Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra o que causa cabelos brancos e como tratar os seus fios grisalhos

Imagem de Jens Lindner em Unsplash

Os cabelos brancos costumam dar os primeiros sinais de sua presença por volta dos 30 anos de idade – embora isso não seja uma regra. Estresse, alimentação, hábitos e, sobretudo, a genética influenciam no aparecimento dos fios brancos.

Os folículos capilares têm células pigmentares que produzem melanina, uma substância química que dá a cor ao cabelo. Conforme você envelhece, essas células começam a morrer. Sem o pigmento que dá cor aos cabelos, os novos fios nascem cada vez mais claros e assumem vários tons de cinza, prata e, eventualmente, branco. Uma vez que um folículo para de produzir melanina, ele não produzirá fios coloridos novamente.

Você pode culpar seu trabalho estressante pelos fios grisalhos, mas são principalmente seus genes os responsáveis pelo embranquecimento dos fios. Então, se algum de seus pais tinha cabelos grisalhos na casa dos 30 anos, há uma boa chance de você também.

Geralmente, pessoas brancas começam a apresentar cabelos cinza ou brancos na casa dos 30 anos. Os asiáticos podem começar um pouco antes, enquanto pessoas negras não costumam apresentar mudanças de cor antes dos 40 anos. Algumas pessoas podem começar a ficar grisalhas até dez anos ou mais antes ou depois do que a média das pessoas – aos 20 ou aos 45 anos. Não existe regra.

O que pode acelerar o aparecimento dos cabelos brancos?

Deficiência de vitaminas

Um relatório de 2015  reuniu vários estudos de deficiência de vitamina D-3, vitamina B-12 e cobre e sua conexão com cabelos grisalhos. Segundo o documento, as deficiências nutricionais afetam a pigmentação, sugerindo que a cor pode retornar com a suplementação de vitaminas.

Um estudo de 2016 analisou os fatores relacionados ao envelhecimento prematuro em jovens indianos com menos de 25 anos de idade. Ele descobriu que níveis baixos de ferritina sérica, que armazena ferro no corpo, vitamina B-12 e o bom colesterol HDL-C eram comuns em participantes com cabelos grisalhos prematuros.

Genética

O envelhecimento prematuro do cabelo de uma pessoa está amplamente ligado à genética, de acordo com um relatório de 2013 publicado no Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology. Por isso, se um dos seus pais (ou ambos) tiverem começado a apresentar cabelos grisalhos antes ou por volta dos 30 anos, é muito possível que você siga o mesmo padrão.

Estresse oxidativo

Embora o envelhecimento seja principalmente genético, o estresse oxidativo no corpo pode ter um papel importante quando o processo ocorre prematuramente. O estresse oxidativo causa desequilíbrios quando os antioxidantes não são suficientes para neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que danificam as células, contribuindo para o envelhecimento e doenças.

O excesso de estresse oxidativo pode promover o desenvolvimento de doenças, incluindo o vitiligo, condição pigmentar da pele. O vitiligo também pode tornar o cabelo branco devido à morte das células da melanina ou à perda da função celular.

Certas condições médicas

Algumas condições médicas, incluindo doenças autoimunes, podem aumentar o risco de uma pessoa envelhecer precocemente. Na verdade, uma pesquisa publicada em 2008 mostrou uma conexão entre anormalidades do cabelo e disfunção da tireoide.

O cabelo branco também é comum na alopecia areata, uma doença autoimune da pele que causa queda de cabelo no couro cabeludo, rosto e outras partes do corpo. Quando o cabelo volta a crescer, ele tende a ficar branco por causa da deficiência de melanina.

Estresse

É comum pensar que o estresse pode fazer com que o cabelo fique branco prematuramente. No entanto, estudos sobre o assunto não foram capazes de provar essa correlação de forma conclusiva. Um estudo da Universidade de Nova York, publicado na Nature Medicine, descobriu que as células responsáveis ​​pela coloração do cabelo na fonte confiável podem se esgotar quando o corpo está sob estresse.

Outros estudos indicam que, embora o estresse possa desempenhar um papel, é apenas uma pequena parte de um quadro mais amplo em que doenças e outros fatores contribuem. O estresse pode acelerar a queda de cabelo, e, se você está na fase em que os grisalhos começam a aparecer, provavelmente terá a sensação de que eles estão aumentando – mas, na verdade, são só os seus cabelos mais velhos que estão caindo.

Tabagismo

O cigarro afeta o corpo todo, dos pés à cabeça – e isso inclui os cabelos. Um estudo de 2013 revelou que os fumantes têm 2 vezes e meia mais probabilidade de começar a ficar grisalhos antes dos 30 anos do que não fumantes.

Na mesma linha, um estudo de 2015 também demonstrou que fumar está relacionado a cabelos brancos prematuros em homens jovens.

Tinturas de cabelo químicas e produtos para os cabelos

Tinturas e produtos de cabelo químicos, até mesmo xampus, podem contribuir para o envelhecimento prematuro do cabelo. Muitos desses produtos contêm ingredientes prejudiciais que diminuem a melanina.

O peróxido de hidrogênio, que está presente em muitas tinturas de cabelo, é um desses produtos químicos nocivos. O uso excessivo de produtos que descolorem o cabelo também poderá fazer com que ele fique branco mais rápido.

O cabelo branco cresce diferente?

O cabelo grisalho é mais fino do que o cabelo com cor natural porque sua cutícula é mais fina. Seu cabelo precisa de proteção natural contra água, raios solares, umidade, produtos químicos e choques térmicos. Sem essa barreira, seu cabelo perde água. Assim, os cabelos grisalhos ficarão secos, frágeis e ásperos. O cabelo crespo tende a ser mais sujeito a danos, em comparação com o de asiáticos e brancos.

Como tratar os cabelos brancos?

Tratamento de umidade e óleos para o cabelo podem combater os tons de cinza opacos e secos. Produtos antifrizz também podem ajudar. O calor e a luz das lâmpadas ou do sol podem “descolorir” os cabelos grisalhos e torná-los amarelos, mas usar um xampu específico, de tom púrpura, pode ajudar a manter suas mechas com um tom prateado vibrante, se você é do time a favor de assumir os cabelos brancos.

Prevenção e reversão de cabelos brancos prematuros

Se a causa for genética ou envelhecimento, nada pode impedir ou reverter o processo. No entanto, o tratamento de cabelos grisalhos pode permitir o retorno da pigmentação da cor se a perda ocorrer em virtude de uma condição médica.

Quando as deficiências de dieta e vitaminas são a causa de cabelos brancos prematuramente, corrigi-las pode reverter o problema ou impedir que ele piore. Por exemplo, seguir uma dieta com muitos alimentos ricos em antioxidantes, incluindo vegetais e frutas, pode ajudar a prevenir o envelhecimento do cabelo.

Alimentos ricos em antioxidantes incluem:

Quem tem cabelos brancos por deficiência de vitaminas deve consumir mais alimentos carregados dessas vitaminas.

Remédios naturais

Existem muitas tinturas de cabelo no mercado que cobrem os cabelos brancos, mas muitas delas contribuem para o envelhecimento prematuro e podem causar reações alérgicas e adversas. Os remédios naturais oferecem uma alternativa para retardar o clareamento do cabelo sem prejudicar o corpo ou causar mais danos ao pigmento do cabelo. Confira:

  • Folhas de curry: quando combinadas com óleo de cabelo e aplicadas no couro cabeludo, as folhas de curry podem retardar o envelhecimento prematuro.
  • Erva-botão: as folhas de erva-botão, bhringaraj ou Eclipta prostrata escurece o cabelo e evita que ele fique branco antes do tempo. O suco das folhas é fervido em óleo de coco ou óleo de gergelim e aplicado no cabelo, com suaves massagens. Geralmente o produto é comercializado na forma de óleo ou pó.
  • Groselha indiana: também chamado de amla, é um suplemento de ervas reconhecido por reverter o envelhecimento prematuro, promovendo a pigmentação. Acredita-se que sua eficácia se deva ao fato da groselha ser rica em antioxidantes e propriedades antienvelhecimento. A amla está disponível como fruta em supermercados indianos. Também pode ser encontrado em pó ou suplemento, disponível online ou em lojas tradicionais de produtos naturais. O pó pode ser misturado ao óleo de coco e aplicado diretamente no couro cabeludo.
  • Chá preto: pode deixar o cabelo mais escuro, mais brilhante e mais macio. Mergulhe de 3 a 5 saquinhos de chá em 2 xícaras de água fervente, resfriando e adicionando ao cabelo limpo e úmido. O chá também pode ser misturado com o condicionador, deixado no cabelo por 1 hora e depois enxaguado.

Muitas mulheres “arriscam” permitir que cabelos grisalhos naturais apareçam para se sentirem autênticas

Pesquisadores da Universidade de Exeter entrevistaram mulheres que optaram por não tingir seus cabelos grisalhos e encontraram um “conflito” entre parecer natural e ser vista como competente.

As participantes do estudo, a maioria de países de língua inglesa, pertenciam a grupos on-line voltados para quem deseja assumir os cabelos brancos. Segundo elas, a principal compensação de assumir os grisalhos era entre autenticidade e a imagem de competência que os cabelos brancos transmitem.

As mulheres relataram sentir-se envergonhadas, inclusive pela família e pelos amigos, por serem muito naturais, mas também evitam parecer que tentam esconder a própria idade. Aqueles que foram apoiados por parceiros, familiares e amigos tiveram um período de transição mais fácil.

O fato é que assumir os brancos é uma tendência crescente, que tem conquistado cada vez mais adeptas (e adeptos) ao longo dos anos. E você, é do time que pinta ou cabelo ou do time que assume os brancos sem medo?


Fontes: Phys.org, Medical News Today, Berkeley Wellness, Webmd e Healthline


Veja também: