Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A maioria das partículas é menor que 10µm e, portanto, ambientalmente relevante

Uma nova pesquisa, realizada por uma parceria entre universidades internacionais e publicada no Journal of Hazardous Materials Advances, revelou que as águas residuais de uma instalação de reciclagem do Reino Unido estão carregando altas concentrações de microplásticos para corpos hídricos, como rios

Na Suíça, estações de tratamento de água com filtros de areia conseguem remover nanoplásticos da água potável

O estudo utilizou amostras coletadas de uma instalação de reciclagem de plástico de última geração no Reino Unido, que recebe 22.680 toneladas de resíduos plásticos misturados por ano. Os dados mostraram que a maioria das partículas que escapam para o meio ambiente tem tamanho inferior a 10µm (micrômetros), o que os pesquisadores consideram ambientalmente relevante. 

Os resultados indicaram que, anualmente, mais de mil toneladas de partículas de plásticos menores que 5µm, ou seja, microplásticos, não são removidas pela filtração e são liberadas nas águas residuais em corpos hídricos. 

microplasticos-brasil-750
Ambientes marinhos e de água doce no Brasil sofrem com poluição por microplásticos, de acordo com estudos

Diante disso, os pesquisadores recomendam que as instalações de reciclagem adotem urgentemente filtros adicionais para remover esses microplásticos menores antes da descarga na água residual. 

Os cientistas também sugerem que a quantidade de microplásticos nas águas residuais seja incluída nos regulamentos de controle de poluição da água

Como a reciclagem libera partículas de plástico nas águas residuais?

As instalações de reciclagem de plástico utilizam processos nos quais os plásticos são separados por tipo, fragmentados e granulados e, em seguida, peletizados para reprocessamento. 

O uso de fricção mecânica, abrasão ou métodos similares durante os processos de reciclagem pode aumentar a concentração de microplásticos na água de lavagem usada nessas operações.  

Nanoplásticos causam efeitos bizarros em embriões de galinhas, revela pesquisa

No entanto, os pesquisadores ressaltam que a poluição por microplásticos na água de lavagem das instalações de reciclagem de plástico é pouco estudada, existindo uma lacuna de pesquisa e conhecimento sobre como essas instalações podem contribuir para o problema da poluição plástica ambiental.

É preciso cancelar a reciclagem?

Com a atual produção de plástico e o crescente problema da poluição plástica global, a melhoria da qualidade da reciclagem de plástico tem sido vista como uma solução ambiental. 

Entretanto, setores da sociedade se posicionam de forma diferente a respeito da necessidade de “cancelamento da reciclagem”. 

Carne animal e laticínios estão repletos de microplásticos, revela pesquisa

Enquanto os cientistas da pesquisa afirmam que, “embora a reciclagem seja uma prioridade baixa para alcançar uma economia circular, existem algumas situações em que a reciclagem é um método essencial de redução de resíduos”, a ONG Greenpeace argumentou em um relatório recente que “Os plásticos reciclados são mais tóxicos que o plástico não reciclado e inerentemente incompatíveis com uma economia circular”, defendendo o fim do uso desse tipo de material. 

Cenário atual

A recente pandemia de Covid-19 gerou um aumento substancial no volume de resíduos plásticos médicos produzidos, para os quais o tratamento padrão de resíduos é a incineração ou o aterro sanitário

A produção global de plástico aumentou de 359 para 367Mt de produção global de plástico virgem entre 2018 e 2020. 

plásticos e saúde
Plásticos e saúde: o que se sabe a respeito?

Enquanto isso, pesquisas revelam a presença de plástico na corrente sanguínea, placenta, intestino e pulmões de seres humanos, sem concluírem qual é a relação entre os plásticos e a saúde pública e dos animais não humanos. 

Dessa forma, pode-se considerar que o uso desse material se tornou um passivo ambiental que precisa ser debatido pela sociedade. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais