Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Considerada uma fruta afrodisíaca, romã é rica em nutrientes que promovem a saúde do corpo, da pele e dos cabelos

Imagem de NordWood Themes em Unsplash

Romã (Punica granatum) é o fruto da romãzeira, árvore comum em algumas regiões na Europa, Oriente Médio e Ásia Menor. Várias partes da árvore e da fruta, desde a casca até as sementes, são utilizadas há séculos com fins medicinais, graças aos diversos benefícios da romã para a saúde.

Por causa da abundância de sementes, as romãs eram consideradas símbolos de fertilidade pelas antigas culturas do Egito, Grécia e Roma. A Bíblia dos Hebreus registra muitas referências à fruta, e sua imagem foi usada extensivamente em moldes e esculturas de pedra encontradas no templo de Salomão em Jerusalém, Israel. A romã também é considerada um alimento afrodisíaco natural.

O maior comprador da fruta é a Inglaterra, que a utiliza principalmente em zonas de mineração, uma vez que a fruta é rica em manganês, que atua contra a contaminação por metais pesados. No Brasil, o consumo de romã é mais frequente em dezembro, durante as festas de Natal e Ano-Novo, não sendo tão popular nos outros meses do ano.

A romã é rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, melhorando o sistema imunológico. Além disso, tem antioxidantes que ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres, moléculas que podem causar envelhecimento prematuro, doenças cardíacas, doença de Alzheimer e até câncer.

A romã está entre as frutas mais saudáveis ​​do planeta. Ela pode ser consumida in natura, como suco ou chá. O chá, que deve ser feito com a casca da romã, é um grande aliado no tratamento de dores de garganta, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Os efeitos antibacterianos e antifúngicos da fruta também podem proteger contra infecções e inflamações na boca, como gengivite, periodontite e estomatite dentária.

Confira mais benefícios do consumo de romã e descubra por que você deveria incluir a fruta na sua dieta o ano todo!

8 benefícios da romã para a saúde e a beleza

1. Melhora a memória

O suco de romã é rico em polifenóis que melhoram a função da memória. Um estudo relatou que indivíduos que bebiam suco de romã diariamente tiveram melhor desempenho em testes de memória em comparação com aqueles que usaram uma bebida com placebo.

2. Reduz a pressão arterial e combate doenças cardíacas

De acordo com um estudo, beber apenas 60 ml de suco de romã por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar o colesterol e limpar a placa das artérias. O ácido púnico, principal ácido graxo da romã, também pode ajudar a proteger contra diversas doenças do coração.

Uma pesquisa, que reuniu pessoas com altos níveis de triglicerídeos, mostrou que 800 mg de óleo de semente de romã por dia reduz significativamente os triglicerídeos e melhora a proporção triglicerídeo-HDL. Outro estudo analisou os efeitos do suco de romã em pessoas com diabetes tipo 2 e colesterol alto. Eles notaram reduções significativas no colesterol LDL “ruim” e outros benefícios para a saúde.

3. Previne o desenvolvimento de alguns tipos de câncer

Estudos sugeriram que as romãs podem prevenir certos tipos de câncer e até auxiliar no combate à doença em diferentes estágios. As propriedades anti-inflamatórias e o rico conteúdo de polifenóis protegem o DNA de mutações, inibem o crescimento das células cancerosas e ajudam a prevenir a propagação do câncer, especialmente de próstata, mama, cólon e pulmão.

4. Alivia a artrite reumatóide

Graças às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, a romã pode diminuir a sensibilidade, o inchaço e a dor nas articulações. Alguns estudos também sugerem que o extrato de romã pode bloquear a produção de uma enzima que destrói a cartilagem, agravando a artrite.

5. Melhora a saúde óssea

Um estudo de 2013 descobriu que a romã pode ser usada para reduzir a perda óssea em animais com osteoporose, graças aos poderosos antioxidantes da fruta.

6. Auxilia na perda de peso

A romã é rica em fibras, que retardam a digestão e ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. E, quanto mais saciado você se sentir, menor será a sua ingestão de calorias.

7. Combate a acne

Os antioxidantes da romã ajudam a combater a acne, afastando a inflamação que pode causar erupções cutâneas. Além disso, também promove a hidratação da pele, sem deixá-la oleosa.

8. Auxilia no crescimento saudável do cabelo

Os antioxidantes (sim, de novo eles!) da fruta tornam os folículos capilares mais fortes e melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, fatores que ajudam a estimular o crescimento do cabelo.


Fontes: Taste of home, Healthline, Ty Ty Webmd


Veja também: