Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça os incríveis benefícios do óleo de pracaxi, extraído da árvore nativa da Amazônia, para os cuidados com a pele e cabelos

óleo de pracaxi é extraído normalmente das sementes da árvore homônima (Pentaclethra macroloba (Wild.) Kuntze), nativa da Amazônia, que é muito importante para a população local, em virtude de suas várias utilidades.

Segundo estudos, o uso comercial das sementes do pracaxi não implica a derrubada da árvore para que seus benefícios sejam obtidos, o que, além de estimular a proteção da espécie, favorece a preservação da mata local e sua biodiversidade.

O óleo é produzido através da secagem das sementes e, em seguida, de um processo de prensagem. As sementes de mais secas produzirão um óleo mais escuro e com cheiro mais forte, porque têm uma concentração mais alta de ácido beênico.

Na verdade, o pracaxi tem uma das concentrações naturais mais altas de ácido beênico, que é um ácido graxo que cria uma barreira protetora contra a poluição e os riscos ambientais para a pele e o cabelo. Também é muito rico em ácidos graxos poli-insaturados, principalmente oleico (ômega 9) e linoleico (ômega 6), que promovem a firmeza dos fios.

Tradicionalmente usado no Brasil para tratar picadas de cobras e escorpiões, além de úlceras e feridas, é também utilizado em produtos de beleza no mundo todo, graças às suas incríveis propriedades hidratantes. Os benefícios do óleo de pracaxi podem ser observados sobretudo na pele e nos cabelos.

Por que apostar no óleo de pracaxi?

O pracaxi pertence à família Fabaceae e, no Brasil, é encontrado nas margens de rios e áreas de várzea, bem como em algumas áreas de sequeiro nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Pará e Roraima.

As sementes são coletadas nos rios, praias e riachos, depois secas ao sol e posteriormente armazenadas para comercialização, para que não haja danos às árvores e não precisem ser cortadas para a produção de óleo, o que mantém a floresta em pé.

O óleo de pracaxi bruto tem inúmeros benefícios associados ao tratamento capilar. Rico em ácidos graxos de cadeia longa, esse óleo tem uma ação poderosa no cuidado com os cabelos, atuando no fechamento da cutícula e reduzindo o frizz e as pontas duplas.

Além disso, é capaz de fortalecer as raízes dos fios evitando o ataque de fungos e bactérias e controlando assim a sua queda. O óleo também age como um poderoso revitalizante para peles com manchas, secas e envelhecidas – e ainda combate estrias!

Ele é capaz de restaurar a elasticidade da pele, reduzindo a perda de água transepidérmica e acelerando o processo regenerativo da pele. Além disso, contribui para a produção de colágeno e elastina, evitando o aparecimento de novas estrias e auxiliando nos processos de cicatrização.

Benefícios do óleo de pracaxi para os cabelos

Hidratação

Os ácidos graxos presentes no óleo promovem a hidratação profunda e o tornam especialmente benéfico para quem tem cabelos crespos, secos ou muito grossos, já que essa textura é naturalmente seca.

Proteção

O óleo de pracaxi pode proteger a fibra capilar contra danos, seja do sol, produtos químicos em outros produtos capilares ou poluição. Por ser tão rico em ácidos graxos, também protege contra a perda de queratina e água.

Brilho e maciez

Com o uso regular do óleo de pracaxi, o cabelo ganha elasticidade, maciez e fica mais fácil de pentear, porque tem excelentes propriedades de alisamento.

Caspa

O óleo de pracaxi pode ser uma excelente alternativa para cabelos e couro cabeludo excessivamente secos, por causa da concentração de ácido lignocérico.

Crescimento dos fios

Para estimular o crescimento saudável dos cabelos, basta massagear o óleo no couro cabeludo.

Como usar

Se estiver usando apenas óleo de pracaxi puro, você pode aplicá-lo antes de dormir como um tratamento noturno e enxaguar na manhã seguinte, ou aplicar algumas gotas após o banho para garantir um resultado suave e brilhante.

Recomenda-se misturar o óleo com seu condicionador ou spray condicionante para aumentar sua fórmula hidratante.

Benefícios do óleo de pracaxi para a pele

Irritações

Como o óleo de pracaxi possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antissépticas, ele é eficaz no alívio da coceira e da vermelhidão, sendo útil também para a pele manchada e irritada.

Hidratação

Peles secas e maduras são especialmente beneficiadas pela ação do óleo de pracaxi, graças a seu alto poder de hidratação.

Além disso, ele também promove a formação de colágeno e equilibra o tom da pele, porque auxilia na remoção de manchas e cicatrizes causadas pelo sol, pela acne e por feridas.

Problemas de pele

Além de ajudar a prevenir estrias e tratar infecções de pele, o óleo de pracaxi pode ser usado no tratamento de rosácea, eczema, psoríase, bolhas e erisipela, uma infecção cutânea causada por bactérias.

O óleo de pracaxi é um repelente natural para mosquitos, sendo eficaz também no alívio da coceira e do inchaço causado por picadas de insetos.

Repelente de mosquitos

Precauções com o óleo de pracaxi

Antes de aplicar o óleo na pele ou nos cabelos, recomenda-se fazer um teste de alergia, aplicando uma pequena quantidade em uma região da pele (como o braço). O produto deve ser usado em quantidades moderadas e pessoas alérgicas devem evitar o uso.

Nos cabelos e na pele, deve-se ter cuidado para não exagerar na aplicação, uma vez que, como todo óleo, o excesso pode causar obstrução dos poros e/ou dos folículos capilares.