Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Deepdraper é uma tecnologia que permite que as pessoas provem roupas em lojas on-line mesmo dentro de casa

Deepdraper é uma das mais novas tecnologias de roupas digitais em 3D. O princípio dessa tecnologia é tornar a compra de roupa on-line mais fácil. Isso porque ela tem a capacidade de escanear o corpo humano e transformá-lo em um avatar digital 3D. Desta forma, ao fazer uma compra on-line, o indivíduo consegue experimentar a peça de roupa e descobrir se ela cabe no seu corpo. 

Para o que serve? 

A tecnologia e o mundo digital acabaram ganhando mais espaço durante a pandemia de Covid-19. Afinal, as pessoas não podiam sair de casa devido à necessidade de confinamento. As compras on-line se tornaram essenciais para a sobrevivência humana, sejam de comida, produtos essenciais, brinquedos, tecnologias ou até mesmo roupas.

A deepdraper surgiu como um suporte para as empresas que têm investido cada dia mais em suas lojas on-line. Essa tecnologia torna possível que uma pessoa projete seu corpo em um avatar digital, como em um jogo, e experimente as peças no conforto de sua casa. Assim, ela pode decidir se aquela roupa irá caber em seu corpo, sem correr o risco de trocas. 

Outra finalidade útil da deepdraper são os jogos virtuais. Já que o mercado tem crescido no mundo, e cada vez mais jogos têm disponibilizado peças de roupas — conhecidas como skins — para os seus jogadores. Essas roupas são feitas com a finalidade de fazer o jogo parecer mais real, por isso uma tecnologia como essa pode ser extremamente útil e conveniente. Um exemplo disso são os jogos digitais League of Legends e Fortnite

Deepdraper X TailorNet

Apesar de apresentar inovações e adaptações mais acessíveis, a deepdraper não é uma tecnologia que surgiu agora. Há diversas outras técnicas criadas para essa mesma finalidade, como a TailorNet. No entanto, a deepdraper se diferencia ao prometer maior fidelidade às medidas corporais e ocupam menos espaço computacional — são menos pesadas para seu uso em aplicativos. 

Os resultados da criação do deepdraper mostraram que ela tem capacidade de projetar as roupas no avatar de forma natural. Ou seja, é possível ver as dobras da roupa no corpo, se ela fica muito apertada e até mesmo se fica grande demais. Desta forma, foi avaliado que a tecnologia conseguiu ultrapassar as que vieram antes da deepdraper, pois nenhuma apresentava tal fidelidade com a realidade. 

Como funciona? 

Para que a pessoa consiga provar a sua roupa on-line, ela precisa primeiro escanear o próprio corpo. Logo, ela irá tirar uma foto ou gravar um pequeno vídeo mostrando o corpo todo. O deepdraper irá captar a imagem e trabalhar em um avatar digital 3D que apresente o mesmo formato e tamanho corporal, e ainda copie a pose da foto. 

O comprador irá escolher a peça de roupa que pretende provar, enquanto o deepdraper pegará os dados desse produto para projetá-lo. Então, a tecnologia irá estimar como essa peça de roupa se encaixaria no corpo que ela acabou de escanear. Para finalizar, o avatar deve mostrar exatamente como a roupa vai ficar.

Quais os benefícios de tecnologias como a deepdraper?

Muitas vezes, quando uma pessoa resolve fazer a compra de uma roupa em lojas digitais ela não consegue ter noção da forma física da peça até que chegue em sua casa. Ou seja, apesar de escolher a vestimenta com o seu tamanho, com as cores e formatos desejados, o indivíduo só poderá experimentar a roupa quando ela chegar em suas mãos.

Desta maneira, acaba que essas lojas on-line têm diversos problemas com o retorno e a troca de peças. Afinal, se a pessoa receber a roupa e não gostar de como ela ficou em seu corpo, ela irá devolver. A tecnologia deepdraper tem como função principal evitar esse tipo de acontecimento.

Já que ao comprar uma peça on-line a pessoa pode simplesmente abrir sua câmera e deixar que a deepdraper faça a sua experiência de provadores sem a necessidade de sair de casa e ir até a loja.

Além de ser um ótimo investimento para empreendedores donos de marcas de moda, a deepdraper também auxilia pessoas que têm dificuldades para sair de casa ou simplesmente não têm tempo para ir em lojas físicas. 

Os criadores da tecnologia também afirmam que a deepdraper ocupa um espaço bem menor na memória digital. Isso faz com que ela seja bem mais rápida e dez vezes menor do que comparada a outras tecnologias de vestimenta digital. Desta forma tornando mais fácil para que uma empresa aplique essa função em suas plataformas digitais. 

Jogos on-line

Para os fãs de jogos realistas, a deepdraper é um sonho que se tornou realidade. Afinal, as empresas envolvidas nas criações desses jogos conseguem desenvolver personagens cada vez mais realistas,com tipos de corpos diferentes e visuais e roupas esteticamente agradáveis para quem é fã de moda digital.