Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Janela de vidro triplo é alternativa econômica que reduz emissão de gases-estufa

A janela de vidro triplo consiste em três painéis de vidro diferentes colocados de maneira paralela. Esses painéis são divididos por um espaço, que leva em seu interior algum tipo de gás — como o krypton — para deixar a janela de vidro triplo mais forte. Esse tipo de janela é ótimo para quem vive em lugares frios, barulhentos e que quer reduzir a perda de energia de suas casas. 

História 

A janela de vidro triplo foi patenteada em 1991 por pesquisadores da Lawrence Berkeley National Laboratory. A invenção significou um passo importante para as construções sustentáveis. Afinal, ela proporciona uma economia no gasto de energia de pelo menos 39%, segundo os estudiosos.

A ideia não vingou e as pessoas optaram por continuar com janelas de vidro duplo ou único. Segundo especialistas, isso se deu porque o preço da janela de vidro triplo era maior que de outras opções. Além disso, os compradores não achavam que o valor da janela era o suficiente para equilibrar os anos de economia que teriam com seu uso.

Foi em 2019, com o movimento das casas passivas, que a janela de vidro triplo voltou à ação. A premissa do movimento era construir casas com máxima isolação. Desta forma, reduzindo o consumo de energia gerado por esses tipos de construção. Já que a janela de vidro triplo é a alternativa que oferece maior isolamento, os ativistas da causa optaram pelo seu uso. 

Com a mudança climática ficando em alta, a busca por prédios sustentáveis também cresceu. A janela de vidro triplo chamou atenção. Ela é a opção mais viável para a construção de prédios ecologicamente corretos, que ajudem na redução de emissões de gases-estufa.

Necessidade da janela de vidro triplo

Imagine que você vive em uma cidade barulhenta e fria na maior parte do tempo. Janelas com pouco revestimento, quando fechadas, não guardam o calor nem garantem o silêncio necessário. Na verdade, o barulho pode continuar e uma pequena quantidade de frio pode passar.

Para resolver esse problema é comum que as pessoas comprem aquecedores, que gastam muita energia. O uso constante dessa tecnologia pode aumentar significativamente o preço das contas da casa. Isso, consequentemente, gera mais emissões de carbono, já que a produção de energia aumenta.

Com o uso da janela de vidro triplo, o morador tem mais conforto em sua casa. Afinal, os componentes deste material impedem a entrada de ar frio dentro da residência. Sem contar que a janela de vidro triplo é mais resistente a mudanças climáticas constantes, como chuvas fortes e granizo.

Para além do bem-estar do morador, a janela de vidro triplo oferece a possibilidade de construção de prédios ecológicos. Isso porque a quantidade de energia usada pelos prédios pode ser diminuída com este material, trabalhando nas emissões de gases-estufa de cada país. 

De acordo com o relatório Advancing Net Zero 2021, a indústria da construção civil é responsável por 10% da emissão de gases de efeito estufa. Trabalhar com materiais naturais e que promovem redução do carbono na atmosfera é a melhor forma de diminuir esse impacto. 

Em prédios comerciais, a redução de barulho externo também é um ponto positivo para os trabalhadores.

Janela de vidro triplo e janela de vidro duplo 

A janela de vidro duplo tem a mesma função da janela de vidro triplo, maior isolamento da residência. Assim como a alternativa tripla, a dupla conta com duas placas de vidro alinhadas paralelamente com o preenchimento de gás no espaço que as separa. 

O uso da janela de vidro duplo é adequado para regiões com menor incidência de mudanças climáticas. Ou seja, ela é uma boa alternativa para locais que têm uma temperatura amena. Ela também exerce um bom trabalho na redução dos gastos de energia. 

No entanto, seu potencial é reduzido em comparação com a janela de vidro triplo.

janela de vidro triplo

Prós da janela de vidro duplo

  • Tem um preço acessível;
  • Fácil de se encontrar independentemente do tamanho;
  • Disponível numa variedade de materiais de moldura;

Contras da janela de vidro duplo 

  • Vedações em janelas de baixa qualidade podem falhar;
  • Vidros rachados são difíceis (e muitas vezes caros) de substituir;
  • Não tão seguro (mais fácil de quebrar) quanto o painel triplo;

Prós das janelas de vidro triplo 

  • Proporcionar melhor isolamento do que janelas de vidro duplo;
  • Reduz o ruído exterior;
  • É eco-friendly;

Contras das janelas de vidro triplo

  • A economia de energia pode não ser suficientemente significativa para justificar um custo adicional;
  • O peso adicional pode exigir modificações na estrutura da sua casa;

Trocar por uma janela de vidro triplo

Se você tem uma janela de vidro único em sua casa, talvez esse seja o momento certo para mudá-la. Caso sua casa tenha sido construída com janelas duplas, considere mudar para janelas de vidro triplo. Ambas têm impacto significativo na economia de energia e na redução de emissões de gases. 

Porém, a janela de vidro triplo é mais moderna e foi criada para ter uma eficiência maior. Apesar da janela de vidro triplo ter um preço superior, ela dura por mais de dez anos e reduz impactos ambientais com maior eficiência. Além disso, essas janelas são difíceis de quebrar e protegem os moradores de climas extremos. 

Confira alguns sinais de que você precisa substituir sua janela por uma janela de vidro triplo:

Dificuldade em manter uma temperatura consistente em casa: janelas antigas e com menos camadas podem fazer com que o ar circule com maior facilidade pela casa em períodos de muitos frio ou calor; 

Janela embaçada: janelas de vidro duplo antigas de baixa qualidade podem perder o selo que impede o ar de entrar. Isso faz com que o ar entre pelas frestas até os espaços entre os vidros, causando manchas turvas em um dos painéis. A alternativa mais eficiente para isso é trocar totalmente a janela.

Janelas quebradas: quando quebradas, janelas representam um risco de acidentes. Além de terem baixa eficiência energética. No caso de não poder trocar o material, será preciso comprar uma nova.

Suportes danificados: ao comprar uma janela de vidro triplo ou duplo, certifique-se de escolher o suporte correto. Suportes de vinil e alumínio são mais resistentes ao clima do que os de madeira.