementos voláteis aromáticos e bioativos da planta também estão presentes.

biomassa
O que é biomassa? Conheça vantagens e desvantagens

O vapor e o óleo essencial são resfriados no condensador até tornarem-se líquidos, assim como os elementos bioativos. No entanto, eles se unem à água condensada e não ao óleo essencial, e é essa mistura de água e elementos ativos que formam os hidrolatos.

A etapa seguinte ao condensador é a separação do hidrolato e do óleo, que é feita em um decantador. As substâncias são separadas por meio da diferença de densidade e polaridade entre elas.

Os hidrolatos, após a separação, são extraídos no seu estado puro e mantêm os mesmos componentes voláteis da planta que os originou. A fragrância é muito parecida com a do óleo essencial, mas um pouco mais fraca. Vale ressaltar que os hidrolatos nem sempre apresentam as mesmas características dos óleos essenciais.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Diferença entre hidrolato e óleo essencial

Diferentemente do óleo, o hidrolato é solúvel em água e se dissolve facilmente em aplicações à base de água – como banhos. Já os óleos, adicionados em soluções aquosas, flutuam no topo.

Hidrolato
Imagem de Kelly Sikkema no Unsplash

Benefícios e usos

Por conterem os nutrientes extraídos diretamente dos vegetais, os hidrolatos possuem propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. Alguns consideram suas propriedades terapêuticas e curativas. Eles podem ser usados para cuidados com corpo ou rosto, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés e também servem como aromatizadores de ambiente.

Por serem suaves, os hidrolatos podem ser usados em crianças, jovens, idosos e em pessoas com a saúde debilitada. A aplicação direta pode se dar para higienização da pele, uso como tônico facial, hidratação de cabelos e mãos, para refrescar o ambiente e para aromaterapia (em casos de asma e bronquite). Peles sensíveis, com queimaduras, feridas, eczemas, assaduras ou dores também podem receber os efeitos positivos das águas florais, pois elas refrescam e hidratam.

O que passar em queimadura de sol?

Existem vários tipos de águas florais, cada uma com sua característica específica. Alguns de seus benefícios são:

  • Hidratação e tonificação facial: lavanda, gerânio;
  • Acne e peles oleosas: alecrim, lavanda, gerânio;
  • Peles sensíveis e ressecadas: lavanda, gerânio;
  • Refrescar o corpo: hidrolato de lavanda;
  • Relaxar o corpo e a mente: lavanda, gerânio;
  • Revigorar o corpo e a mente: alecrim, lavanda.
  • Aromatizador para quarto de bebê: lavanda;
  • Aromatizador de carro: alecrim e gerânio;
  • Arranhões e picadas de insetos: lavanda, gerânio e citronela;
  • Perfumar a roupa: todos;
  • Aroma floral: lavanda, alecrim e gerânio;
  • Ambiente puro: alecrim, lavanda e gerânio;
  • Energizante: alecrim.

Você pode encontrar os hidrolatos naturais na Loja eCycle. Veja todos os tipos e escolha aquele que mais lhe agrada!

Cuidados com a pele
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Pode beber hidrolato?

Uma pesquisa de 2017 concluiu que a maioria dos hidrolatos podem ser consumidos em bebidas. Porém, como seu uso não é regulado em alimentos, e como não há pesquisas suficientes para comprovar seus efeitos dentro do organismo, não é indicado tomar hidrolato. O melhor é manter seu uso tópico.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais