Antocianinas das frutas vermelhas trazem muitos benefícios

Substância presente em frutas ajuda a prevenir várias doenças

Antocianinas são substâncias responsáveis pelas cores azul, violeta e vermelha na maioria das frutas. Costumam estar lado a lado com os flavonoides. Estão presentes nas amoras, mirtilos, cerejas, frutos da juçara e muitos outros alimentos. Existem mais de 600 tipos de antocianinas que são usadas para diversas funções, como corantes alimentícios e medidores de pH. No nosso organismo, as antocianinas causam diferentes efeitos benéficos. Veja alguns deles:

Antioxidante: este é o efeito mais estudado das antocianinas. Têm capacidade de combater o desenvolvimento de vários tipos de tumores, como os de cólon, de mama, de fígado e outros, além de proteger as células do sistema nervoso contra a degeneração, ajudando a prevenir doenças como o mal de Alzheimer. A fruta que tem mais antocianinas com efeito antioxidante é a amora;

Anti-inflamatório: vários estudos mostraram a capacidade anti-inflamatória das antocianinas sobre vários órgãos, desde o sistema digestório até as paredes de vasos sanguíneos. A substância se mostrou mais potente que o AAS (ácido acetil-salicílico - o principal componente da Aspirina);

Reforço para a memória de curto prazo: um estudo comparou a alimentação de ratos, incluindo mirtilos na dieta de um grupo e não incluindo-os na do outro. Os ratos que comiam as frutas, ricas em antocianinas, apresentaram melhor memória de curto prazo nos testes, mas não houve diferença na de longo prazo;

Prevenção de glaucoma: um estudo relacionou os efeitos antioxidantes das antocianinas com a menor incidência de glaucoma em mulheres;

Proteção ao coração: as antocianinas são capazes de inibir a ação do LDL (“colesterol ruim”) e estimulam a liberação de enzimas que agem contra o acúmulo de gorduras, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Agora que você já conhece os benefícios, que tal incluir as frutas vermelhas na sua dieta?

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