Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Alternativas de baixo impacto, os ecomateriais contribuem para a redução de lixo no planeta

Os ecomateriais são materiais livres de substâncias tóxicas e produzidos com baixo impacto ambiental. Eles substituem os materiais convencionais fabricados, que apresentam impactos negativos para o meio ambiente. O ideal é que o seu ciclo de vida seja o maior possível, para reduzir o consumo de novos produtos. 

O que são?

Ecomateriais. Imagem de neelam279 em Pixabay

O conceito de ecomateriais surgiu no Japão, em 1991, anteriormente  à Conferência Rio 1992.  Os ecomateriais são materiais de origem natural ou sintética, e substituem os materiais convencionais na realização de processos e fabricação de produtos. Eles não oferecem riscos para o meio ambiente, sendo apresentados como uma alternativa sustentável para os materiais convencionais de produção. 

Esses materiais são livres de toxicidade, produzidos a partir de fontes renováveis de energia, com reduzido gasto de água e sem a emissão de poluentes. Eles podem ser produzidos a partir do reúso de materiais já inseridos na cadeia produtiva.

De acordo com um estudo, os critérios estabelecidos para classificar um ecomaterial são o menor consumo de energia e água durante a sua produção, com o uso de matéria-prima renovável e de baixo impacto ambiental. Ele pode contribuir para a redução de dióxido de carbono, absorvendo a substância.

Além disso, é ideal que um ecomaterial tenha o maior tempo possível de vida útil, para evitar o consumo de novos produtos. Um ecomaterial não deve ter em sua composição a presença de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) e, se possível, ser de fácil manutenção.

Categorias

De acordo com um estudo, os ecomateriais podem ser classificados em várias categorias, de acordo com o material que os compõem. Eles podem ser materiais que absorvem resíduos e poluentes, livres de tóxicos, biodegradáveis, produzidos por fontes renováveis, de baixo impacto ambiental e com funções pré-estabelecidas.

Os materiais planejados para desempenhar determinadas funções no meio ambiente estão inseridos na lógica da Química Verde. A Química Verde consiste em estabelecer formas de prevenir a poluição gerada por atividades da área química.

Utilidades dos ecomateriais

Materiais de construção

Os ecomateriais podem ser utilizados para a composição de construções sustentáveis. O conceito de construção sustentável leva em conta a reutilização e redução no uso dos recursos renováveis, mantendo o equilíbrio ambiental. 

Dessa forma, as construções podem usar materiais renováveis, de composição natural e biodegradáveis. Um exemplo é o concreto sustentável, uma alternativa que faz uso de materiais reciclados ou naturais.

De acordo com uma pesquisa, foram desenvolvidos concretos a partir de uma mistura de concreto comum, cenoura e beterraba. O uso desses vegetais para a produção favorecem a durabilidade do concreto, umidificando o material de forma mais eficiente. A umidificação é essencial para o aproveitamento completo do concreto na construção.

Outras formas de produzir o concreto sustentável são a partir de resíduos de demolição ou de uma mistura de álcool e areia. O primeiro modelo consiste na reciclagem de materiais já inseridos na cadeia produtiva. Enquanto isso, o segundo modelo faz uso de materiais naturais para produzir um material de construção.

Despoluição

Após o seu uso, os ecomateriais podem ser reciclados ou, ainda, liberados no meio ambiente sem provocar danos ambientais. Além de não oferecerem danos, os ecomateriais podem conter, em sua composição, materiais benéficos para o meio ambiente, que contribuam para a despoluição. Assim, eles podem ser utilizados para detectar o dióxido de enxofre, adsorver corantes e para o tratamento de efluentes industriais e têxteis. 

Captação de água

O modelo arquitetônico Warka Water, desenvolvido pelos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler, consiste em uma torre composta por ecomateriais porosos. Esses ecomateriais têm a capacidade de absorver a umidade presente na atmosfera e armazenar 100 litros de água por dia. 

Esse processo ocorre de forma independente da temperatura ou umidade relativa do ar do local, sendo uma alternativa para locais que sofrem com a escassez hídrica. A construção é composta por materiais capazes de elevar a condensação do orvalho.

Cola de adesivos

A cola dos adesivos é composta por produtos químicos que podem levar a danos ambientais. Como substituto do adesivo convencional, foi desenvolvido um adesivo  um sustentável a partir do óleo presente na semente da mamona

O óleo é extraído da planta a partir de um equipamento e, posteriormente, passa por um processo de fabricação da cola do adesivo. Esse mesmo material pode ser utilizado como impermeabilizante de madeiras.