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Greentech aposta na agricultura urbana com apelo da alimentação saudável. Só o mercado brasileiro de cogumelos comestíveis deve faturar cerca de R$ 60 bilhões até 2030

Por Página 22 | Relatório da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International destacou o crescimento da chamada “saúde holística” entre as 10 maiores tendências globais de consumo. O estudo mostra que os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua saúde física, mental e emocional, e buscam soluções para atender a essas necessidades. Isso inclui a adoção de uma dieta saudável, exercícios físicos regulares, o uso de produtos naturais e orgânicos, além da prática de meditação e outras técnicas que proporcionam bem-estar.

Muitas dessas pessoas também estão se importando cada vez mais em aliar a alimentação saudável com a sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, um dos alimentos que vem ganhando cada vez espaço no prato em todo o mundo é o cogumelo, uma fonte de proteína para quem substitui ou quer começar a substituir a carne nas refeições. 

De acordo com um relatório da Grand View Research, Inc., o mercado global de cogumelos deve faturar cerca de US$115,8 bilhões até 2030. No Brasil, a previsão gira em torno de R$ 60 bilhões no mesmo período.

Para aproveitar essa oportunidade, a startup Brota Companygreentech especializada em agricultura urbana, acaba de lançar no mercado brasileiro o kit de cultivo de cogumelos em casa. Uma inspiração veio dos Estados Unidos, onde a startup americana Back to the Roots vendeu, em 2022, vendeu 2 milhões de unidades desse produto.

O kit Brota Cogumelos permite o cultivo de dois tipos populares de fungos comestíveis – o shimeji branco e o shimeji salmão –, entre 5 e 7 dias. A caixa contém um substrato desenvolvido por biólogos e agrônomos da empresa, que oferece os nutrientes necessários para o cultivo. Tudo o que o consumidor precisa fazer é borrifar água no substrato três vezes ao dia, durante cerca de uma semana, para que os cogumelos cresçam.

Bruno Arouca, Rodrigo Farina e Juan Correa, sócios da Brota (Fotos: Divulgação)

Juan Correa, Rodrigo Farina e Bruno Arouca, sócios da Brota Company (Foto: Divulgação)

“Como líderes em agricultura urbana na América Latina, estamos orgulhosos em trazer essa tendência para o Brasil e aplicar nossa tecnologia nesse lançamento”, conta Rodrigo Farina, CEO da Brota Company. “Começamos nossa jornada com 10 tipos de temperos em hortas inteligentes e evoluímos o produto para mais de 50 tipos de temperos. Neste momento, damos um passo em direção ao nicho de cultivo de cogumelos. Acreditamos que plantar em casa, além de um hobby, pode ser – e será – algo fácil, saudável e sustentável”, complementa.

Este texto foi originalmente publicado pela Página 22 de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.


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